Alimentos ricos em antioxidantes

Quanto mais naturalmente colorida é a sua refeição, mais provável é de ter uma abundância de nutrientes que combatem câncer

De acordo com o Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM), um comitê que reúne médicos, nutricionistas e cientistas nos Estados Unidos e no mundo, um dos poderes da alimentação está nas cores dos itens que vão compor as refeições. Isto porque, cada cor representa um tipo de antioxidante, substância benéfica ao organismo.

“Quanto mais naturalmente colorida é a sua refeição, mais provável é de ter uma abundância de nutrientes que combatem câncer. Pigmentos que dão às frutas e vegetais suas cores brilhantes, representam uma variedade de compostos protetores”, explica a organização em um material que lista os alimentos especiais na luta contra as células cancerígenas, por terem um poder imunológico e por combaterem o envelhecimento precoce.

Portanto, é possível dizer que os antioxidantes são substâncias encontradas em determinados alimentos, pois nada mais são do que nutrientes, vitaminas e minerais. Desta forma, muitos dos itens naturais são ricos em antioxidantes como as verduras, frutas e vegetais. Mas não só, outros alimentos também podem ser benéficos neste sentido e podem surpreender algumas pessoas por compor nossa lista. Confira!

Quanto mais naturalmente colorida é a sua refeição, mais provável é de ter uma abundância de nutrientes

Muitos itens naturais são ricos em antioxidantes como as verduras, frutas e vegetais (Foto: depositphotos)

Alguns alimentos com ação antioxidante

1. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas ativam a circulação e auxiliam na eliminação de escretos

Exemplos de frutas vermelhas: morango, tomate, framboesa, cereja, amora, goiaba, melancia (Foto: depositphotos)

Ainda levando em consideração o PCRM, os alimentos que possuem uma cor avermelhada podem afastar o risco de câncer de próstata, tendo em vista que eles possuem o antioxidante chamado de licopeno. Além disso, as frutas vermelhas também ativam a circulação e auxiliam na eliminação de escretos do organismo. São exemplos desses produtos: morango, tomate, framboesa, cereja, amora, goiaba, melancia etc.

“Que tal incluir alimentos fontes de antocianinas como as frutas vermelhas, açaí e jambolão em sua rotina alimentar para melhorar sua capacidade cognitiva? Mas lembre-se – devemos priorizar opções orgânicas, para que possamos aproveitar os benefícios de forma integral”, alerta o VP Centro de Nutrição Funcional em uma publicação no Instagram, empresa especialista em consultoria na área de nutrição.

Veja tambémAlimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

2. Aveia

A aveia consegue melhorar os níveis de colesterol, além de equilibrar as taxas de açúcar no sangue

Este alimento pode diminuir a presença de celulite (Foto: depositphotos)

Devido a presença de beta-glucanos, substâncias antioxidantes, a aveia consegue melhorar os níveis de colesterol, além de equilibrar as taxas de açúcar no sangue e atenuar a pressão arterial. Já por possuir silício, este alimento pode diminuir a presença de celulite e melhorar o aspecto da pele.

3. Alimentos alaranjados e amarelados

Os alimentos alaranjados ou amarelados podem ser usados na prevenção de células tumorais

Abóbora, mamão, cenouras, mangas, laranjas, pêssegos são alguns exemplos (Foto: depositphotos)

Entre os alimentos alaranjados que melhoram o organismo estão a abóbora, mamão, cenouras etc. Já com relação aos amarelados, pode-se citar: mangas, laranjas, pêssegos e outros. Enquanto os primeiros melhoram a pele e aumentam as defesas do corpo, os segundos podem ser usados na prevenção de células tumorais e por desintoxicar o organismo de substâncias prejudiciais.

4. Açaí

O açaí é de longe um dos alimentos com maiores poderes antioxidantes

Por ser antioxidante protege células e órgãos contra danos e contra o envelhecimento precoce (Foto: depositphotos)

O açaí é de longe um dos alimentos com maiores poderes antioxidantes, mas só tem maior eficácia quando é consumido puro, sem os acréscimos de outros alimentos como o guaraná e o xarope de glicose ou milho. Para acompanhá-lo, é recomendado adicionar frutas variadas.

O alimento auxilia na regeneração dos músculos, principalmente após a prática de exercícios físicos. Além desses benefícios, o açaí ainda é excelente para proteger o coração. Segundo a VP Nutrição, este alimento é essencial para a saúde do cérebro e por ser antioxidante “protege células e órgãos contra danos e contra o envelhecimento precoce.”

Veja também: 8 alimentos saudáveis e baratos que talvez você não sabia

5. Oleaginosas

Vitamina E é um poderoso antioxidante e pode ser encontrado nas oleaginosas

São exemplos de oleaginosas: castanha-do-Pará, amendoim, castanha de caju, avelã, amêndoas (Foto: depositphotos)

Vitamina E é um poderoso antioxidante e pode ser encontrado nas oleaginosas. Esta substância trabalha para deter os ataques provocados pelos radicais livres nas células. Além disso, elas podem reduzir o colesterol ruim e afastar o envelhecimento. São exemplos de oleaginosas: castanha-do-Pará, amendoim, castanha de caju, avelã, amêndoas etc.

6. Frutas e vegetais verdes

Os alimentos de cor verde combatem a má digestão e evitam a formação de tumores

Podem ser exemplos: espinafre, couve-flor, brócolis repolho (Foto: depositphotos)

Os alimentos deste grupo cuidam da visão, combatem a má digestão e evitam a formação de tumores. Tudo isto porque são ricos em folato, um antioxidante. Podem ser exemplos desta classificação: espinafre, couve-flor, brócolis repolho etc.

7. Chocolate amargo

O chocolate amargo vai proteger o coração e ajudar na promoção de um bom humor

É importante que o chocolate seja amargo (Foto: depositphotos)

Ao contrário do que muitos pensam, o chocolate pode ser muito benéfico ao organismo. Porém, para aproveitar os benefícios desse produto, é necessário comer em quantidades equilibradas e optar pelos mais saudáveis, isto é, os amargos. Quando mais cacau o chocolate tiver, mais compostos fenólicos ele terá. Consequentemente, ele vai proteger o coração e ajudar na promoção de um bom humor.

“Esses benefícios são causados pelos compostos bioativos presentes no cacau (como os flavanóis), responsáveis por aumentar a disponibilidade de óxido nítrico – um potente vasodilatador”, explica a empresa de consultoria na área de nutrição.

8. Açafrão

O açafrão é um elemento importante na luta contra vários tipos de câncer

A curcumina, substância encontrada no açafrão, tem ação antioxidante (Foto: depositphotos)

Também chamado de cúrcuma, o açafrão é um elemento importante na luta contra vários tipos de câncer e problemas cardíacos. Isto tudo devido a curcumina, uma substância encontrada no açafrão e que tem a ação antioxidante.

Veja tambémPrato colorido: o que a cor dos alimentos diz sobre as suas propriedades

9. Linhaça

(Foto: depositphotos)

A linhaça age no organismo com o intuito de proteger o corpo contra os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células. Além disso, estes mesmo produto consegue estimular o sistema imunológico e ainda auxilia na perda de peso.

10. Beterraba

A beterraba ajuda a desintoxicar o organismo e fortalecer o sistema imunológico

Carotenoides e flavonoides são substâncias com ação antioxidantes (Foto: depositphotos)

“Desempenha papel fundamental no metabolismo da homocisteína, contribuindo com a normalização deste parâmetro, prevenindo assim disfunções cardiovasculares e também mitocondriais”, conta a VP Centro de Nutrição Funcional.

Além disso, ela possui carotenoides e flavonoides, que são substâncias com ação antioxidantes. Por isso que este tubérculo ajuda a desintoxicar o organismo, diminuir doenças cardiovasculares, fortalecer o sistema imunológico etc.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.