Suco de cenoura: 5 receitas para emagrecer e benefícios

A cenoura é uma raiz tuberosa muito rica em vitaminas, minerais, fibras e betacaroteno. Ela tem um sabor levemente adocicado e pode ser consumida in natura, cozida ou mesmo como ingrediente principal de sucos.

Inclusive a forma líquida é a favorita dos alemães para consumir cenoura (1) pois, além de gostosa, é concentrada em benefícios para a saúde e para melhorar a pele.

Segundo a nutricionista Maraisa Cavalcante, o suco de cenoura pode ser consumido pela manhã, sem açúcar ou com o uso de adoçantes naturais como o Stévia ou Xilitol.

5 receitas de suco de cenoura para perder peso

1- Suco natural de cenoura

Copo com suco de cenoura
(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 cenoura de tamanho médio
  • 200 ml de água mineral filtrada.

Modo de preparo

Lave bem as cenouras em água corrente com uma escovinha e corte em rodelas antes de levar ao liquidificador para que sejam bem processadas. Bata com um copo de água (200 ml) até que a bebida fique bem homogênea.

Beba imediatamente para aproveitar melhor os nutrientes, de preferência sem coar ou adoçar, pois a cenoura já é rica em açúcares naturais. 

Esta receita pode ser utilizada como base para outras variações de sabor do suco de cenoura, basta trocar a água por um copo de suco de fruta, como laranja, maracujá, pêssego ou a sua fruta preferida. 

2- Suco termogênico de cenoura e laranja

Copo com suco de cenoura, laranja e beterraba
(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 cenoura de tamanho médio
  • 50 gramas de gengibre
  • Meia beterraba pequena
  • 200 ml de suco de laranja.

Modo de preparo

Leve ao liquidificador um copo (200 ml) de suco de laranja natural e adicione o gengibre descascado, a beterraba e a cenoura bem lavadas e, preferencialmente, cortadas em rodelas para facilitar a trituração. Bata até obter uma bebida homogênea o suficiente para beber sem precisar coar. 

O suco de laranja traz muitos benefícios à saúde, especialmente por ter alta concentração de vitamina C e fibras. Além disso, a bebida é naturalmente adocicada, o que deixa o suco termogênico uma delícia. 

Já a beterraba agrega altas quantidades de ácido fólico, uma vitamina que ajuda no combate à resistência da insulina. Esse hormônio tem um papel importante no metabolismo de carboidratos no sangue, que quando é absorvido de forma inadequada pode ser a causa para o sobrepeso.

Por fim, o gengibre dá o toque especial, pois é um alimento termogênico, o que significa que ele tem propriedades que contribuem para acelerar o metabolismo e a queima de gordura. Além disso, deixa a bebida bastante refrescante!

3- Suco detox de cenoura e limão

Copo com suco de cenoura e limão
(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • Suco de limão
  • 2 cenouras
  • 150 ml de água
  • 1 colher (de sopa) de linhaça triturada.

Modo de preparo

Esprema o sumo de dois limões e leve ao liquidificador com as cenouras cortadas em rodelas e a linhaça triturada. Para a bebida ficar menos pastosa, adicione a água gelada. Bata bem, para que não seja necessário coar, e consuma logo em seguida para aproveitar bem as propriedades. 

O limão é depurativo e diurético, qualidades que ajudam na desintoxicação natural do organismo. O suco de limão, além de refrescante, vai estimular a produção da bílis pelo fígado, conferindo uma melhor digestão. 

A linhaça é rica em fibras, o que contribui para a sensação de saciedade. Ela tem também os ômegas 3, 6 e 9, que atuam na desinflamação do hipotálamo, que também é responsável por controlar o apetite. 

Dica! Triture as sementes de linhaça para aproveitar melhor os seus benefícios, pois a sua casca é resistente ao suco gástrico.

4- Suco rejuvenescedor de cenoura e abacaxi

Taça com suco de cenoura e abacaxi
(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 cenoura média
  • 450 gramas de abacaxi
  • 50 gramas de gengibre 
  • 150 ml de água mineral.

Modo de preparo

Descasque e corte em pedaços o abacaxi, o gengibre e a cenoura, para que sejam melhor triturados, e leve ao liquidificador com um copo de água. Triture bem os ingredientes para que não seja necessário coar. Beba sem adoçar.

Fruta cítrica muito suculenta, o abacaxi é um ótimo alimento para o cuidado com a pele. Ele possui grande quantidade de água em sua composição, o que contribui para a hidratação da pele

Vitaminas e minerais também são destaque em seus benefícios, tais quais as vitaminas A, B e C, além de cálcio, zinco, magnésio, fósforo e ferro. A vitamina C atua como estimulante do colágeno, que é responsável pela firmeza da pele, evitando os sinais de idade. 

O abacaxi tem a bromelina em sua fórmula, enzima que possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam no tratamento da acne, oferecendo a melhor cicatrização.

Já o gengibre é um excelente antisséptico, contribuindo para a limpeza da pele, pois realiza o processo de desintoxicação das células.

Aliando às propriedades da cenoura, esse suco age como estimulante natural para uma pele mais jovem e sem acne.

5- Suco bronzeador de cenoura e beterraba

Copo com suco de cenoura e beterraba
(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 copo pequeno de suco de laranja
  • 1 beterraba crua
  • 1 cenoura média
  • Cubos de gelo a gosto.

Modo de preparo

Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja. Beba em seguida para aproveitar as propriedades dos ingredientes.

“Essa receita é bem prática para a chegada do verão e ter um bronzeamento mais durável e saudável.”, diz Maraisa. 

Benefícios da cenoura

Confira algumas razões para consumir cenouras com maior frequência na sua alimentação: 

Pele mais jovem

A cenoura possui compostos bioativos, como antocianina, ácido cafeico, carotenos e polifenóis, que resultam em uma ação antioxidante significativa. (2)

É esta ação que é responsável por prevenir os sinais de idade na pele, pois age como um protetor das células contra os radicais livres que causam os efeitos indesejados de rugas e flacidez. Portanto, vale dizer que a cenoura é a raiz que vai ajudar no rejuvenescimento da pele de forma natural. 

Maraisa nos conta que, “tanto o betacaroteno quanto a vitamina A são nutrientes fotoprotetores orais para a pele, que têm como objetivo principal proteger a pele contra os danos ocasionados pelos raios UVB e UVA sobre a pele.”

Emagrecendo com a cenoura

A cenoura é um legume rico em fibras – em 100 g de cenoura encontramos 3,2 g de fibras – e, por isso, ajuda em dois fatores muito importantes na hora de controlar o peso: saciedade e bom funcionamento do intestino. 

As fibras são responsáveis por dar a sensação de saciedade ao corpo, portanto, quando consumimos elas na quantidade correta (25 g por dia), conseguimos controlar a vontade de cometer excessos na alimentação. 

Além disso, são essenciais numa dieta equilibrada por serem responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, ajudando a manter uma digestão correta para o organismo.

Ajuda no combate ao câncer

Um copo de suco de cenoura é repleto de fitoquímicos e vitaminas importantes no tratamento do câncer, pois possui altas quantidades de carotenoides e vitamina A. (3

Tabela nutricional da cenoura

Porção de 100 gramasQuantidade por porção
Valor energético34 Kcal
Proteína1,3 g
Colesterol –
Carboidrato7,7 g
Fibra3,2 g
Cálcio23 mg
Fósforo28 mg
Ferro0,2 mg
Sódio3 mg
Potássio315 mg
Vitamina C5,1 mg
Magnésio11 mg

* Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Dados retirados do TACO, edição revisada e ampliada.

Atenção ao efeito indesejado

Segundo a nutricionista, “a cenoura pode ser consumida por todas as pessoas. Ela é uma fonte de carboidrato sim, porém é rica em fibras que auxiliam no controle de taxas. Mas, como em todos os alimentos, o exagero deve ser evitado.”

Sabemos que os excessos são sempre prejudiciais na vida, inclusive na alimentação. Mesmo a cenoura sendo rica em propriedades benéficas, o seu consumo além do recomendado pode trazer reações indesejadas. 

Por ser um legume com grande quantidade de betacaroteno, responsável por conferir a cor alaranjada, o excesso de cenoura pode pigmentar a pele com esse tom. Vamos ter cuidado para não exagerar! 

*Texto feito com a colaboração da nutricionista com foco em emagrecimento e comportamento alimentar, Maraisa Cavalcante Barreto (CRN – 14158 – BR).

Referências

(1) SCHIEBER, A., STINTZING, F. C., CARLE, R. By-products of plant food processing as a source of functional compounds—recent developments, Trends Food Sci Technol, 2001;12:401–405. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0924224402000122. Acesso em 24 de novembro de 2019.

(2) SARMA, K. D., KARKI, S., THAKUR, N. S., ATTRI, S. Chemical composition, functional properties and processing of carrot – A review, J Food Sci Technol, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3550877/. Acesso em: 24 de novembro de 2019.

(3) STANFORD HEALTH CARE. Juicing Recipies. Disponível em: https://stanfordhealthcare.org/medical-clinics/cancer-nutrition-services/recipes/juicing-recipes.html. Acesso em: 24 de novembro de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista pela Universidade Federal da Paraíba. Trabalhou como redatora e editora para a iHaa Network; repórter e assessora de comunicação para órgãos públicos; repórter na Revista Nordeste; marketing e mídias digitais no Grupo Neyla Venâncio; e redatora freelancer. Atualmente é assessora parlamentar e, em paralelo ao ofício como jornalista, é professora de inglês e grande entusiasta da língua.