Como saber escolher a laranja certa quando for para a feira, quitanda ou mercado

Veja como não errar na compra das laranjas, saiba quais tipos existem no Brasil e como escolher de acordo com as diferenças de suas características


A laranja é uma fruta incrível que oferece inúmeros benefícios nutricionais. Fonte riquíssima de vitamina C e fibras, a amarelinha é responsável por um dos sucos mais populares e saborosos, além de compor receitas deliciosas.

Escolher a laranja ideal não exige muitos segredos. Basta observar as seguintes características:

– Peso: prefira as mais pesadas, pois isso significa que têm mais sumo;
– Casca: quando mais amarela, mais doce. A dica é comprar laranja com a casca lisinha, isso também garante mais qualidade. Pequenas manchas marrons na casca também indicam que ela está suculenta.

Comprando laranja: observe os tipos da fruta

Como saber escolher a laranja certa quando for para a feira, quitanda ou mercado

Foto: depositphotos

Agora que você já sabe quais são as duas características mais importantes a serem observadas na hora de comprar laranja, chegou o momento de saber que tipos da fruta são vendidos aqui no Brasil. Veja a diferença entre cada um deles.

– Laranja Bahia ou laranja-de-umbigo: ela apresenta uma espécie de umbigo no lado contrário do pedúnculo. Ela é bem grande e as melhores são em tonalidades de amarelado para laranja. Escolha as que são brilhosas.


– Laranja Pêra Rio: com formato mais alongado, a Laranja Pêra tem casca lisa, fina, amarela. Sua polpa é suculenta, de sabor adocicado e levemente ácido. Ideal para consumir in natura. Na hora de comprar, escolha as brilhosas e nem tão verdes, nem tão amarelas e moles.

– Laranja Natal: ela é oval e têm a casca grossa. Seu suco é bem amarelo e doce.

– Laranja Valência: ela também é oval e tem a casca grossa. A cor da sua polpa é mais para a cor laranja e elas só estão disponíveis no mercado brasileiro entre os meses de outubro a janeiro.

– Laranja Folha Murcha: essa fruta é mais achatada que as anteriores, mas também possui uma casca grossa. Ela costuma ser maior que as demais e tem uma cor amarelo forte.

– Charmute ou charmute de brotas: é uma laranja produzida em grande escala e com qualidade. Ela possui baixa acidez e pode ser consumida tanto in natura como em sucos. É uma variedade nova da fruta e pode ser encontrada entre os meses de fevereiro e março.

– Laranja Lima ou lima verde: é a menos ácida de todas as laranjas, por isso mesmo ela é indicada para bebês, crianças, idosos e pessoas com problemas com acidez. A casca dela é fina e amarela esverdeada. Pode ser consumida in natura e em forma de suco. O período de safra dela é no final e começo de cada ano.


Informar erro