A Castanha-do-Pará pode oferecer muitos benefícios a sua saúde!

A castanha-do-Pará é um alimento especial, que contém diversas propriedades que beneficiam nossa saúde, sendo…


A castanha-do-Pará é um alimento especial, que contém diversas propriedades que beneficiam nossa saúde, sendo rica em alguns componentes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como as fibras, cálcio, proteína, ferro, potássio, selênio, vitaminas, ácido fólico e zinco.

Um alimento rico em Selênio

Por ser uma grande fonte de selênio, que é o elemento que regula o funcionamento da glândula tireóide, evitando as variações de peso, tornou-se muito popular e passou a ser ainda mais consumida. O selênio também é antioxidante, portanto, o consumo de castanha-do-Pará protege o organismo dos radicais livres, prevenindo doenças e promovendo uma renovação celular que protege, inclusive o cérebro! É que o selênio se une a algumas proteínas produzidas em nosso corpo e assim, formam enzimas que combatem os radicais livres. Sem o selênio, essas proteínas não combatem os microorganismos danosos e assim, prejudicam as defesas. A proteção do selênio é especialmente benéfica às células cerebrais, que ficam preservadas, evitando doenças neurodegenerativas, como as senis. Agora, as pesquisas se voltam para pacientes com o temido Mal de Alzheimer, para quem os pesquisadores acham, os radicais livres fazem maiores estragos. Esse mineral precioso também ajuda o organismo a se desintoxicar, eliminando substâncias tóxicas e metais pesados que possam ter se alojado nas células.

A Castanha-do-Pará pode oferecer muitos benefícios a sua saúde!

Imagem da castanha | Imagem: Reprodução

Consuma uma castanha por dia…

Apenas uma castanha por dia já é suficiente para suprir a quantidade de selênio necessária com sobra, e esta recomendação dos nutrólogos deve ser seguida à risca, pois, se consumido em excesso seguidamente, o selênio pode mostrar um lado ruim: a toxicidade! Isto, claro, se o exagero for cometido todos os dias, se for uma vez ou outra, o máximo que acontecerá será a pessoa ficar com um “bafo de alho” (sim, o hálito fica ruim como se tivesse comido muito alho!) e o consumo exagerado não potencializa a ação das proteínas com o selênio, então, moderação é a palavra de ordem!


Outras propriedades nutricionais da castanha-do-Pará

O zinco presente nas castanhas, tanto na do Pará quanto na de caju, é um dos principais responsáveis pela produção de glóbulos brancos, controla a pressão arterial, reduz sintomas da TPMe o potássio colabora no desenvolvimento dos músculos.

A castanha também possui gorduras monoinsaturadas que reduzem os níveis de LDL, o colesterol ruim e aumentam o HDL, o bom colesterol, resposável por desobstruir as artérias, assim, são excelentes preventivas de problemas cardíacos. Mesmo sendo benéficas, essas gorduras são calóricas, também por isso, o consumo deve ser moderado.

Podem ser acrescentadas aos iogurtes, frutas, cereais, em lascas ou raladas misturadas ao arroz, sopas, ou ainda em diversas outras receitas. O ideal é que sejam consumidas cruas.


Reportar erro