Benefícios do suco de pitaya

A pitaya é uma fruta exótica que também pode ser conhecida por fruta do dragão

Naqueles dias de calor, nada melhor que tomar um suco refrescante, certo? Se esse suco ainda trouxer alguns benefícios para à saúde, tudo fica ainda melhor. Com o suco de pitaya, tanto o refresco quanto os benefícios são uma realidade.

A pitaya é uma fruta bastante exótica que, dependendo do lugar onde é encontrada pode ser conhecida também por fruta do dragão. Ela é cultivada em locais como a América Central. Porém, se adaptou bem a outras regiões.

Devido as suas características naturais, a pitaya entrou para o ranking das superfrutas, sendo considerada rica em diversos nutriente e benefícios. Quanto ao suco da pitaya, ele contém altas doses de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Como fazer o suco de pitaya

A polpa da pitaya é doce e macia. Seu sabor é semelhante ao kiwi e melão

O suco de pitaya é rico em nutrientes e sabor (Foto: depositphotos)

Antes de mergulhar de cabeça em todos os benefícios apresentados pelo suco de pitaya, aí vão algumas receitas que você pode aprender para incluir no seu dia a dia. Elas são fáceis e apresentam muitos benefícios para a saúde.

Ah! É importante deixar claro que o consumo do suco de pitaya deve ser feito imediatamente, logo após o seu preparo. Isso porque, com o passar do tempo, a fruta pode perder as suas propriedades.

Veja também: Pitaya, a fruta que lembra um dragão e é ótima para emagrecer

Suco de pitaya com hortelã

Para deixar o suco de pitaya mais refrescante adicione cubos de gelo

A polpa da fruta é a parte utilizada para o suco (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 400 ml de água filtrada;
  • 200 g de polpa natural de pitaya;
  • Um maço de folhas de hortelã.

Modo de preparo

O primeiro passo a ser seguido é higienizar bem a pitaya e retirar a polpa da fruta. Para isso, você deve partir a fruta ao meio e remover a polpa com auxílio de uma colher. Ela sairá com bastante facilidade. Você vai precisar de 200 gramas.

Para dar sequência ao preparo do suco de pitaya você vai precisar de um liquidificador. Coloque os demais ingredientes de uma vez e bata. O ponto ideal é que o suco fique homogêneo. Sirva sem peneirar.

Uma dica adicional é colocar algumas pedras de gelo na hora de servir.

Suco de pitaya com laranja

O suco de pitaya com laranja é uma "bomba" de antioxidantes que purificam o corpo

A mistura da pitaya com laranja deixa a bebida ainda mais refrescante (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 400 ml de suco natural de laranja;
  • 1 pitaya branca descascada e cortada.

Modo de preparo

Para preparar o suco, basta pegar o copo do liquidificador e acrescentar o suco de laranja e a pitaya. Bata tudo por cerca de três minutos. Passe para um copo e coloque algumas pedras de gelo para ficar mais refrescante.

Veja também: Pesquisa revela quantas frutas e vegetais devemos comer por dia

Suco de pitaya com abacaxi e linhaça

Água de coco, abacaxi e hortelã dão sabor especial ao suco de pitaya

O abacaxi aparece como uma ótima opção para compor o suco de pitaya (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) de água de coco;
  • 3 xícaras (de chá) de polpa de pitaya;
  • 1 xícara (de chá) de abacaxi picado sem casca;
  • 1 rodela pequena de gengibre;
  • ¼ de xícara de chá de folhas de hortelã;
  • 1 colher (de sopa) de linhaça dourada.

Modo de preparo

O preparo dessa receita é tão simples quanto as demais apresentadas até agora. Você vai precisar de um liquidificador. Coloque todos os ingredientes no copo do utensílio e bata bem. O ponto ideal é até que todos os ingredientes estejam homogêneos.

Feito isso, basta colocar em um copo, acrescentar uns cubos de gelo e servir imediatamente.

Os diferentes tipos da pitaya

Apesar da pitaya ser uma fruta bastante exótica, a natureza oferece três variações da mesma. Elas são mais frequentemente encontradas de acordo com a localização. Porém, essa variação não interfere nos nutrientes e sais minerais encontrados.

A pitaya fortalece o sistema imunológico e combate a ação dos radicais livres

Existem três variações de pitaya na natureza (Foto: depositphotos)

A primeira variação da pitaya é a de nome científico de Hylocereus undatus. Ela apresenta a casca rosa e polpa branca. Depois tem a Selenicereus megalanthus, que possui a casca amarela e a polpa branca. Por último vem a Hylocereus polyrhizus, de casca rosa e polpa vermelha.

Benefícios da pitaya

A pitaya é uma fruta rica em carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas dos complexos A, B, C e E. Na sua composição também podem ser encontrados os compostos Omega 3 e 6.

Além de ser usada no preparo de sucos, a fruta também serve de ingrediente de doces, geleias, iogurtes, sorvetes, tortas e saladas. A polpa da pitaya é doce e macia. Seu sabor é semelhante ao kiwi e melão.

Veja também: Frutas que causam inchaço e gases no organismo

Fortalece o imunológico

A pitaya fortalece o sistema imunológico e combate a ação dos radicais livres, justamente pela presença enfática da vitamina C. Inclusive, a quantidade de nutrientes presentes na fruta é maior do que a cenoura.

“Suas sementes e polpa são excelentes fontes de vitamina C, vitamina A, zinco e ferro, promovendo uma “blindagem” no sistema imunológico e uma excelente função antioxidante”, afirma a nutricionista Mariana Duro.

Controla o colesterol e diabetes

Sua ingestão irregular também controla os níveis de colesterol na corrente sanguínea e aumenta a taxa de colesterol bom. As fibras presentes na fruta também estabiliza os níveis de açúcar no sangue, ajudando no controle da diabetes.

“A pitaya apresenta uma pequena quantidade de gorduras poli-insaturadas, também chamadas de gorduras saudáveis, isso porque em sua polpa podemos encontrar muitas sementes”, endossa Mariana.

Fora isso, de acordo com o site Dr Axe, “Um estudo publicado no Journal of Pharmacognosy Research descobriu que a fruta do dragão teve resultados positivos sobre o estresse oxidativo em indivíduos testados”. Sendo assim, sua ingestão é benéfica na redução de problemas que podem estar associados à diabetes.

Formação pele e cartilagem

Outro fator positivo em relação ao suco de pitaya é a possibilidade de reduzir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. A fruta também induz a produção do colágeno pelo organismo, auxiliando na formação da pele, cartilagem e vasos sanguíneos.

Ainda sobre o colágeno, a pitaya ajuda a retardar o envelhecimento natural das células, o que faz com que a aparência jovial seja mantida por mais tempo. Ela também previne o corpo da ação de fungos e bactérias.

Previne o câncer

Devido à presença de uma substância chamada de fito-albumina em sua composição, o suco de pitaya previne o aparecimento de alguns tipos de câncer. Além do mais, a grande quantidade de vitaminas também afasta a incidência de anemia.

Segundo o site Dr Axe, “Um estudo publicado no Journal of Food Science observou o conteúdo de polifenóis e flavonoides e efeitos sobre várias linhas celulares de câncer a partir dos extratos da carne e da casca da fruta”.

Quanto à conclusão, “ambos os extratos revelaram atividade anticancerígena e uma correlação direta entre o conteúdo fenólico e efeito antioxidante, sugerindo que este extrato pode ser um ingrediente valioso”, divulgou o site.

Bom funcionamento intestinal

Por possui um alto teor de fibras, o suco de pitaya induz o bom funcionamento do intestino. Isso faz com que doenças como constipação, síndrome do intestino irritável e doenças ainda mais graves, como o câncer colorretal sejam desenvolvidas.

A pitaya também é benéfica para quem está fazendo dieta. “Com baixo valor calórico, suas fibras contribuem para um aumento da saciedade e um auxílio no funcionamento intestinal”, completa Mariana.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.