Chá de amendoim é uma boa pedida para o São João

O amendoim é um grão muito popular na culinária, servindo de ingrediente base em receitas doces e salgadas. Além do mais, é rico em benefícios para a saúde


O amendoim é uma dos grãos mais populares quando relacionado a culinária. Seja em pratos doces, salgados ou até in natura, o amendoim tem o seu lugar garantido no paladar das pessoas. Com a chegada do mês junino, e consequentemente o São João, o produto ganha ainda mais destaque nos pratos e bêbedas preparados para as festas. Como na maior parte do Nordeste o clima frio ajuda a dar mais charme ao período, a sugestão é preparar um delicioso chá de amendoim para esquentar as noites e satisfazer o paladar.

Propriedades do amendoim

A lista de benefícios à saúde do amendoim é bastante vasta. Ele ajuda na prevenção de doenças, é uma fonte de gordura boa para organismo, fortalece as estruturas ósseas, contem ferro, fósforo, potássio, ômega 3, vitaminas do complexo B e E, além de um alimento rico em fibras. Somados aos benefícios de bom funcionamento do corpo, o amendoim também atua em favor da beleza, prevenindo o envelhecimento, regulando a oleosidade da pele, tem ação anti-inflamatória e combate o enfraquecimento de unhas e cabelos.

Origem do amendoim

A planta que dá origem ao amendoim é uma erva de pequeno porte, tipicamente sul-americana. O primeiro indício do seu descobrimento veio de colonizadores em regiões frias, entre as fronteiras do Paraná e Paraguai. Embora se desenvolva bem em climas frios, o cultivo do amendoim na região Nordeste é vasto, tendo a planta se adaptado ao clima quente de lá.

Receitas do chá de amendoim

Para atender todos os gostos, separamos três receitas especiais de chá de amendoim para aquecer as noites desse mês de junho e satisfazer o paladar dos convidados para o arraial. Lembrando que as receitas também evidenciam todas as propriedades medicinais do grão.

Chá de amendoim é uma boa pedida para o São João

Foto: Depositphotos

Chá de amendoim 1

Ingredientes

300 gramas de amendoim torrado e moído.
1 caixa de creme de leite light
2 litros de leite desnatado


Modo de preparo

Acrescento no liquidificados o amendoim torrado sem a casca, um litro de leite e todo o leite condensado. Bata por 10 minutos. Em seguida, leve a mistura ao fogo com o restante do leite. Mexa bem até ferver.

Chá de amendoim 2

Ingredientes

Meio pacote de amendoim torrado e descascado
1 caixa de creme de leite light
1 litro de leite desnatado
1 copo de açúcar mascavo (para calda)
Canelas em pau a gosto
Cravos da índia a gosto

Modo de preparo

Separe o amendoim, o leite condensado e a metade do leite. Bata bem os ingredientes no liquidificador. Em uma panela, acrescente o açúcar para que ele derreta até obter um caramelo. Na sequência, acrescente a mistura já batida e o restante do leite. Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Ao fim, use o cravo e a canela a gosto.

Chá de amendoim 3

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de amendoim torrado e triturado
2 litros de leite desnatado
10 colheres (de sopa) de achocolatado em pó
Meia colher (de sopa) de canela em pó
Meia colher (de sopa) de cravo moído
Açúcar mascavo a gosto

Modo de preparo

Coloque o leite para ferver. Depois de fervido, adicione o amendoim, o achocolatado e o açúcar. Por último, acrescente o cravo e a canela e deixe ferver por aproximadamente 30 minutos, em fogo baixo.


Reportar erro