Aqueça seu período junino com o benéfico chá de cabelo de milho

Por ser antioxidante, este chá atua no combate aos radicais livres, que ajudam no desenvolvimento do câncer. Além disso, evita o envelhecimento precoce


No mês de junho o milho vira a estrela das festividades juninas, tendo em vista que ele contempla diversos pratos típicos desta época do ano, como canjica, mungunzá, bolos, pamonhas entre outros. Todavia, o que poucas pessoas sabem é que além dos grãos, existe outra parte deste cereal utilizada em beneficio da saúde do organismo, isto é, o cabelo de milho.

Os fios encontrados na espiga podem ser ingredientes no preparo de um chá com propriedades antioxidantes, bebida capaz de atuar no combate à doenças degenerativas e no envelhecimento precoce. Outros benefícios são citados pelos usuários, porém, ainda não há comprovação científica.

Benefícios deste chá

Por ser antioxidante, o chá de cabelo de milho age na intenção de interromper ação dos radicais livres. Estes últimos são células malignas, que entram no organismo humano para destruir, através da oxidação, as boas células. O câncer é um tipo de doença que se desenvolve devido a ação dos radicais, por isso esta bebida é indicada para evitar ou ajudar outros tratamentos no que se refere ao desenvolvimento destaenfermidade. Também por esta mesma propriedade, elimina inflamações e aterosclerose.

Contudo, estudos ainda estão sendo elaborados com relação a outros benefícios que consumidores admitem serem verídicos. Por exemplo, de acordo com os usuários deste chá, o mesmo possui propriedades diuréticas, promovendo assim a eliminação do líquido retido e, consequentemente, proporcionando emagrecimento. É considerado ainda antidepressivo, redutor de triglicerídeos e colesterol, antidiabético, neuroprotetor, revitalizante e anti-inflamatório.

Aqueça seu período junino com o benéfico chá de cabelo de milho

Foto: Depositphotos


Como preparar esta bebida?

Diante de tantos benefícios, ao comprar o milho não descarte mais os cabelos das espigas e reaproveite-os para preparar este chá. Para tanto, separe duas colheres (de sopa) e 500 ml de água filtrada. Em seguida, ferva o líquido e depois o despeje por cima dos fios do cereal. Tampe o recipiente e deixe por infusão por cerca de 10 minutos.

Depois do tempo determinado, coe a bebida e tome sem acrescentar nenhum tipo de açúcar, adoçante ou mel. O ideal é consumir até duas xícaras de chá por dia e sempre preparadas na hora. Por isso, nunca reutilize um líquido que foi preparado há algum tempo, pois ele já passou pelo processo de fermentação e perdeu as propriedades medicinais.

Recomendações gerais

O chá de cabelo de milho, se tomado de maneira correta, não apresenta toxidade. Todavia, não há uma regra geral para todos os consumidores, portanto, quando sentir que algo está funcionando fora do comum, não hesite procurar ajuda médica. Apenas um profissional de saúde está gabaritado para compreender o problema e escolher a melhor forma de tratamento.

Vale ressaltar ainda que, por receber o título de diurético, este chá não deve ser ingerido por homens que tenham problemas de inflamação da próstata. Isto porque, como a bebida aumenta a micção, pode causar incômodos nestes pacientes.


Reportar erro