Pera: 7 benefícios que te farão comer mais esta fruta

A pera é benéfica ao organismo de diversas maneiras, principalmente quando se trata do sistema digestivo.

Além disso, é uma ótima opção para preencher as dietas com foco em emagrecimento, uma vez que possui poucas calorias e uma grande quantidade de água na sua composição. Mas esses não são os únicos benefícios da fruta, que também auxilia nas taxas de imunidade e ajuda a controlar a pressão arterial.

E o melhor é que existem diversos tipos de pera, só no Brasil podemos encontrar três variedades, como as europeias, asiáticas e híbridas. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumidor brasileiro aceita bem essas espécies, mas existe um total de 23 tipos por todo o mundo. (1)

Várias peras molhadas
A pera é rica em água, ideal para evitar a retenção de líquido no corpo (Foto: depositphotos)

Isso tudo sem contar na infinidade de receitas que podem ser feitas usando a fruta como protagonista, a exemplos de sucos e doces. Conheça agora quais são os principais benefícios da pera e saiba como consumi-la de forma mais saudável.

Quais os benefícios da pera para a saúde?

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 100 gramas da pera williams (um subtipo das europeias) possui apenas 53 calorias. Isso faz com que ela seja uma fruta aliada da saúde e da perda de peso. (2)

1- Auxilia no emagrecimento

O baixo teor calórico desse alimento não é o único fator que contribui com o emagrecimento. Segundo o nutricionista Leone Gonçalves, especialista em medicina ortomolecular, a grande quantidade de água também facilita o sucesso das dietas.

Para quem não sabe, 100 gramas de pera são compostas por 84% de água. A sua ingestão contribui para eliminar os líquidos retidos, além de auxiliar na hidratação do corpo. (1)

Outro aspecto que favorece a perda de peso é a presença de fibras na fruta, principalmente nas cascas. Essa relação se dá pois os alimentos ricos em fibras demandam uma maior mastigação, fazendo surgir a sensação de saciedade após a refeição. (3)

O aumento do metabolismo é mais uma função desse alimento para promover a perda de medidas. “Chamamos de metabolismo as reações bioquímicas que ocorrem no interior de nossas células e do nosso corpo. São elas, por exemplo, que transformam as calorias que consumimos em energia para viver, através do chamado catabolismo”, explica o profissional de nutrição.

2- Melhora a digestão

Ainda segundo Gonçalves, essa fruta também contribui com os processos digestivos. Esta ação é mais uma garantia das fibras que previnem a prisão de ventre e o intestino preso. Mas, para usufruir desse benefício, é importante consumir a pera com casca e aumentar o consumo diário de fibras como um todo.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendada a ingestão de 25 gramas de fibras por dia. Além da fruta em questão, outros alimentos são fontes desse nutriente como laranja, maçã,  brócolis, repolho, feijão, arroz etc. (3)

3- Protege as células

Além das fibras, as cascas desse alimento também são ricas em flavonoides, um tipo de antioxidante. Por isso, é tido como um protetor das células, prevenindo o organismo contra doenças crônicas a exemplo da diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e até mesmo o câncer. Um outro efeito é o rejuvenescimento da pele.

Tudo isso é proveniente da ação dos antioxidantes presentes na fruta. Eles combatem a ação dos radicais livres, moléculas instáveis que agem no intuito de oxidar as células saudáveis do corpo. (4)

4- Controla a pressão arterial

De acordo com a Associação Portuguesa de Nutrição (APN), a parte branca da pera contém antoxantinas, assim como outras frutas dessa cor, a exemplo da banana e do melão. Esses pigmentos possuem alguns efeitos como a diminuição do colesterol e da pressão arterial. Neste sentido, também contribui com a prevenção de doenças cardiovasculares. (5)

Vale ressaltar ainda que esse fruto possui grandes quantidades de potássio, um mineral que vem sendo relacionado ao controle da pressão. Estudos clínicos randomizados demonstraram que esse benefício pode ser aproveitado tanto pelos hipertensos como também por pessoas que possuem a pressão arterial normalizada. (6)

5- Ajuda no controle da diabetes

Mesmo sendo fonte de açúcares naturais, esse alimento também auxilia os diabéticos a lidarem com essa condição. Isso acontece devido às fibras solúveis, que podem ser dissolvidas em água e tornam a transformação de carboidratos complexos mais lenta. Consequentemente, o tempo de absorção do açúcar desacelera, diminuindo os níveis de glicose no sangue. (3)

6- Auxilia na gestação

Segundo o nutricionista Leone Gonçalves, as grávidas podem se beneficiar com o consumo desse fruto pois ele é rico em ácido fólico, também chamado de vitamina B9. Consequentemente, previne o bebê de ter problemas neurológicos. Outro bom efeito é a hidratação do feto durante os meses de gestação, uma vez que a pera é rica em água.

7- Faz bem para a visão

As peras que possuem a casca amarelada são ricas em carotenoides, como beta-caroteno, luteína e zeaxantina. Segundo a APN, esses compostos são responsáveis por prevenir doenças oftalmológicas. Além disso, são fontes de vitamina A, B, C e potássio, por tudo isso apresentam benefícios para o sistema imunitário e para a saúde cardiovascular. (5)

Tipos dessa fruta

  • Peras europeias: com o nome científico de P. communis, os frutos dessa variedade têm um formato piriforme. Também podem ter a casca lisa ou áspera e as cores podem ser verde-amarelada, avermelhada ou até amarronzada. Além disso, possuem uma polpa suculenta, macia e doce. Os tipos William’s e Anjou são as mais conhecidas
  • Peras japonesas: a P. pyrifolia var. culta tem frutos arredondados, com casca mais grosseira e de coloração que varia de verde-amarelada a marrom. Já a polpa da fruta madura é macia, doce e muito suculenta. São exemplos as cvs. Hosui, Kosui, Nijisseiki e Atago
  • Peras chinesas: esse tipo possui dois nomes científicos , são eles P. ussuriensis e P. bretschneideri. Elas possuem frutos ovalados e a casa é esverdeada. Ao contrário das demais, a polpa dessa variedade é crocante, mas ainda assim doce e cheia de suculência. São exemplos a Yali e Tsuli. (1)

Receitas utilizando pera

Pera em caldas

Pera em caldas no prato
A pera em caldas é um prato simples de fazer e pode ser servido como sobremesa (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 6 peras descascadas e sem sementes
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo ou demerara
  • 2 colheres (de sopa) de vinho tinto seco
  • 1 colher (de sobremesa) de canela em pó
  • Água suficiente para cobrir
  • Canela em pau para decorar (opcional).

Modo de preparo

Em uma panela, coloque todos os ingredientes. Deixe no fogo por até 20 minutos. Em seguida, tire as peras e coloque-as em uma travessa. Volte com a calda para o fogo e deixe até que ela comece a encorpar. Assim que atingir esse ponto, despeje-a por cima das frutas e decore com canela em pau, se preferir.

Doce de pera

O nutricionista Leone Gonçalves ensina uma receita de compota de pera que tem como segredinho o uso da canela. Confira!

Ingredientes

  • 1 kg de pera madura
  • 400 g de açúcar mascavo
  • 4 colheres (de sopa) de água
  • 1 colher (de sobremesa) de canela em pó.

Modo de preparo

Descasque as peras e retire as sementes. Em seguida, corte em pequenos pedaços, coloque-os em uma panela, adicione o açúcar e a água. Agora é só colocar em fogo baixo e aguardar que a fruta comece a se desmanchar. Nesse momento, acrescente a canela em pó.

Deixe no fogo ameno por alguns minutos, sempre de olho para não queimar. Depois é só colocar em um prato e servir, seja como sobremesa ou como acompanhante de algum outro prato.

Suco de pera

Copo com suco de pera
O suco é uma forma saborosa e simples de consumir os nutrientes da pera (Foto: depositphotos)

Que tal um suco de pera com outras frutas para potencializar ainda mais os benefícios e nutrientes? Então, confira essa dica a seguir e se refresque enquanto cuida da saúde!

Ingredientes

  • 50 g de pera
  • 100 g de abacaxi
  • 300 ml de suco de laranja.

Modo de preparo

Lave bem as peras, pois você deve usá-las com cascas. Descasque o abacaxi e corte em pedaços. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater bem até que os itens se transformem em uma bebida homogênea. Sirva com gelo, se preferir, mas sem açúcar ou adoçante.

Malefícios dessa fruta

De acordo com o nutricionista, não há nenhum maleficio em consumir pera. Mas é preciso retirar as sementes antes de consumir. “Existe um composto chamado amigdalina dentro delas que produz um gás venenoso (cianeto) se entrar em contato com enzimas do corpo, mesmo em pequenas quantidades”, finaliza o profissional.

*Artigo feito com a colaboração do nutricionista Leone Gonçalves, especialista em medicina ortomolecular (CRN 5 7604).

Referências

(1) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Pera”. Disponível em: http://mais500p500r.sct.embrapa.br/view/publicacao.php?publicacaoid=90000035. Acesso em: 03 de setembro de 2019.

(2) Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA. “Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO”. Campinas, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 2019.

(3) Unimed. “Fibras alimentares”. Disponível em: http://www.unimed.coop.br/portalunimed/cartilhas/fibras/pdf/cartilha.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 2019.

(4) AZZINI, Elena; et al. “S. Giovanni Varieties (Pyrus communis L.): Antioxidant Properties and Phytochemical Characteristics”. Oxid Med Cell Longev, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6589222/. Acesso em: 03 de setembro de 2019.

(5) Associação Portuguesa de Nutrição. “Colher saber”. E-book nº 45. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição; 2017. Disponível em: https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/AW_EBook_ColherSaber.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 2019.

(6) CUPPARI, Lilian; BAZANELLI, Ana Paula. “Potássio”. Internacional Life Sciences Institute (ILSI), 2010. Disponível em: http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/11-Pota%CC%81ssio.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.