Shake caseiro para emagrecer funciona?

Os shakes são bebidas nutritivas preparadas com o intuito de substituir uma pequena refeição

Na constante briga com a balança, certamente você já deve ter ouvido falar no shake caseiro para emagrecer? Mas, ele funciona mesmo? Para responder essas e outras perguntas, o Remédio Caseiro preparou um artigo cheio de informações!

Os shakes são bebidas nutritivas preparadas com o intuito de substituir uma pequena refeição. No corpo, ele atua de forma a prolongar a sensação de saciedade, evitando que o consumo de alimentos interfira na dieta.

Porém, antes de incluir esses shakes no seu dia a dia, o mais aconselhável é que um profissional da área seja consultado. Para tanto, não hesite em recorrer a um nutricionista ou endocrinologista.

Antes de conhecer as receitas é bom que você saiba que muitos desses shakes são preparados com ingredientes saudáveis, que podem ajudar a eliminar o peso extra sem trazer danos para o bom funcionamento do corpo.

Receitas de shake para emagrecer caseiro

Antes de conhecer a fundo os principais benefícios dos shakes quando o assunto é o emagrecimento, veja uma lista com alguns shakes que podem ser preparados a partir de ingredientes simples que você tem em casa.

Além de saudáveis, os shakes caseiros podem ajudar a eliminar o peso extra

Os principais ingredientes dos shakes caseiros são as frutas, os grãos e as hortaliças (Foto: depositphotos)

  • Shake de banana
  • Shake de leite de soja com mamão e banana
  • Shake de maçã e chia
  • Shake de maçã com linhaça
  • Shake de melancia
  •  Shake de frutas com castanha do Pará
  • Shake de chia, aveia e linhaça
  • Shake de laranja, banana e mamão
  • Shake de abacaxi
  • Shake de abacaxi, laranja e limão

Preste atenção aos ingredientes que são necessários para preparar cada uma dessas receitas. O foco principal é a utilização de ingredientes naturais, tais como frutas e hortaliças.

Veja tambémPerca peso sem passar fome! Aprenda a fazer shake/sorvete de limão

Shake de banana

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de banana

Essa pode ser uma boa opção para o café da manhã (Foto: depositphotos)

Essa receita e bastante simples. Para prepará-la você vai precisar de 100 ml de leite desnatado, 1 banana pequena cortada, 1 ameixa preta e 1 colher (de sobremesa) de mel. Com todos os ingredientes a mão, bata tudo no liquidificador.

Shake de leite de soja com mamão e banana

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de mamão e banana

Os shakes podem substituir as pequenas refeições (Foto: depositphotos)

Para preparar a receita você vai precisar de 200 ml de leite de soja, 1/4 de mamão papaya, ½ banana, ½ maça, 1 colher (de sobremesa) de linhaça, 1 colher (de sopa) de aveia em flocos e  ½ colher (de sobremesa) de mel.

Coloque todos os ingredientes de uma só vez no liquidificador e bata bem. Caso preferir, pode colocar um pouco de gelo antes de beber.

Shake de maçã e chia

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de maçã e chia

Essa receita dá saciedade e é rica em nutrientes (Foto: depositphotos)

Pegue um liquidificador e acrescente 200 ml de leite desnatado, 1 maçã com casca, 1 colher (de chá) de chia, 1 colher (de chá) de farelo de aveia, 1 colher (de chá) de linhaça e adoçante à gosto. Depois de batido é só ingerir.

Shake de maçã com linhaça

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de maçã e linhaça

O shake de maçã e linhaça é indicado para o pós treino (Foto: depositphotos)

Para preparar esse shake, você vai precisar de 100 ml de leite desnatado, 1 maçã com casca cortada, 1 colher (de sopa) de linhaça e 1 colher (de sobremesa) de mel. Bata todos os ingredientes no liquidificador e ingira em seguida.

Veja também: Naturopata ensina receita de como preparar delicioso e leve shake natural

Shake de melancia

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de melancia

O shake de melancia é refrescante e hidrata o corpo (Foto: depositphotos)

Para essa receita você vai precisar de 100 ml de iogurte natural desnatado, 1 fatia de melancia com sementes, 1 colher (de sopa) de leite em pó desnatado, 1 pote de gelatina de framboesa diet ou light pronta e 1 colher (de sobremesa) de mel.

Com ajuda do liquidificador, coloque todos os ingredientes indicados de uma só vez e bata até que eles estejam bem misturados. Logo em seguida, ingira. Se preferir, pode colocar um pouco de gelo para ficar mais refrescante.

Shake de frutas com castanha do Pará

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de frutas com castanha do Pará

Esse shake cai bem em lanches para a criançada (Foto: depositphotos)

Separe 200 ml de iogurte natural desnatado, 1 pera, 4 morangos, 2 colheres (de sopa) de aveia em flocos, 1 castanha do Pará, 4 folhas de hortelã e 1 sachê de adoçante em pó. Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador.

Shake de chia, aveia e linhaça

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de chia, aveia e linhaça

Essa receita favorece o bom funcionamento do sistema digestivo (Foto: depositphotos)

Para preparar essa bebida, basta separar 200 ml de leite de soja ou leite desnatado, 1 maçã com casca cortada em pedaço, 1 colher (de chá) de sementes de chia, 1 colher (de chá) de aveia em flocos, 1 colher (de chá) de linhaça e 1 colher (de sobremesa) de mel.

Com todos esses ingredientes em mãos, pegue o liquidificador e acrescente todos eles de uma só vez. Bata até ficar uniforme e ingira em seguida. Se preferir, pode acrescentar alguns cubos de gelo.

Shake de laranja, banana e mamão

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de laranja, mamão e banana

Esse combo de ingredientes favorece a saúde do corpo como um todo (Foto: depositphotos)

No preparo dessa receita, você vai precisar separar 200 ml de leite de soja ou leite desnatado, 1 laranja pequena, ¼ de mamão, ½ banana, 1 colher (de sopa) de aveia em flocos e 1 colher (de sobremesa) de mel.

Bata todos os ingredientes no liquidificador de uma só vez e beba na sequência.

Shake de abacaxi

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de abacaxi

O shake de abacaxi é indicado para os dias mais quentes (Foto: depositphotos)

Para preparar essa receita você vai precisar de 200 ml de leite de soja ou leite desnatado, 1 maçã com casca cortada, 2 fatias de abacaxi, 1 colher (de sopa) de linhaça e 1 colher (de sobremesa) de mel. Bata tudo no liquidificar e beba sem coar.

Veja também: Bebeu demais? Especialista ensina receita de poderoso shake antirressaca

Shake de abacaxi, laranja e limão

Um exemplo de shake caseiro para emagrecer que funciona é o de abacaxi, laranja e limão

Esse shake, além de saboroso, fortalece o sistema imunológico (Foto: depositphotos)

Se você ficou interessado nessa receita, veja o que é necessário para prepará-la: 100 ml de leite de soja ou leite desnatado, 5 fatias de abacaxi, ¼ de laranja, suco de ½ limão, 4 folhas de hortelã, 1 colher (de sobremesa) de linhaça e 1 colher (de sobremesa) de mel.

Junte todos os ingredientes de uma só vez e bata tudo no liquidificador. Na hora de consumir, se preferir, pode acrescentar alguns cubos de gelo para deixar a bebida mais refrescante.

Benefício dos shakes caseiros

Diferente dos shakes industrializados, aqueles que são preparados em casa, ou seja, os caseiros, carregam uma gama de benefícios para a saúde das pessoas, principalmente quando o assunto em cheque é o emagrecimento.

Ao menos todos os que foram apresentando nesse artigo são feitos a partir da utilização de frutas. Nesse sentido, não é complicado saber que elas, justamente com seus benefícios, são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Um dos benefícios mais almejados dessas bebidas é mesmo o emagrecimento. Porém, para sentir os resultados diretamente na balança e na redução das medidas, você precisa tomar outras providências para a sua rotina.

A primeira delas é dar preferência a um cardápio saudável, pois não adianta inserir os shakes se você continua consumindo alimentos ricos em gordura e pobres em nutrientes. Para fazer isso da forma correta, consulte um nutricionista.

Além isso, a inclusão de exercícios físicos regulares vai fazer com que você atinja seus objetivos mais facilmente. Dessa forma, não abra mão de consultar um educador físico para prescrever uma rotina que seja adequada ao seu estilo de vida.

Além do emagrecimento, onde podem ser sentidos efeitos como aceleração do metabolismo, queima de gorduras e saciar a fome, os shakes contribui para a manutenção da saúde e combater doenças.

Shake emagrece quantos quilos por semana

Essa é uma pergunta que pode ser respondida de forma genérica, até porque, cada organismo funciona de uma forma específica. Sendo assim, definir quantos quilos você pode perder por semana vai depender de muitos fatores.

Quem segue uma dieta balanceada e se exercita de forma frequente terá um resultado diferente do paciente que não segue uma dieta saudável e ainda por cima é sedentário. Quando a questão é perder peso, tudo pode interferir.

Nesse contexto também podem ser incluídos a idade do paciente, histórico familiar, se ele é portador ou não de alguma doença em específico ou ainda se preocupa com a qualidade de vida.

Quando consumir shakes?

É bem verdade que essas bebidas são dotadas de vários benefícios para a saúde, sobretudo substâncias nutritivas. Não é a toa que os shakes são indicados para substituir pequenas refeições, tais como lanches.

Além dos lanches do meio da tarde, os shakes também podem acompanhar refeições leves, como saladas e grelhados, sem representar prejuízo para a sua dieta. Também é importante lembrar que o consumo diário deve passar por recomendação.

Além dos shakes caseiros, existem os industrializados que devem fazer parte da sua dieta em situações em que não seja possível o preparo dos naturais caseiros. Eles também representam uma mão na roda quando a opção for alimentos industrializados.

Veja tambémShake de hibisco com chia faz milagres para dieta

Shake de colágeno

O shake de colágeno é uma bebida que possui os benefícios baseados na proteína conhecida por colágeno. Essa substância é importante na construção e sustentação da pele, ossos e músculos. O organismo produz o colágeno, porém, a partir dos 25 anos, começa a reduzir as quantidades.

Além de contribuir para o emagrecimento, o shake de colágeno combate a flacidez e a celulite

O shake de colágeno auxilia na construção e sustentação da pele, ossos e músculos (Foto: depositphotos)

Dentro do processo de emagrecimento, o shake de colágeno pode contribuir consideravelmente. Ele faz com que o apetite seja reduzido, deixa a digestão lenta, além de aumentar a sensação de saciedade.

Além do mais, o shake de colágeno combate o envelhecimento precoce, fortalece cabelos e unhas, combate a flacidez e a celulite, previne as estrias, estimula a regeneração da pele e auxilia no funcionamento do sistema linfático.

Veja agora como preparar o shake de colágeno caseiro:

Shake de colágeno com frutas vermelhas

Para preparar a receita você vai precisar de 200 ml de leite de soja, 1 envelope de gelatina em pó sem sabor e 1 polpa de frutas vermelhas. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

Shake de colágeno com Iogurte

Para essa outra receita você vai separar 1 pote de iogurte natural desnatado, 1 colher de colágeno em pó hidrolisado do sabor de sua preferência, 1 colher (de sobremesa) de mel, suco de 1 laranja e 3 morangos. Bata tudo no liquidificador e beba.

Shake de colágeno com banana e aveia

Separe 200 ml de água, 1 banana prata congelada, 1 colher (de sopa) de aveia em flocos e 1 dose de colágeno hidrolisado em pó (sem sabor). Junte todos os ingredientes e bata de uma só vez no liquidificador. Tome sem coar.

Diet shake, o que é?

O diet shake é um suplemento alimentar que ajuda no processo de emagrecimento. Ele funciona da seguinte forma: a partir da substituição de refeições leves, como lanches, ele possibilita a ingestão de menos calorias.

Esse alimento pode auxiliar nas dietas de emagrecimento desde que haja moderação no uso. Também não é indicado que o paciente faça a total substituição de refeições completas pelo diet shake.

Em muitos casos, o poder de saciedade do diet shake é bem menos do que se espera, por isso, em alguns casos, ele pode não ser tão eficiente quanto às pessoas imaginam. Por isso, procurar um profissional da área é sempre válido.

Veja também: Shake de Maracujá, aposte nesse lanche rápido e nutritivo

Os shakes para emagrecer caseiro no dia a dia

Depois de chegar até esse ponto do artigo, certamente você deve ter aprendido bem mais a respeito dos benefícios dos shakes para emagrecer e todos os benefícios que eles podem proporcionar para a saúde.

Mesmo se tratando de alimentos feitos com a utilização de ingredientes naturais, a recomendação médica é sempre muito importante para fazer com que o shake surta o efeito esperado. Por isso, fique atento e faça bom uso de todas as dicas.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.