Sucos antioxidantes, refresque-se e se proteja!

Sucos protetores O sucos preparados de forma correta, com os ingredientes funcionais certos, podem proteger…


Sucos protetores

O sucos preparados de forma correta, com os ingredientes funcionais certos, podem proteger nosso organismo dos temíveis radicais livres. Mas, você sabe o que são e o que fazem os radicais livres?

São substâncias tóxicas que tanto podem ser produzidas pelo próprio organismo, sendo combatidos por ele mesmo em condições normais, quanto podem se acumular e causar danos e doenças degenerativas à saúde, como osteoporose, entre outras. Os fatores externos que costumam sobrecarregar o organismo com essas substâncias danosas são: a poluição, pesticidas, cigarro, raio x, radiação ultravioleta, radiação eletromagnética, álcool, aditivos químicos, hormônios e conservantes presentes em certos alimentos e bebidas; consumo de gorduras saturadas, como frituras e gordura animal.

Sucos

Sucos | Imagem: Reprodução

Para proteger o organismo da ação nociva dos radicais livres, contamos com os antioxidantes, parte deles produzidos pelo nosso corpo, outros  devem ser ingeridos através de alimentos, como o betacaroteno, as  vitaminas C e E, que estão presentes  em diversas frutas e hortaliças.

A alimentação balanceada é a chave para se evitar doenças degenerativas como a osteoporose e até o câncer, além de cansaço constante e envelhecimento precoce.

Uma forma deliciosa de se combater os radicais livres é através de sucos naturais, preparados na hora de beber, com variedades de frutas e legumes que tem poderes antioxidantes! Com a chegada do verão, nada melhor do que incluir sucos no dia a dia para substituir os refrigerantes ou outras bebidas artificiais! Seu corpo agradece!

Receitas de sucos antioxidantes

RECEITA 1:

Ingredientes:

  • 200ml de suco de acerola;
  • 1 xícara (chá) de melancia;
  • 1 xícara (chá) de morangos;
  • 1 clh (sopa) mel.

Como fazer:

Lavar bem todas as frutas, picar os morangos e a melancia e bater a polpa de acerola no liquidificador até que se desmanche. Juntar os outros ingredientes e bater um pouco mais. O suco deve ser bebido em seguida para que seus nutrientes sejam bem aproveitados.


RECEITA 2:

Bater no liquidificador: um copo de 200 ml de água com 100 ml de suco de uva natural e algumas gotas de limão.

Deve ser bebido logo depois.

RECEITA 3:

Bater no liquidificador com pouca água:

1 goiaba, 4 morangos, 1 tomate, coar e completar dois litros com suco de laranja puro ou suco de limão misturado com água.

RECEITA 4:

Bater no liquidificador com pouca água: 1 cenoura, 1 fatia grossa de mamão e uma manga pequena. Coar e completar dois litros com suco de laranja puro ou suco de limão misturado com água.

RECEITA 5:

Bater no liquidificador com pouca água: 1 cacho grande de uva itália, 1 maçã, 1 pires de brotos de feijão ou outros à sua escolha, 1 fatia grossa de melão. Coar e completar dois litros com suco de limão diluído em água ou suco de laranja.


Reportar erro