Os benefícios de consumir cúrcuma ou açafrão da Terra todos os dias

Nutróloga explica quais são os benefícios proporcionados pelo consumo regular de cúrcuma

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é uma planta herbácea originária da Ásia, pertencente à família do gengibre. Há milênios, a raiz vem sendo utilizada como um potente fitoterápico, destacando-se pela sua ação antienvelhecimento e antioxidante.

Em uma publicação feita em sua página oficial do Facebook, a nutróloga Tamara Mazaracki explica quais são os benefícios proporcionados pelo consumo regular de cúrcuma ou açafrão-da-terra.

Benefícios do açafrão-da-terra

De acordo com a Dra. Tamara Mazaracki, a cúrcuma ou açafrão-da-terra é, atualmente, considerado o tempero “mais quente”. A especiaria é rica em curcumina, um antioxidante que, segundo pesquisa da UCLA (Universidade da Califórnia), pode reduzir o risco da doença de Alzheimer.

Confira os benefícios de consumir cúrcuma ou açafrão da Terra todos os dias

Foto: depositphotos

Ainda de acordo com a especialista em nutrientes e alimentação saudável, o açafrão-da-terra também possui ação anti-inflamatória, protege o organismo contra diversos tipos de câncer e pode ser considerada uma verdadeira fonte de especiaria.

Na publicação feita em sua página no Facebook, a nutróloga Tamara Mazaracki explica que a raiz tem sido considerada uma “super especiaria” e existem centenas de estudos que comprovam a sua ação antienvelhecimento e promotora da boa saúde.

Propriedades da cúrcuma

A cúrcuma contém diversos minerais e vitaminas, como o potássio, que atua no controle da pressão arterial e na prevenção de derrames. A super especiaria também é fonte de vitamina C, vitamina B6, ferro, manganês, cálcio e magnésio.

A curcumina, polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória, é o grande destaque da cúrcuma. Esse polifenol auxilia no combate ao câncer de próstata, mama, melanoma e pâncreas; desintoxica o fígado; é bom para o coração; ajuda a controlar o diabetes; neutraliza radicais livres e também possui ação analgésica, antisséptica e antibacteriana.

Como usar o açafrão-da-terra?

A nutróloga Tamara Mazaracki afirma que o curry é feito com a cúrcuma e indica o uso do tempero em diversos pratos, como sopas, pães, bolos, biscoitos, aves, carnes, legumes, arroz e feijão. A versão em pó pode ser usada à vontade na preparação de pratos e também em sucos.

Além dos benefícios proporcionados à saúde, a cúrcuma também é um ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a vários pratos da cozinha indiana.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.