Como se pode tratar esporão de calcâneo em casa?

Por Redação

Radiografia de calcanhar com esporão

Radiografia de calcanhar com esporão | Imagem: Reprodução

Dores insuportáveis

O esporão de calcâneo é uma formação óssea que surge no calcanhar e costuma doer muito, principalmente quando a pessoa caminha, mas, com o tempo, a tendência é que pare de doer, já que há uma adaptação a seu crescimento.

Ele é detectado no exame físico e confirmado através de radiografias, mas nem sempre os raios x conseguem detectar esporões recém formados. Normalmente o esporão acaba se curando sem necessidade de cirurgias para sua retirada.

Para amenizar a dor, durante o desenvolvimento do esporão, pode-se imobilizar o calcanhar com uma faixa no arco do pé, ou ainda, usar uma palmilha especial. Também existem medicamentos a base de corticosteróides e analgésicos que podem ser injetados no local, para aliviar a dor, mas, também existem receitas caseiras que são muito usadas e prometem ajudar bastante a superar esse incômodo, sem necessidade de injeções ou medicamentos mais fortes.

Vale a pena experimentar os tratamentos naturais para esporões de calcâneo

RECEITA DE TRATAMENTO PARA CATAPLASMA DE ESPINAFRE:

- Macere bem algumas folhas de espinafre e aplique sobre o local, com uma faixa, por vinte minutos, enxaguando com água morna após esse tempo.

 

RECEITA DE TRATAMENTO DE EMPLASTRO COM AROEIRA

  1. Pegue algumas folhas de aroeira e passe por uma fervura para que amoleçam um pouco.
  2. Rale uma quantidade pequena da raiz de gengibre (ele é picante e, se for colocado em excesso, pode arder a pele).
  3. Misture as folhas cozidas da aroeira, a raiz ralada de gengibre e um pouco de álcool gel e aplique sobre uma compressa de gaze ou um pano limpo e aplique no local, amarrando para ficar firme e deixando, de preferência, da noite até o dia seguinte.

A aroeira e o gengibre são antiinflamatórios naturais e esse emplastro é indicado para dores ósseas em geral, também após retirada de gessos, etc.