10 formas caseiras e naturais de aliviar olhos cansados

Certamente você já deve ter ouvido aquela expressão popular que diz que “os olhos são as janelas da alma”. Talvez ela seja usada para evidenciar a importância deles para o ser humano. A frequência com que eles são usados durante o dia, sobretudo no que diz respeito a realização do trabalho diário, pode ser motivo suficiente para cansá-los.

Sendo assim, não é difícil começar a perceber que a sua visão está cansada, os olhos ardem um pouco, ficam irritado, além de outros sintomas. Ficar atento para evitar problemas dessa natureza pode ser uma das primeiras solução para conservar a saúde da sua visão.

Para ajudar você nessa tarefa, algumas dicas e orientações serão passadas a partir de agora. Todas elas foram extraídas do livro “1.001 Remédios Caseiros – Tratamentos confiáveis para promover a sua saúde no dia a dia”, publicado pela editora Seleções. Preste atenção!

10 formas caseiras e naturais de aliviar olhos cansados

Foto: depositphotos

Como aliviar a canseira dos olhos

Descanse um pouco – Na identificação de um dos sintomas listados acima, a primeira coisa a ser feita é dar uma pequena pausa. A ardência e irritação é mais comum nas pessoas que trabalham em frente ao computador, por isso, descanse cerca de 20 minutos, no mínimo, olhando para objetos mais distantes. Isso ajuda a desviar o foco.

Pisque com frequência – O simples ato de piscar os olhos é responsável por umedecer o globo ocular e relaxar a musculatura dos olhos. Se você trabalha com o olhar fixo por muito tempo, feche os olhos por cerca de 30 segundos. Isso já vai ajudar a dar mais alívio durante o expediente.

Relaxe a musculatura ocular – Ainda sobre o relaxamento ocular, uma maneira bem rápida e simples de fazer isso é friccionando as mãos até aquecê-las. Logo em seguida, encoste as palmas sobre os olhos fechados. Permaneça nessa posição por alguns segundo. O relaxamento ocular também pode ser feito a partir do uso de uma toalha embebida em água fria. Deixe-as sobre os olhos por cerca de cinco minutos.

Lágrimas artificiais – Se o problema da dor nos olhos está relacionada ao ressecamento do globo ocular, utilize lágrimas artificiais nos olhos. Elas podem ser encontradas nas farmácias.

Ajuste o monitor – Para as pessoas que ficam paradas muito tempo em frente ao monitor, ajustar o contraste dele pode ser uma ótima forma de prevenir os problemas com a visão. Coloque no nível mais alto. Isso fará com que as letras e imagens fiquem mais nítidas, evitando que a visão seja muito exigida.

Fontes – Quando estiver trabalhando em frente ao computador, uma dica bem importante é escolher fontes maiores. Isso ajudará a não forçar tanto a sua visão.

Distância da tela do computador – Outra forma para evitar problemas com a visão é posicionar o computador a uma distância mínima de 50 centímetros do seus olhos. Além do mais, a altura da cadeira também interfere nesse campo. Posicione-a a uma altura confortável para a sua coluna e para a sua visão.

Óculos escuros – Em dias de muito sol, não dispense o uso de óculos escuros. Ele diminui a dor provocada pelo franzir dos olhos ao se proteger do excesso de luz. O mais aconselhável é optar por lentes amarela, âmbar, laranja ou marrom.

Ao ler – Ambientes claros, na hora da leitura, ajuda a não forçar a vista. A melhor luz para a leitura é aquela direcionada para o papel. Uma lâmpada de 45W a 60W fornece luminosidade suficiente para a leitura em cômodos escuros.

Depois dos 40 – Depois dos 40 anos de idade, muitas pessoas apresentam dificuldades para focalizar objetos próximos. Esse problema é conhecido por presbiopia. Por isso, consultar o oftalmologista regularmente, sobretudo após essa idade, ajuda a prevenir muitos problemas de visão.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.