Chá de pólvora: um poderoso antioxidante natural

O chá de pólvora é um tipo de chá verde rico em substâncias antioxidantes, que combatem os efeitos dos radicais livres. Conheça os benefícios deste chá


O chá de pólvora é um tipo de chá verde originário da província de Zhejiang, na China. O surgimento de sua produção data de meados de 618 a.C., na Dinastia Tang. A sua denominação deve-se à sua forma que lembra o que, no Ocidente, foi chamado de pólvora, e também pela comparação no momento de sua infusão, pois as suas folhas se expandem de tal maneira que lembram uma explosão.

Trata-se de um tipo de chá verde rico em substâncias antioxidantes, capazes de combater os efeitos prejudiciais dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e o aparecimento de problemas de saúde como doenças cardíacas e até câncer.

As características do chá de pólvora

A fabricação do chá de pólvora é quase artesanal: as folhas frescas passam por vaporização e por um processo de secagem por meio de calor. Depois disso, ganham a forma do que conhecemos como pólvora. Graças ao processamento mínimo deste chá, nele há uma grande concentração de antioxidantes.

Uma das características únicas deste antigo chá é o seu formato bastante interessante: enrolado em bolas semelhantes a pérolas, o chá se abre enquanto absorve água.

As folhas secas deste chá apresentam formato arredondado, são brilhantes e produzem um líquido de coloração amarelo profundo.

Imagem de ervas de chá verde e caneca com o líquido

Foto: Depositphotos

Propriedades e benefícios

Refrescante e de aroma adocicado, o chá de pólvora é classificado como um chá verde, pois compartilha todas as propriedades antioxidantes específicas deste tipo de chá. Dentre as substâncias antioxidantes presentes no chá de pólvora está o EGCG, muito benéfico para o nosso organismo.


Os antioxidantes são muito importantes para a nossa saúde, porque agem como um inibidor dos radicais livres que causam diversas doenças, incluindo o câncer;

Existem muitos estudos com o objetivo de comprovar os benefícios trazidos pelo chá verde, como o chá pólvora, no entanto, ainda não está muito claro para alguns pesquisadores se os bons resultados foram alcançados somente pelo consumo do chá ou pelo estilo de vida mais saudáveis dos participantes dos estudos.

De acordo com um estudo realizado no Japão, que contou com a participação de 500 mulheres japonesas com câncer de mama (estágios I e II), o aumento no consumo de chá verde antes e após a cirurgia teve como resultado uma menor recorrência da doença.

Como preparar o chá de pólvora?

Para aproveitar os benefícios proporcionados por este tipo de chá, recomenda-se seguir este procedimento:

Use uma colher (de chá) das folhas do chá de pólvora para cada 150 ml de água. Deixe as folhas embebidas por cerca de 1 minuto.

Não é recomendado adoçar ou adicionar leite.


Reportar erro