Açaí: 6 benefícios e como consumir

O açaí é um fruto rico em nutrientes e, por isso, regula o colesterol, as funções intestinais e ainda dá disposição.

O açaí tem semelhança com as jabuticabas, por ser pequeno e apresentar a casca lisa e roxa, quase negra. Ele é típico da região norte do Brasil, precisamente a Amazônia. Seu nome científico é Euterpe oleracea.

O açaí é normalmente consumido com banana, granola e mel, mas as combinações são variadas (Foto: depositphotos)

Sua forma de consumo mais difundida é a partir da sua polpa natural, que tem a textura parecida com a de um sorvete. E é vendida em mercados e lojas especializadas para compor receitas diversas, com destaque para o famoso açaí na tigela.

6 principais benefícios do açaí

O açaí é um alimento funcional pois supre as necessidades nutricionais do organismo ao mesmo tempo que atua como fonte de sustâncias benéficas e medicinais, evitando o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes. (1)

1- Evita doenças

De acordo com a nutricionista Rayane Tôrres, o açaí é composto por vitaminas E e C, que ajudam o sistema imunológico, e tem poder antioxidante.

Esse benefício se configura como a inibição ou diminuição dos efeitos negativos dos radicais livres, que surgem no corpo através da má alimentação, estresse, sedentarismo ou exposição a elementos tóxicos, como fumaça, cigarro e álcool. (2)

Os antioxidantes combatem essas moléculas malignas que prejudicam as células e aumentam o risco de doenças como câncer, diabetes, hipertensão, Alzheimer, Parkinsonismo, doenças degenerativas, envelhecimento precoce, entre outras.

“Nesse quesito, o poder do açaí se deve às antocianinas, que são os principais compostos responsáveis pela cor escura da sua polpa”, justifica a nutricionista. Quanto mais escuro for o fruto, maior a concentração dessa propriedade medicinal. (3)

2- Dá energia

Esse é um dos benefícios mais conhecidos da fruta: fornecer energia e disposição pro corpo. Não é a toa que é muito indicado como pré-treino. “A fruta é rica em vitamina B1, responsável por ajudar o organismo na produção de energia“, explica a nutricionista.

Além disso, o fruto apresenta carboidratos e proteínas na sua composição. Ambos também funcionam como fornecedores de energia para o corpo. (4, 5)

3- Favorece a saúde dos ossos

Você sabia que essa fruta é cheia de minerais? Qualidade importante tanto para o bom funcionamento dos órgãos quanto para a saúde óssea. “Esse fruto contém minerais relevantes para a saúde, como o ferro, fósforo, magnésio, manganês, sódio, zinco, cálcio e potássio”, enfatizou Rayane.

4- Regula o funcionamento intestinal

“O açaí possui uma concentração considerável de fibras, que ajudam no trânsito intestinal e beneficiam o sistema digestivo como um todo”, afirmou a nutricionista. Essa atuação evita tanto a prisão de ventre quanto a diarreia, possibilitando o funcionamento regular do intestino.

5- Melhora a cognição

O consumo dessa fruta é capaz de proteger o cérebro de danos comuns da terceira idade. Ele ajuda a evitar problemas como a perda de memória e dificuldade de raciocínio. (6, 7) Suas propriedades também podem agir como protetora das funções motoras.

6- Beneficia a saúde do coração

O açaí é capaz de regular as taxas de colesterol e prevenir problemas cardiovasculares. Suas substâncias conseguem reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). É um benefício atribuído também a presença das antocianinas e outros nutrientes na composição da fruta. (8, 9)

Tabela Nutricional

Porção de 100 gramasQuantidade por porção
Valor energético58 Kcal
Proteína0,8 g
Colesterol –
Carboidrato6,2 g
Fibra2,6 g
Manganês6,16 mg
Fósforo16 mg
Ferro0,4 mg
Sódio5 mg
Potássio124 mg
Zinco0,3 mg
Magnésio17 mg

Açaí engorda? Entenda como funciona

O açaí possui um grande benefício para quem está buscando o emagrecimento: ele sacia rápido. Para muitas pessoas, até mesmo um copo pequeno de açaí é suficiente para matar a fome, pois a polpa da fruta é rica em fibras, segundo a nutricionista. Mas, se houver exagero, ele pode ser um vilão e acabar aumentando o seu peso. 

“É um alimento que pode e deve ser introduzido no dia a dia, mas é importante ressaltar que tanto ele como qualquer outro tipo de alimento consumido em excesso, pode ocasionar ganho de peso e medidas”, explica. 

Como usar o açaí para emagrecer?

Para usar o açaí no emagrecimento, você deve consultar um(a) especialista em nutrição. O profissional vai indicar quanto você deve comer a fruta/polpa e quantas vezes no dia você deve consumir. Fora isso, podemos apenas dar algumas dicas para deixar o seu açaí menos calórico e mais saudável.

Opte pelo consumo moderado da polpa natural (sem conservantes, açúcar, corantes e outros aditivos). Não complemente o açaí com leite em pó, granola, leite condensado ou coisas do tipo.

Prefira usar frutas, um pouco de castanhas, sementes de chia e linhaça, por exemplo. E se quiser deixá-lo um pouco mais doce, utilize mel de abelha, também em pouca quantidade. Mas lembre-se, quanto menos complementos forem usados, menos calórico ele será.

Receitas saudáveis com açaí

Muitas pessoas gostam de consumir o açaí na tigela, mas geralmente ele vem junto com complementos calóricos e pouco saudáveis. Pensando nisso, vamos te ensinar duas formas diferentes de consumir: a vitamina e a sobremesa gelada. 

Vitamina de açaí

(Foto: depositphotos)

A vitamina de açaí é feita com a polpa natural da fruta. Fica bastante saborosa e é ótima para saciar a fome na hora do lanche da tarde ou da manhã. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de polpa natural de açaí
  • 1 xícara de leite
  • 1 banana
  • 1 colher (de sopa) de linhaça.

Modo de preparo

Corte a banana em rodelas e leve ao liquidificador. Adicione o leite, a linhaça e a polpa de açaí. Bata até que fique homogêneo. Se a vitamina ficar muito grossa, adicione um pouco mais de leite até atingir a consistência desejada. Não precisa coar.

Açaí na tigela gelado com frutas

(Foto: depositphotos)

Essa receita é ótima para sobremesas de almoço de domingo e alia as vantagens do açaí com as vitaminas de outras frutas! Veja como preparar:

Ingredientes

  • 2 bananas cortadas em rodelas
  • 1 xícara (de chá) de morangos cortados em rodelas
  • 4 colheres de polpa natural de açaí
  • 4 bolas de sorvete light de creme 
  • Coco ralado a gosto.

Modo de preparo

Em uma tigela, disponha metade das rodelas de banana por todo o fundo. Adicione 2 colheres bem cheias da polpa de açaí e 2 de sorvete. Espalhe. Em seguida, faça outra camada de banana, com as rodelas que sobraram.

Em cima dela, coloque uma camada de morangos. Cubra com mais uma camada de açaí e sorvete. Finalize com o coco ralado por cima da sobremesa. Leve ao freezer por aproximadamente 2 horas.

Contraindicações e cuidados

A fruta em si não possui contraindicações, mas ingerida em excesso pode causar aumento de peso e enjoo. Além de buscar um consumo moderado, também é necessário se ater a alguns critérios na hora de comprá-la.

Isso porque o inseto transmissor da doença de Chagas (conhecido como barbeiro) adora viver em pés de açaí, o que pode contaminar a fruta. (10)

Para evitar o problema, opte sempre por adquirir o alimento na sua versão natural de produtores especializados, que sigam as exigências sanitárias do Ministério da Saúde. Se a escolha for pela polpa, observe na embalagem se a empresa é regularizada pelo órgão.

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista, Rayane Priscila Tôrres (CRN6: 21039)

Referências

(1) MINISTÉRIO DA SAÚDE. Alimentos funcionais. Biblioteca Virtual em Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/420-alimento-funcionais. Acesso em: 30 de agosto de 2019.

(2) FERREIRA ALA, MATSUBARA LS. Radicais livres: conceitos, doenças relacionadas, sistema de defesa e estresse oxidativo. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42301997000100014. Acesso em: 30 de agosto de 2019.

(3) BOBBIO, Florinda O. et al. Identificação e quantificação das antocianinas do fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea) Mart. Ciênc. Tecnol. Aliment, [online], 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-20612000000300018&script=sci_arttext&tlng=es. Acesso em: 30 de agosto de 2019.

(4) Sadowska-Krępa, E et al. Effects of supplementation with acai (Euterpe oleracea Mart.) berry-based juice blend on the blood antioxidant defence capacity and lipid profile in junior hurdlers. A pilot study. Biology of sport vol, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4447763/. Acesso em: 30 de agosto de 2019.

(5) YUYAMA, Lucia Kiyoko Ozaki et al. Açaí (Euterpe oleracea mart.) e camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.K.) Mc Vaugh) possuem ação anti anêmica?. Acta Amaz, [online], 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0044-59672002000400625&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 30 de agosto de 2019.

(6) Poulose SM, Fisher DR, Bielinski DF, Gomes SM, Rimando AM, Schauss AG, Shukitt-Hale B. Restoration of stressor-induced calcium dysregulation and autophagy inhibition by polyphenol-rich açaí (Euterpe spp.) fruit pulp extracts in rodent brain cells in vitro. Nutrition, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24985004. Acesso em: 30 de agosto de 2019.

(7) Poulose SM, Bielinski DF, Carey A, Schauss AG, Shukitt-Hale B. Modulation of oxidative stress, inflammation, autophagy and expression of Nrf2 in hippocampus and frontal cortex of rats fed with açaí-enriched diets. Nutr Neurosci, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26750735. Acesso em: 30 de agosto de 2019.

(8) Udani JK, Singh BB, Singh VJ, Barrett ML. Effects of Açai (Euterpe oleracea Mart.) berry preparation on metabolic parameters in a healthy overweight population: a pilot study. Nutr J. 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21569436. Acesso em: 30 de agosto de 2019.

(9) de Souza MO, et al. The hypocholesterolemic activity of açaí (Euterpe oleracea Mart.) is mediated by the enhanced expression of the ATP-binding cassette, subfamily G transporters 5 and 8 and low-density lipoprotein receptor genes in the rat. Nutr Res, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23244543. Acesso em: 30 de agosto de 2019

(10) CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Cuidados antes de consumir o açaí, [online], 2012. Disponível em: http://www.cremepe.org.br/2012/10/06/cuidados-antes-de-consumir-o-acai/. Acesso em: 30 de agosto de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.