Nutricionista ensina receitas rápidas com pão integral

A digestão do alimento integral é mais devagar, o que proporciona a sensação de satisfação. Aprenda receitas com pão integral


Vilão no cardápio daquelas pessoas que estão de dieta, o pão ganhou versões mais saudáveis e nutritivas. A variação do integral é a preferida quando o assunto é uma alimentação mais rica e fácil de fazer, uma vez que existem ótimas opções nas quais ele é o ingrediente principal.

Selecionamos algumas receitas práticas para você incluir o pãozinho na sua alimentação. Mas, antes disso, você sabe a diferença entre o pão branco e o integral?

Pão Branco x Pão Integral

A versão branca do alimento ganha esse nome não só pela cor, mas também pela sua composição, pois sua base é a farinha de trigo que passa pelo processo de clareamento. Já a versão integral, leva a mesma farinha só que sem as fases de refinamento, ou seja, ela mantém partes da estrutura como casca e grãos.

Nutricionista ensina receitas rápidas com pão integral

Foto: depositphotos

Benefícios do alimento intergal

Esses “pedaços” da estrutura do trigo contém inúmeros nutrientes. As fibras que permanecem ajudam a diminuir o colesterol ruim, regular o intestino e ainda prevenir doenças como obesidade, doenças do coração e, até, câncer de mama e próstata. Além disso, os nutricionistas afirmam que a digestão do alimento integral é mais devagar, o que proporciona a sensação de satisfação.

Os especialistas recomendam o consumo diário de fibras de 30 gramas. Duas fatias de pão integral já correspondem a 10% disso. Vamos às receitas? A nutricionista, Mariana Nacarato, sugere quatro receitas para o incluir o pãozinho na sua dieta.

1.Café da manhã, almoço ou jantar

Quer incluir no seu dia mais energia e disposição? A especialista nos ensina que a fazer um sanduíche com pão de forma integral.


Ingredientes

  • 2 fatias de pão de forma integral;
  • Vegetais variados (alface, agrião, cenoura, tomate e alface);
  • 1 fonte de proteína (atum, frango, ovo ou queijo ricota);
  • 1 gordura do bem (azeite ou castanhas).

Modo de preparo

Lave bem os vegetais. Se preferir, esquente os lados do pão de forma integral no fogo para ficar crocante, caso prefira ele mais macio, utilize-o frio mesmo. Em seguida, organize entre as fatias, os vegetais, a proteína, a gordura e outra parte dos vegetais.

Essa “combinação de nutrientes é similar a uma refeição tradicional (com arroz, carne e vegetais). O pão de forma também pode ser uma opção para aqueles dias que só restam 10 minutinhos para almoçar ou quando a rotina de um dia de trabalho emenda com faculdade e não há tempo para jantar”, explica a nutricionista Mariana Nacarato.

2. Antes do treino

A especialista lembra que ir de barriga vazia para a academia pode ser um grande risco. Mesmo atrasado (a), você pode fazer um lanche rápido antes do treino.

Ingredientes

  • 2 fatias de pão de forma integral;
  • 1 colher (de chá) de geleia sem açúcar;
  • 1 fatia de ricota, se for em creme, uma colher de chá.

Modo de fazer

Passe a geleia nas fatias dos pães e inclua o queijo ricota entre eles.

3. Para receber visitas

Essa receita é super prática e fica deliciosa. A nutricionista sugere que o pão de forma integral faça o papel da massa da pizza tradicional.

Ingredientes

  • Fatias de pão de forma integral(de acordo com o número de convidados);
  • Molho de Tomate;
  • Muçarela ou atum;
  • Orégano.

Modo de preparo

Utilize os pães de forma como bases para receberem o queijo muçarela ou o atum, em seguida, coloque algumas pinceladas do molho e uma pitada de orégano. Em seguida, disponha-os em uma forma onde serão levados ao forno baixo até dourar.


Reportar erro