Ceia de Natal: aprenda receita deliciosa e leve de macarrão ao salmão

Surpreenda seus convidados na ceia de natal preparando esse prato gostoso e saudável elaborado pela nutricionista, Sophie Deram

O fim de ano está aí e se você quer surpreender os seus convidados durante a ceia de natal, temos uma receita super especial: Macarrão ao Salmão. O prato tem origem no Canadá e foi descoberto pela nutricionista francesa, Sophie Deram.

A proteína que compõe a receita dispensa apresentações. O salmão é, sem dúvida, um dos peixes de água fria mais nutritivos. Ele é rico em ácidos graxos e ômega 3 capazes de proteger o coração por meio da redução do colesterol ruim e do combate aos triglicerídeos.

Outra vantagem do salmão em relação às demais carnes é que ele tem proteínas que ajudam a digestão. Por isso, a ingestão por crianças, adultos e idosos é recomendada por especialistas, pois traz inúmeros benefícios para todas as idades. Além disso, a iguaria pode ser consumida assada, grelhada ou até crua, como nos pratos japoneses.

Ceia de Natal: aprenda receita deliciosa e leve de macarrão ao salmão

Foto: depositphotos

A segunda estrela do nosso prato é o macarrão. Mas, não qualquer um. O integral. Isso porque essa variação garante um menor índice glicêmico e mais fibras que a massa tradicional. Em conjunto, essas propriedades promovem uma maior saciedade e dão uma forcinha para o intestino.

Ingredientes

– 250 g de macarrão integral;
– 1 alho-poró;
– 1 cebola picada;
– 2 colheres (de sopa) de creme de leite light;
– 400 g de salmão cortado em cubos sem pele;
– 1 colher (de sopa) de azeite;
– Queijo parmesão ralado a gosto (opcional);
– Sal a gosto.

Modo de fazer

Vamos começar pela massa. Para prepará-la é preciso colocar água potável para ferver. Escolha uma panela maior, pois o macarrão tende a inchar durante a fervura. À água adicione sal a gosto e meia colher de sopa de azeite. Deixe levantar fervura e coloque o macarrão para cozinhar. O tempo vai depender da marca que você está usando, por isso, observe as instruções da embalagem.

A dica é não cozinhar demais o macarrão para que ele não perca a consistência. Quando isso acontecer, retire-o e coloque para escorrer em um coador apropriado para altas temperaturas.

Em seguida, comece a preparar o salmão. Refogue a cebola e o alho poró com a outra metade da colher de azeite. Adicione o salmão e fique de olho para o mesmo não grudar. Você saberá que está no ponto de adicionar o creme de leite light quando o peixe começar a ficar branco e perder o alaranjado tradicional.

Em seguida, tempere com sal e coloque o macarrão. Mexa até misturar bem. Cuidado para desmanchar os cubos de salmão, pois é uma proteína bem macia e sensível. Em seguida, é só servir. O queijo ralado é opcional para finalizar no prato.