Saiba se sua tireoide está com nível de iodo suficiente

Use tintura de iodo no corpo e confira como está a quantidade desta substância no organismo. Veja como


O organismo humano  pode ser comparado a uma máquina que necessita de combustível para funcionar. Desse modo, a combustão que faz o corpo trabalhar chama-se tireoide, uma glândula logo abaixo da região chamada de Pombo de Adão ou popularmente gogó.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a tireoide “age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins”.

Além destas funções, a glândula também interfere no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na fertilidade, memória, peso, humor, ciclos menstruais e no controle do emocional.

aiba-se-sua-tireoide-esta-com-nivel-de-iodo-suficiente

Foto: depositphotos

Por estas razões, é imprescindível manter a tireoide em bom estado, isto é, equilibrada com as substâncias que dela fazem parte, como o manganês e o iodo. Sendo que, este último é o que mais importante para o funcionamento correto desta glândula.


Assim, há quem deseja saber como está a concentração desta substância no organismo, pois tanto a escassez como o excesso podem ser prejudiciais ao organismo.Criou-se uma maneira caseira de obter esta informação, onde o paciente só precisa de uma tintura de iodo e paciência para saber do resultado, que geralmente leva um dia.

Como fazer o teste caseiro para saber o nível de iodo no organismo?

A tintura de iodo pode ser adquirida em qualquer farmácia, mas caso o consumidor não encontre em nenhum estabelecimento da cidade, ele pode comprar através da internet. Com este produto, o paciente vai pintar um quadrado no pulso e deixar que o iodo faça o restante do trabalho.

Depois disso, é preciso esperar até 24h e observar as mudanças da tintura no braço. Para descobrir se o nível de iodo está em perfeitas condições no organismo, é necessário saber interpretar as alterações ao longo das horas, como:

  • Caso a tintura fique um pouco mais clara após as 24h do início do teste, esta mudança indica que a quantidade de iodo está normalizada;
  • Se a tintura ficar muito clara ou desaparecer entre 18h e 24h, é um indício de que há ausência desta substância no corpo, mas é suave;
  • No caso do quadrado sumir ou clarear muito entre 12h e 18h após o início do teste, trata-se de uma deficiência moderada de iodo no organismo;
  • Se durante 6h ou 12h depois da pintura a mancha começar a sumir ou desaparecer, é importante ficar em alerta pois o nível de iodo deve está muito baixo;
  • Já se a tintura sumir logo nas seis primeiras horas de teste, o caso é gravíssimo.

Formas de repor o iodo

Existem maneiras de repor esta substância no organismo através da alimentação. Por esta razão, é importante fazer refeições com a presença de algas, sal de boa qualidade, peixes etc.

Além de melhorar a qualidade dos pratos diários, é necessário também procurar um médico especialista, pois a escassez de iodo no corpo pode desencadear uma série de problemas de saúde.


Reportar erro