Acabe com a tosse seca de maneira natural

O uso de frutas cítricas, da cebola e da cenoura são algumas das opções para acabar com o problema

Você sabia que existem maneiras naturais para tratar a tosse seca? Esse problema que atinge várias pessoas, principalmente as que sofrem de alergias, pode ser um grande incômodo em tarefas do cotidiano, como trabalhar, se exercitar e cozinhar.

Além de ferir a garganta, dificultar o ciclo respiratório e causar constrangimento, a tosse sem a presença de catarro também pode ser perigosa, causando inclusive episódios de sufocamento.

A tosse seca também afeta o sono. As crises desse tipo de tosse são mais comuns durante a noite e madrugada, o que prejudica seriamente a qualidade de sono. Um sono de má qualidade afeta vários sistemas do corpo, o que inclusive pode piorar o estado da tosse.

Diante de tantos problemas causados pela tosse seca, confira alternativas naturais para ajudar no tratamento e aliviar os sintomas.

Importante! Episódios de tosse, tanto seca quanto com secreção, podem ser violentas e causar danos severos aos sistema respiratório. Em caso de tosse recorrente, procure um médico. As opções naturais ajudam, mas podem não ser suficientes.

Formas naturais de combater a tosse seca

Beba muita água

Uma maneira natural de acabar com a tosse seca é bebendo até dois litros de água ao dia

Beber água ajuda muito a aliviar alergias (Foto: depositphotos)

A ingestão regular de água durante o dia ajuda muito a aliviar alergias que atingem a garganta e provocam a tosse seca. A água ajuda a manter as vias aéreas hidratadas e diminui a irritação da garganta. O recomendado é que sejam ingeridos de 1,5 a 2 litros de água.

Cenoura ou xarope de cenoura

O caldo ou xarope da cenoura é uma maneira natural de acabar coma tosse seca

A cenoura tanto diminui quanto alivia a tosse seca (Foto: depositphotos)

A cenoura é um alimento com grande potencial nutricional. Na sua composição é possível encontrar algumas propriedades antitússicas, ou seja, que diminuem e aliviam a tosse. Contudo, para esse benefício se manifestar, é preciso usar a cenoura em xarope ou caldo.

A melhor maneira de consumir esse benefício é através do xarope de cenoura. É muito simples de preparar, basta bater duas cenouras cortadas em rodelas no liquidificador. Em seguida, adicione meia xícara de mel e misture bem (sem bater no liquidificador). Tome uma colher da mistura de duas a três vezes por dia.

Há também a opção de preparar o caldo de cenoura. Para isso, é necessário cozinhar 250 gramas de cenoura picada em um litro de água. Deixe ferver até que as partes da cenoura fiquem viscosas. Desligue o fogo e em seguida, adicione meia xícara de leite e mel a gosto. Espere ficar morno e tome. O ideal é tomar uma xícara do caldo três vezes ao dia.

Veja também: Chá de canela para a tosse

Chá de hortelã

O hortelã é uma alternativa natural para o tratamento da tosse seca

Esse chá atua como remédio caseiro para diminuir a irritação nas vias aéreas (Foto: depositphotos)

A hortelã também é uma alternativa natural para o tratamento da tosse seca. O chá feito com essa planta é capaz de aliviar crises desse tipo de tosse e manter a garganta calma. É um potencial remédio caseiro para diminuir a irritação nas vias aéreas.

A planta tem efeito tranquilizante, antitússica, expectorante, descongestionante e mucolítica, o que serve tanto para aliviar tosse seca quanto tosse produtiva.

Para produzir o chá de hortelã, coloque uma colher (de chá) de folhas secas de hortelã em uma xícara de água quente. Deixe por cinco minutos, depois retire as folhas da água e beba.

Agrião

O suco de agrião provoca abundante expectoração mucopurulenta

O agrião pode ser usado inclusive no tratamento de bronquites crônicas (Foto: depositphotos)

O agrião é uma fonte de vitamina C, capaz de proporcionar alívio de tosses secas e produtivas. De acordo com o professor e nutricionista, Daniel Boarim, em seu livro “Prevenção e tratamentos pela medicina natural”, o agrião pode ser usado inclusive no tratamento de bronquites crônicas.

Segundo Boarim, o suco de agrião provoca abundante expectoração mucopurulenta. Pode ser usado em sucos de fruta ou mesmo ser consumido o suco do próprio agrião.

Para usar em sucos de frutas, você pode usar em suco de abacaxi, laranja, limão e acerola. Dessa forma, a vitamina C e o efeito tranquilizante serão potencializados. Dois galhos de agrião são suficientes para um litro de suco. Exceto no caso do abacaxi, onde dois galhos servem apenas para 500 ml de suco.

Para obter o suco do próprio agrião, você precisa de uma centrífuga. Coloque cinco galhos de agrião no aparelho até que vire massa. Depois coloque tudo em um pano e esprema até sair o líquido. Se os galhos não estiverem frescos, você pode molhar eles antes do processo. Adoce com mel.

Veja também: Aprenda a fazer uma potente pasta natural para eliminar tosse e pigarro

Cebola

Uma forma natural de acabar com a tosse seca é através do xarope de cebola

A cebola consegue tratar a tosse seca em poucos dias (Foto: depositphotos)

Por mais que a cebola seja detestada por boa parte das pessoas, devido ao seu sabor e cheiro forte, é um ingrediente rico em propriedades benéficas. Contra a tosse, é um alimento bastante consumido e eficiente, capaz de tratar a tosse rapidamente.

Para fazer o xarope de cebola, ferva uma cebola inteira sem casca e descamada em 250 ml de água. Quando a cebola começar a amolecer, leve ao liquidificador, bata tudo e depois coe. Adicione meia xícara de mel a mistura e coloque em um pote limpo. Tome três colheres do xarope por dia.

Limão com mel

O limão unido ao mel é muito potente para combater a tosse seca e produtiva

Extraia o sumo do limão e misture com mel (Foto: depositphotos)

Para quem acha que o limão com mel serve apenas para tratar gripes e resfriados, se engana. A receita tradicional também é muito potente para combater a tosse seca e produtiva.

Para preparar, aqueça um limão no microondas. Isto porque é mais fácil extrair mais suco do limão quando ele está morno. Não deixe esquentar muito. Se não possuir um microondas, deixe o limão por dois minutos em água fervente.

Esprema o suco do limão em um copo e depois vá adicionando mel até ficar levemente grosso, com uma textura de xarope ou mesmo mais leve. Para reforçar o efeito, você pode acrescentar alguns pingos de extrato de própolis. Beba tudo. Se não gostar do sabor, beba de uma só vez pois facilita.

Veja também: Chá de tussilagem é recomendado para tosse, bronquites e catarro

O que pode causar tosse seca?

A tosse seca geralmente é causada por alergias

Alguns alimentos e chás têm efeito expectorante, que ajuda a eliminar a tosse (Foto: depositphotos)

Diferente da tosse com catarro, que pode ser causada por doenças que afetam o sistema respiratório e órgãos como pulmões, a tosse seca geralmente é causada por alergias. Reações alérgicas a alimentos ou mesmo a agentes externos e cheiros podem causar irritação no sistema respiratório, o que pode causar tosse seca.

A tosse seca também pode ser uma tosse produtiva (aquela com a presença de catarro) em que a secreção não está sendo expelida. Para isso, é necessário fazer uso de remédios e substâncias expectorantes para “desprender” o catarro, eliminando-o junto a tosse. Alguns alimentos e chás tem efeito expectorante.

Entre os principais agentes que causam alergia, e também podem causar a tosse seca, estão o pólen, poeira, vírus e bactérias que podem causar reações no sistema respiratório. Pelos de animais também podem causar alergia e, consequentemente, a tosse seca.

A tuberculose também pode começar como uma tosse seca e só depois evoluir para uma tosse com secreção. Se desde o início houver suspeita dessa doença, é preciso procurar um médico imediatamente. A tuberculose é uma doença séria que, inclusive, pode levar à morte.

O uso de cigarro e fumo também é um potencial causador de tosse seca. As substâncias contidas na fumaça, como a nicotina, podem causar irritação na garganta. A abstinência dessas substâncias, em recentes ex-usuários, pode causar tosse seca.

Veja também: Pastilha caseira para tratar dor de garganta e tosse

O álcool também é considerada uma substância tussígena em algumas pessoas. Doenças digestivas que causam episódios de refluxo ácido são capazes irritar o aparelho respiratórios, o que pode causar tosse seca.

Tratamentos convencionais

Para as pessoas que procuram a cura da tosse seca em medicamentos receitados por médico, geralmente fazem uso de remédios anti-histamínicos. São antialérgicos que aliviam e tratam a tosse. Contudo, muitas pessoas evitam o uso de antialérgicos devido aos efeitos colaterais como sono, inchaço e perda de concentração.

Veja também:

4 sucos para curar gripes e resfriados

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.