Óleos naturais para o rosto: aprenda a usar sem medo!

As palavras “óleo” e “rosto” nos causam um estranhamento imediato quando usadas juntas, não é…


As palavras “óleo” e “rosto” nos causam um estranhamento imediato quando usadas juntas, não é mesmo? Isso acontece por muitas pessoas sofrerem com problemas de oleosidade na pele, mas os dermatologistas afirmam que qualquer pessoa pode usar óleos para a pele, e que os produtos oleosos estão entre os seus favoritos.

Óleos naturais para o rosto: aprenda a usar sem medo!

Foto: Reprodução

As vantagens dos óleos faciais

Para você começar a perder o medo, vamos apresentar alguns dos diversos benefícios que os cosméticos que possuem óleo vegetal na fórmula trazem para nossa pele. Livres de emulsionantes – substâncias responsáveis pelas alergias –, os óleos faciais servem para tratar rugas, clarear manchas, reduzir a flacidez, além de limpar e hidratar a pele de forma profunda. Os óleos agem formando uma proteção na pele que evita a desidratação e, consequentemente a pele ressecada. Se você tem problemas com pele oleosa, evite apenas a aplicação na testa, no nariz e no queixo, e dê preferência para aplicações noturnas, uma vez que não haverá excesso de suor e oleosidade natural, fazendo com que o óleo seja melhor absorvido.


Aprendendo a usar os óleos vegetais

Antes de aplicar o óleo, é importante que você limpe e tonifique a pele. Feito isso, pingue apenas duas gotas na palma da mão e aplique no rosto massageando com movimentos circulares. Caso você opte por usar o óleo durante o dia, aplique-o aproximadamente meia hora antes de quaisquer outros produtos, pois esse é o período que sua pele leva para absorvê-lo. Além disso, alguns maquiadores indicam os óleos como iluminadores para a pele e como removedores de maquiagens que são à prova d’água.

Para que serve cada óleo?

Para não restar dúvidas de que óleos podem te ajudar, fizemos uma lista com alguns deles e suas funções. Confira abaixo:

  • Óleo de rícino: excelente para hidratar e umectar a pele. Possui ação antioxidante, combatendo o envelhecimento.
  • Óleo de argan: fornece vitaminas para a pele deixando-a mais saudável, principalmente para quem tem problemas com acnes. O óleo é antioxidante, o que o torna um excelente combatente ao envelhecimento.
  • Óleo de uva: ajuda a controlar a produção natural de óleo, combatendo a oleosidade natural da pele. Além disso combate o envelhecimento e fornece vitaminas.
  • Óleo de camomila: é ideal para acalmar a pele, aliviando irritações e vermelhidão. Tem ação anti-inflamatória, sendo bom para quem tem pele sensível.
  • Óleo de coco: hidratante natural que oferece nutrição e saúde para a pele.
  • Óleo de amêndoas: é bom para tratar peles muito ressecadas.
  • Óleo de lavanda: ideal para quem busca o clareamento da pele. Possui ação reparadora e hidratante.

Reportar erro