Alimentos vegetais que você pode replantar em casa

Ter uma horta em casa não é apenas uma dica econômica, mas uma alternativa prática para quem deseja se alimentar melhor


Estamos tão mecanizados que ao prepararmos uma refeição jogamos fora algumas partes de certos alimentos. O que pouca gente sabe, no entanto, é que muitos vegetais podem ser replantados com essas partes que geralmente vão parar no lixo. Ter uma horta em casa não é apenas uma dica econômica, mas uma alternativa prática e simples para quem deseja se alimentar melhor, aproveitar ainda mais as propriedades e benefícios dos alimentos e, de quebra, ainda prezar pela natureza.

Para ajudar você nessa empreitada, separamos uma lista de alguns alimentos que além de serem replantados, não dão trabalho para o dono da hortinha, pois brotam com facilidade. Por isso, separe um espaço ensolarado na sua casa e, mãos à obra, ou melhor, na terra.

Alimentos vegetais que você pode replantar em casa

Foto: Pixabay

11 alimentos vegetais que podem ser replantados

Cenoura

Certamente quando você vai cozinhar a cenoura, uma das primeiras partes a ser jogada fora é a cabeça dessa verdura, certo? Então, se você quiser ter sua própria plantação de cenoura, é melhor parar com esse velho costume. Nesse caso, não é preciso usar terra e, mesmo assim, você terá como usufruir das folhas desse vegetal, que são tão nutritivas quanto ele. Basta colocar as cabeças da cenoura em um recipiente com água, trocando-a quando for necessário e sem deixá-la secar. Já começa a brotar com 15 dias.

Acelga

Quem faz uso da acelga em casa nem se importa com o que acontece com a raiz da planta, uma vez que ela é descartada nos preparos culinários. Mas, é a partir dessa parte “inútil” que brotam mais folhas da verdura. Quem deseja ter uma horta de acelga, é preciso colocar os talos da planta em um copo cheio de água. Com uma semana, as folhas já estarão surgindo. Essa é a hora de transferir a plantinha para um vaso com terra e furos, facilitando a drenagem da água.

Hortelã

Um bom exemplo de planta que pode ser plantada em casa, através de uma já existente, é a hortelã. Além disso, é muito prática a sua replantação. Pegue alguns talos, de preferência os mais bonitos e saudáveis, e retire as folhinhas que ficam na parte inferior, deixando só as folhas superiores. Leve-os para um recipiente com água, trocando-a todos os dias, e deixe em um ambiente ensolarado. Quando as raízes já estiverem aparecendo, é hora de colocá-la em um vaso de terra com furos, para a drenagem da água. Regue com frequência, pois hortelã em terra seca morre.

Cebolinha

Se você deseja replantar cebolinha, saiba que é muito prático. Use a parte branca e mais um pedacinho da verde dentro de um copo com água. Troque o líquido todos os dias e é importante lembrar de deixar em um ambiente com muita luz solar. Em poucos dias, uma nova cebolinha vai crescer. Caso prefira, pode retirar do copo e colocar na terra, assim você terá mais espaço para mais cebolinha.

Cebola

Corte a parte de baixo da cebola, mantendo as raízes intactas. Coloque essa parte em um vaso com terra úmida e aguarde o desenvolvimento normal da planta. A escolha do local onde esse vegetal vai ficar é imprescindível para o bom crescimento dele, por isso, opte por deixar o recipiente em um ambiente ensolarado.


Alecrim

O alecrim é muito fácil de ser plantado e cuidado, uma vez que não necessita de muita água. Primeiramente, corte os galhos de alecrim, e do mesmo modo do hortelã, retire as folhas inferiores, deixando o talo nu parte de baixo. Coloque em um recipiente com água e espere até as raízes aparecerem. Em seguida, transfira a planta para um vaso de terra misturada com musgo, pois o alecrim não gosta muito de água. Regue com pouca frequência e deixe a planta em um lugar ensolarado.

Alface romana

As folhas da alface romana irão nascer a partir da cabeça que seria jogada fora. Por isso, peque essa parte e coloque em um recipiente com água e troque-a sempre que achar necessário. Com alguns dias, você já verá as folhas surgindo.

Erva Cidreira

Esse é o tipo de planta que é sempre bom ter em casa, pois relaxa o corpo e ajuda em casos de insônia. Pegue de cinco a seis talos e deixe-os em um recipiente com água até que suas raízes apareçam. Depois disso, pode transferir a planta para uma caqueira ou no solo de algum jardim. A mesma deve ser regada normalmente e é um tipo de planta que suporta bem o sol.

Alho

Para replantar o alho é necessário um pouco de trabalho, mas existe uma forma de usar os seus dentes para conseguir um novo sabor: suas folhas. Pegue alguns dentes de alho e coloque-os dentro de um recipiente com água. Depois de aproximadamente 15 dias, irão nascer umas folhas provenientes dos bulbos. Depois que estiverem grandes, corte-as e use as partes superiores, pois são mais saborosas.

Aipo (salsão)

Um excelente ingrediente para quem deseja emagrecer, o aipo também pode ser replantado em casa. Para isso, coloque o seu talo dentro de um recipiente cheio de água e troque-a sempre que achar necessário. Deixe a planta em um local ensolarado e regue também a parte superior, evitando que ela resseque. Depois de aproximadamente sete dias, os brotos vão surgir e você poderá transferi-lo para um vaso com terra úmida e buracos, facilitando a drenagem da água.

Manjericão

Repetindo o mesmo processo feito com a hortelã e o alecrim, separe alguns talos de manjericão e corte as folhas inferiores. Depois, coloque em um copo com água e espere surgir as primeiras raízes da planta. Nesse processo, deixe a planta em um ambiente onde a mesma possa receber a luz do sol constantemente. Em seguida, transfira para uma caqueira ou uma horta maior, essa planta precisa de calor, água e espaço.

Alho-poró

Em um recipiente com água, coloque a raiz do alho-poró cortada. Deixe por alguns dias até que as raiz se desenvolva. No inverno, você pode deixar a planta na água e ficar mudando o líquido sempre que precisar. Já no verão, o ideal é que ela seja plantada em uma caqueira, assim ela brotará por muito tempo.


Reportar erro