Benefícios e propriedades da laranja

A laranja é uma fruta popularmente conhecida por ser rica em vitamina C, mas além…


A laranja é uma fruta popularmente conhecida por ser rica em vitamina C, mas além desta vitamina, a fruta também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectina e flavonoides, que aumentam o seu valor nutritivo. Os principais benefícios da laranja são as suas propriedades antioxidantes. Na fruta, existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonoides que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e que inibem a formação de coágulos no sangue. Os especialistas recomendam a ingestão de uma laranja por dia.

Benefícios da laranja

Foto: Reprodução

Benefícios à saúde

Devido às suas propriedades naturais, a laranja traz muitos benefícios à saúde, dentre os quais podemos citar:

  • Combate ao colesterol
  • Controle da pressão sanguínea
  • Melhoria dos problemas digestivos
  • Estímulo das funções intestinais
  • Prevenção de gripes e infecções
  • Reforço das defesas do organismo
  • Correção da acidez excessiva do organismo
  • Estímulo do sistema circulatório, combatendo inflamações das veias
  • Diminuição do risco de derrame
  • Pode evitar o câncer de boca e de estômago

O bagaço da laranja

A maior parte das fibras presentes na laranja é encontrada no bagaço. Na parte branca, encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo, a saber: na boca, ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cáries dentárias; no estômago, ela aumenta o volume do alimento, produzindo sensação de saciedade; no intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer neste órgão. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, sendo indicado aos que sofrem com prisão de ventre.


Formas de consumo da fruta

A laranja pode ser consumida em sua forma natural ou através de sucos, sendo que o ideal é que eles sejam feitos e consumidos na hora. Uma dica para aumentar o aproveitamento dos benefícios da fruta é bater a laranja no liquidificador ou em uma centrífuga, pois assim a casca também é utilizada. Ao espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados. Uma sugestão é fazer um bolo de laranja com a casca.

Dicas

– Antes de fazer uma caminhada, tome um copo de suco de laranja: ele é energizante, ajuda a hidratar e a diminuir o colesterol.

– Consuma a vitamina C junto com a vitamina E, aumentando assim a potência dos antioxidantes. Amêndoas, semente de girassol, pimentão e grão de bico são algumas das fontes de vitamina E.


Reportar erro