Tratando pés inchados naturalmente

Por Redação

Pés Inchados

Pés Inchados | Imagem: Reprodução

Pés inchados podem ter diversos motivos, dos mais simples aos mais graves, como permanecer sentado ou em pé por muito tempo; se a área tiver sofrido lesão ou trauma; pode ser o resultado de ingestão excessiva de sódio, que causa retenção de líquidos. Aliás, entre as mulheres, a retenção de líquidos é uma das causas mais comuns para tornozelos e pés inchados, pois durante a  menstruação há esse acúmulo de líquidos, por causa das variações hormonais, assim como na gravidez. Na velhice é mais comum os pés incharem também e para as pessoas obesas.

Alguns medicamentos também podem causar os pés inchados, como os bloqueadores dos canais de cálcio (antagonistas do cálcio) , pílulas anticoncepcionais, alto estrógeno,  certos antidepressivos , não-esteróides anti-inflamatórios (NSAIDs), vasodilatadores  e alguns medicamentos para diabetes chamados tiazolidinedionas.

Nas causas graves desse sintoma estão

  • insuficiência cardíaca congestiva, quando o coração perde parte de sua capacidade de bombear o sangue eficazmente , o sangue pode voltar em seus tornozelos, pés, pernas e causar edema.
  • A cirrose, que causa lesões no fígado. A função hepática comprometida , pode causar acúmulo de líquido na cavidade abdominal e nas pernas.
  • Doenças renais tornam os rins incapazes de eliminar a quantidade excessiva de sódio em seu sangue, o que pode resultar em edema geralmente nas pernas e ao redor dos olhos .
  • Fraqueza ou danos às veias das pernas, dificulta o bombeamento de sangue suficiente para o coração. O sangue restante, pressiona as veias e provoca inchaço.
  • Sistema linfático insuficiente significa que os nódulos linfáticos e vasos linfáticos drenando uma área podem não funcionar corretamente e, assim, causar edema.

Como você viu , as causas de pés inchados são muitas e diversas, para um diagnóstico correto, você precisa fazer uma consulta a um médico.

Entretanto, aqui estão algumas dicas para que você evite os pés inchados

  • Incluir exercício em sua rotina diária. Exercícios aumentam a circulação das pernas e ajudam a eliminar o excesso de fluido de seus pés.
  • Outra medida de prevenção para pés inchados é usar meias de elásticas na parte da manhã para melhorar a circulação .
  • Não passe muitas horas sentado ou em pé num mesmo lugar. Faça pausas, de tempos em tempos para se alongar e dar uma caminhada até o banheiro ou para beber água.
  • Excesso de peso pode comprometer a boa circulação, por isso, mais uma boa razão para ficar de bem com a balança.
  • Diminuir a quantidade de sal na sua alimentação. Isso também traz outros benefícios à saúde .

Há também o antigo e ainda muito usado escalda-pés, que pode ser feito após um dia cansativo ou quando os pés estiverem inchados por qualquer motivo.

A receita a seguir, é simples e ajuda a ativar a circulação sanguínea, melhorando o edema nos pés. Experimente e relaxe!

Escalda-pés

Escalda-pés | Imagem: Reprodução

– Ferva dois litros de água e despeje numa bacia com um punhado de sal grosso, acrescente 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 1 gota de óleo essencial de alecrim. Deixe os pés mergulhados por 10 minutos.