Conheça alguns alimentos antioxidantes e suas propriedades essenciais à saúde!

Sempre se ouve falar em poder antioxidante, mas, você sabe o que isso significa? Alimentos…


Alimentos antioxidantes

Alimentos antioxidantes | Imagem: Reprodução

Sempre se ouve falar em poder antioxidante, mas, você sabe o que isso significa?

Alimentos antioxidantes são os que possuem substâncias que podem combater os terríveis radicais livres, aqueles microorganismos que causam danos às nossas células e tecidos, ocasionando diversas doenças e envelhecimento precoce dessas células, podendo, com isso, causar também o envelhecimento da pele e de células cerebrais, por exemplo.

Então, o poder antioxidante é a mágica que elimina ou bloqueia a ação dos radicais livres e nos protege, é como um escudo protetor em torno de nossas células!


Os radicais livres são produzidos naturalmente através da respiração e produção de energia, por exemplo, ou seja, são subprodutos de nossas funções orgânicas, mas, fatores externos também podem ocasionar o aumento, como a poluição, a ingestão exagerada de álcool, o tabagismo e a alimentação inadequada. Os antioxidantes presentes nos alimentos tem papel fundamental, já que podem evitar, de maneira natural, doenças como câncer, cardiovasculares, derrames, Alzheimer, artrite, catarata, etc.

Veja uma lista de alimentos com poderes antioxidantes que devem fazer parte da dieta diária para garantir a proteção necessária à saúde

  • CACAU: Ele é rico em polifenóis, que são antioxidantes que beneficiam o coração e a circulação sanguínea. Está presente em boas quantidades no chocolate amargo.
  • CÚRCUMA: é uma planta também chamada de açafrão e é fonte de curcumina, antioxidante que protege o sistema cardiovascular e também contra o desenvolvimento de tumores;
  • CENOURA: é rica em betacaroteno, seu pigmento natural que atua retardando o envelhecimento precoce; o betacaroteno também é conhecido como pró-vitamina A.
  • SUCO DE UVA NATURAL: na casca da uva está um poderoso antioxidante chamado resveratrol, que atua limpando o organismo, expulsando os radicais livres, inibindo a oxidação de gorduras e agregação plaquetária, prevenindo doenças cardiovasculares;
  • CHÁ VERDE:  é fonte de catequinas, que evitam a iniciação do desenvolvimento de tumores, devido a danos celulares;
  • ÓLEO DE COCO: essa gordura especial é rica em vitamina E, que reduz o processo de envelhecimento das células e protege contra as doenças crônicas não transmissíveis, tais como doenças cardiovasculares ou câncer;
  • FRUTAS CÍTRICAS: são ricas fontes de vitamina C, que evita o envelhecimento precoce. Frutas como: limão, laranja, tangerina, etc.
  • TOMATE: é rico em licopeno, que previne cânceres de próstata, estômago e pulmão.
  • LINHAÇA: é boa fonte de ômega 3, que previne doenças cardiovasculares devido à sua ação vasodilatadora, que inibe a agregação plaquetária.
  • OLEAGINOSAS:  Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e também combate o envelhecimento precoce. As oleaginosas são fontes de gorduras insaturadas, minerais e vitaminas.

Estes são alimentos importantes, que devem ser mantidos na dieta sempre que possível, pois podem significar anos de saúde em sua vida!


Reportar erro