Delicioso e saudável creme de milho-verde

O milho é rico em proteína, vitaminas do complexo de B, carboidrato e magnésio. Aproveite os benefícios através dessa receita saborosa.


O milho é um cereal e o único desta classe à conter vitamina A. Este nutriente é essencial para manter a saúde dos olhos e ativar o sistema imunológico.

Além disso, o milho também é rico em proteína, vitaminas do complexo de B, carboidrato e magnésio.

Para aproveitar os benefícios deste grão e ainda conseguir uma refeição saborosa, a cozinheira Chef de Cozinha Natural e apresentadora de um programa de culinária, Bela Gil, preparou um creme de milho-verde que pode ser aproveitado como acompanhamentos de pratos como croûtons, alho-poró frito e até mesmo pipoca de arroz.

Receita de creme de milho-verde

Delicioso e saudável creme de milho-verde

Foto: depositphotos

Ingredientes

  • Quatro espigas de milho frescas;
  • Duas colheres (de sopa) de azeite de oliva extravirgem;
  • Cinco dentes de alho picados;
  • Duas cebolas de tamanho médio picadas;
  • Cinco xícaras (de chá) de água;
  • Duas colheres (de chá) de sal;
  • Uma colher (de sopa) de suco de limão;
  • Um talo de aipo;
  • Pimenta-do-reino (à gosto);
  • Folhas de coentro para enfeitar.

Modo de preparo

Primeiro passo é cortar os grãos de milho da espiga, faça esse trabalho na vertical. É preferível que seja o milho fresco, pois o de lata não deixa a receita com um sabor tão agradável.

Depois de cortado, armazene o milho em um recipiente enquanto você aquece o azeite em uma panela, com fogo médio. Assim que o óleo esquentar, adicione o alho, a cebola e o sal. Deixe refogando por três minutos.


Quando estes itens já estiverem macios, adicione na panela o aipo e os grãos de milho. Em seguida, mexa e deixe refogando por mais cinco minutos. Depois é só acrescentar a água e o suco de limão.

Após este procedimento, deixe que a mistura ferva até que o ingrediente principal, isto é, o milho, fique amarelo e brilhante. Isso leva, em torno de, 15 minutos no fogo.

Após o tempo determinado, desligue o fogo e leve o conteúdo para o liquidificador. Bata até que a consistência fique semelhante a de uma sopa encorpada. É preferível bater até que desmanche todos os grãos.

Se achar necessário, leve o creme de volta para a panela e deixe no fogo baixo quando quiser aquecê-lo. Finalize adicionando pimenta-do-reino. Quando for servir, enfeite a sopa com um coentro, deixando o prato mais apetitoso.

As quantidades dispostas na receita, geralmente, são suficientes para render oito porções. É rápido e fácil de fazer, além de ser muito saborosa, saudável e nutritiva.


Reportar erro