Aprenda como fazer um saudável doce caseiro de banana

Surpreenda seus convidados com essa receita simples e saborosa

Difícil é encontrar alguém que resista a um delicioso doce caseiro. Seja como sobremesa ou na hora do lanche, a guloseima aguça qualquer paladar. Entre os mais variados tipos, o doce de banana aparece como um dos mais preferido, sobretudo quando ele é produzido em um rústico fogão de lenha.

A forma de preparo parece que agrega um pouco mais de sabor a iguaria. Porém, se você não tiver fogão de lenha, não vai deixar de fazer o doce, até porque, a forma pode ser adaptada ao fogão da sua cozinha. A sugestão da receita foi extraída do canal do YouTube de Fran Adorno.

Antes de conhecer o passo a passo da receita, vale a pena prestar atenção nos benefícios que a banana agrega a sua saúde.

O doce de banana une sabor com os benefícios da fruta

O doce de banana é uma das sobremesas mais adoradas (Foto: depositphotos)

Ah! Lembrando que a fruta é muito fácil de ser encontrada, seja na feira livre, supermercado ou hortifrúti. Já em relação ao custo, também é bem baixo. Não tem desculpa para deixar de fazer.

Conheça mais sobre a banana

A banana é conhecida por ser uma fonte de energia instantânea. Ela pode chegar a fornecer cerca de 90 calorias de uma só vez. Além disso, a banana ainda carrega na sua lista de componentes vitaminas dos complexos A, B e C, fibras, potássio, manganês, cálcio, magnésio, cobre, ferro e ácido fólico.

Veja tambémDoce de abacaxi diet: aprenda a preparar e conheça seus benefícios

A banana possui compostos antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento natural das células, e serotonina, usada para relaxar e trazer bom humor.

Para a saúde, a fruta pode atuar na regulação do intestino, redução da pressão arterial, combate a depressão, cãibras musculares e, para os adeptos aos regime, ela também inibe o apetite, fortalece os ossos e auxilia na saúde da visão.

Doce caseiro de banana

O doce de banana caseiro pode ser consumido como sobremesa ou em laches

Essa receita só usa dois ingredientes: açúcar e banana (Foto: Reprodução | YouTube/ Fran Adorno)

Ingredientes

  • 1 dúzia de banana bem madura;
  • Açúcar a gosto.

Modo de preparo

Para ficar por dentro de todos os detalhes da receita, assista ao vídeo completo no canal do YouTube de Fran Adorno.

Dica extra

Para você que não quer deixar de fazer a receita mas se ver em uma verdadeira sinuca de bico pela utilização do açúcar, uma dica é que você pode fazer o doce sem a presença desse ingrediente. Dessa forma, o produto final obtido terá o gosto da banana mais em evidência. Uma boa saída para quem está de regime!

Veja também: Aprenda a fazer um delicioso doce de casca de maracujá

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.