Ambrosia para a Ceia de Natal. Aprenda e sirva como sobremesa

Na versão brasileira, ela se assemelha a um doce de leite com um toque cítrico. A receita é ótima, pois ela é muito prática, saborosa e barata

Você já decidiu qual será a sobremesa que você vai servir na ceia de natal? Que tal apostar na ambrosia? Ela é uma sobremesa muito popular no mundo inteiro e que cada país adaptou-a conforme os seus costumes. Na verdade, ela leva alguns ingredientes universais como leite, ovos e açúcar, o resto fica por conta da imaginação de cada cultura.

Esse elemento criativo é forte nesse prato, pois ele também tem uma origem diferenciada. A ambrosia faz parte da mitologia grega e romana. Ela seria uma espécie de substância mágica comida pelos deuses que garantiria a imortalidade e a força deles. Segundo a crença, qualquer ser humano que a comesse se tornaria como um deus.

Na versão brasileira, ela se assemelha a um doce de leite com um toque cítrico. A receita é ótima, pois ela é muito prática, saborosa e barata.

Ambrosia para a Ceia de Natal. Aprenda

Foto: depositphotos

Receita de Ambrosia

Ingredientes

  • 1 litro de leite;
  • 6 ovos;
  • 500 g de açúcar;
  • 1 limão.

Se você quiser deixar a receita mais saudável pode investir em açúcar mascavo e leite desnatado. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o açúcar mascavo é obtido diretamente do caldo de cana, sem o uso de aditivos químicos que deixam os açúcares tradicionais brancos e fininhos. Isso torna-o mais saudável. Além disso, ele contém significantemente mais cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Existe um mito relacionado a esse tipo mais saudável de açúcar que não condiz com a verdade. É comum escutarmos que ele não adoça tanto como os outros. De acordo com os especialistas, ele tem a mesma capacidade que os demais, portanto, deve usado com cautela por pessoas diabéticas ou que queiram emagrecer, uma vez que a quantidade de calorias é praticamente igual entre um modelo e outro.

Modo de fazer

Para preparar a sobremesa preferida dos deuses, você vai levar entre 40 e 45 minutos. Em uma panela tradicional coloque o leite e o açúcar de sua preferência (refinado ou mascavo). Misture bem para dissolver todos os grãos. Ligue o fogo e comece o processe de fervura. Fique mexendo o tempo todo para evitar que grude na panela ou queime.

Quando você obtiver uma textura liguenta do leite e d açúcar, ele está pronto para ser desligado. Observe se a cor está amarelada ou próxima ao marrom e se ao puxar com a colher, forma-se uma espécie de fio. Reserve essa primeira parte.

Em uma batedeira bata as claras em neve e acrescente as gemas. Misture bem as duas até ficarem homogêneas. Depois disso, coloque o suco de limão coado e mexa mais. Por fim, junte essa etapa na panela em que estão o leite e o açúcar. Ligue o fogo e continue mexendo até que a sobremesa fique empelotada. Se você tiver uma panela elétrica, esse tempo se dará em 15 minutos. Deixe esfriar e coloque para resfriar.