6 Receitas de molhos saudáveis

Os molhos são versáteis e dão ainda mais sabor para os pratos

Na hora de optar por aquele cardápio delicioso e saudável, muita gente carrega muitas dúvidas. Dessa forma, você já pensou em aprender a fazer receitas de molhos saudáveis? Pois através desse artigo você vai aprender bem mais sobre o assunto!

Os molhos são bem versáteis. Eles podem ser consumidos com massas, carnes, saladas e muitos outros pratos. Além do sabor, quando ele traz ainda fatores que ajudam a saúde, o consumo torna-se ainda mais prazeroso.

Para quem segue uma dieta saudável, a dica é não perder tempo e buscar logo orientação do médico ou nutricionista. A partir das suas necessidades, um cardápio bem direcionado é a forma mais sensata de seguir uma vida saudável.

6 receitas de molhos saudáveis

Depois dessa breve introdução, agora chegou a hora de conhecer algumas receitas de molhos que vão fazer você com água na boca. Ah! é importante ressaltar que as receitas caseiras são feitas com ingredientes naturais.

Molho italiano

Molho italiano

Esse é tido como um dos melhores molhos para massas (Foto: depositphotos)

O molho italiano é conhecido por ser o acompanhamento perfeito para massas. Ele cai muito bem com o prato. Para preparar o molho italiano, você vai precisar de:

1 xícara de polpa de tomate, 1 colher (de sopa) de vinagre branco, 2 dentes de alho, 1 colher (de sopa) de orégano, 2 colheres (de sopa) de pimenta preta, 2 colheres (de sopa) de salsa e cebolinhas picadinhas e 2 colheres (de sopa) de aipo picadinho.

Com todos os ingredientes em mãos, separe agora uma panela. Junte todos os ingredientes de uma só vez e leve para cozinhar em fogo médio. O ponto ideal para o preparo é até engrossar. Desligue o fogo e sirva junto com a massa da sua escolha.

Veja também: Livre-se dos enlatados! Que tal testar esse molho à base de melancia?

Molho de iogurte com alho

Molho de iogurte e alho

O sabor marcante desse molho deve acompanhar saladas (Foto: depositphotos)

O molho de iogurte com alho é considerado leve, porém, com sabor marcante. Ele é ideal para acompanhar saladas que são servidas nas entradas. Para prepará-lo, basta seguir o passo a passo.

Primeiro separe os ingredientes: 1 xícara de iogurte natural, 5 colheres (de sopa) de azeite de oliva e ½ dente de alho amassado. Com ajuda de um liquidificador, junte o iogurte com o alho amassado e bata. Acrescente o azeite aos pouco e bata novamente.

Antes de servir, você pode colocar o molho em um recipiente a parte. Caso deseje incrementar um molho com mais sabores, basta acrescentar algumas ervas da sua preferência.

Molho tártaro

Molho tártaro

O molho tártaro é muito indicado para pratos com peixes e mariscos (Foto: depositphotos)

Esse molho é bastante conhecido na culinária. Seu preparo é bastante simplificado, sobretudo em relação aos ingredientes utilizados. Ele pode ser servido com peixes, mariscos e legumes.

Quanto aos ingredientes, você vai precisar de: 2 gemas cozidas, 120 ml de azeite de oliva, 1 dente de alho, 100 g de cebolinha, 1 picles, 5 azeitonas sem caroço, suco de meio limão e sal e pimenta a gosto.

Com ajuda de um garfo, amasse bem as gemas. Logo em seguida, tempere-a com sal, pimenta, suco de limão e misture bem. Acrescente o azeite e mexa mais um pouco. Por fim, acrescente a cebolinha picada, as azeitonas, o picles e o alho espremido.

Molho cremoso com rabanete

Molho cremoso de rabanete

Verduras e carnes em geral combinam bem com esse tipo de molho saudável (Foto: depositphotos)

Esse molho pode ser combinado com verduras e carnes. Ele é bem fácil de ser preparado e o resultado vai fazer seu prato ganhar muito sabor e, claro, sem perder o lado saudável da coisa.

Já em relação aos ingredientes, você vai precisar de: 3 colheres (de sopa) de rabanete ralado, 200 ml de creme de leite light, ½ colher (de chá) de alho em pó, cebolinha, sal e pimenta a gosto.

Para seguir com o preparo desse molho, você vai precisar de uma panela. Comece colocando o creme de leite light, o rabanete e o alho. Tempere com sal, mexa um pouco e deixe ferver. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha picada e é só servir.

Veja também: Dois molhos agridoces deliciosos para a ceia do natal. Aprenda a fazer

Molho de iogurte com linhaça

Molho de iogurte e linhaça

Além da linhaça, esse molho leva toques de hortelã que dão sabor diferenciado a ele (Foto: depositphotos)

Ideal para servir com saladas, esse molho de iogurte com linhaça, além de tudo, é muito saudável e saboroso. A mistura de sabores vai surpreender você, deixando a sua salada com um sabor sem igual.

No que diz respeito aos ingredientes, no preparo desse molho você vai precisar de: 1 pote de iogurte natural desnatado, 1 colher (de sopa) de azeite, 2 colheres (de chá) de mostarda, 1 colher (de chá) de linhaça, 1 colher (de sopa) de hortelã e ½ lima.

Para preparar esse molho, basta pegar um recipiente e misturar todos os ingredientes de uma só vez. Quanto a hortelã, pique bem para que ela libere o frescor para a receita. Mexa mais um pouco e sirva.

Molho caprese

Molho caprese

Esse molho tem sabor mais doce, devendo ser misturado com folhas de sabor mais forte (Foto: depositphotos)

O molho caprese é conhecido por deixar a salada um pouco mais adocicadas. Por isso ele é indicado para ser consumido junto com folhas de sabor mais fortes, a exemplo da rúcula e agrião.

Em relação aos ingredientes, basta separar: 1 colher (de chá) de água, 1 colher (de sopa) de azeite, 3 colheres (de sopa) de vinagre balsâmico, pimenta branca a gosto, 1 gota de adoçante e 1 pitada de sal..

Para preparar esse molho, você só vai precisar de um recipiente de vidro. Logo em seguida, acrescente todos os ingredientes de uma só vez e misture bem. Feito isso, basta servir diretamente na salada ou a parte.

Molhos para saladas

Dependendo do gosto da pessoa em questão, um colorido prato de salada não vai encher os olhos, pelo contrário, vai causar até uma repulsa. Porém, os molhos estão aí para ajudar a tornar o prato mais agradável, principalmente ao paladar.

Mas essa é uma realidade que não é comum a todas as pessoas, até porque, existem pessoas que não dispensam uma bela refeição a base de salada. Em todo caso, os molhos são quase que essenciais.

Para combiná-los com as saladas, o que deve ser levado em consideração são os sabores e também as necessidades de cada dieta. Para tanto, vale a pena consultar o seu médico ou nutricionista.

Os supermercados oferecem uma gama de molhos prontos para suprir qualquer necessidade e combinar com qualquer que seja o prato. Porém, a quantidade de sódio e conservantes fazem do ingrediente um verdadeiro veneno para o corpo.

Para quem está de dieta, o melhor a fazer é investir um pouco mais de tempo e preparar o seu próprio molho. Além de agregar sabor ao prato, sua consciência vai ficar tranquila em relação a qualidade do produto.

Veja também: Molho de limão pode ajudar na dieta!

Molho saudável para pizza

Para quem quer fugir do tradicional molho pronto para pizza, investir no preparo de um molho de tomate caseiro pode ser o ‘pulo do gato’ da sua receita. Além de agregar mais sabor, você vai ter certeza que está consumindo algo mais saudável.

Veja como prepará-lo:

Você vai precisar de 1 quilo de tomates maduros, 1 cebola grande picada, 3 dentes de alho picado, 3 colheres (de sopa) de azeite de oliva, sal e pimenta a gosto. Separe ainda orégano, tomilho, folha de louro e manjericão fresco a gosto.

O primeiro passo é picar os tomates com pele e sementes. Logo em seguida, aqueça uma panela alta, adicione o azeite e a cebola. Com o fogo baixo, refogue por alguns minutos. Coloque uma pitada de sal, adicione as ervas e o alho e refogue rapidamente.

Aumente o fogo um pouco e adicione o tomate, sal e pimenta moída na hora. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Passado esse tempo, o seu molho de tomate caseiro já está pronto para acompanhar a sua pizza, panqueca ou qualquer que seja a massa.

Ingredientes calóricos para molhos

Na hora de optar por uma receita de molho para incrementar a sua salada, carne ou massa, o ideal é optar por ingredientes naturais. Além de mais saudáveis, eles vão contribuir para a sua dieta.

Dessa forma, veja quais os ingredientes que devem ser evitados nas suas receitas:

Maionese

A maionese é um ingrediente pronto que é bastante utilizado nas receitas. Ela é uma opção de molho que faz o paladar de muita gente agradecer pelo sabor. Porém, uma colher (de sopa) contém 94 calorias.

Ranch

Usado para acompanhar frangos ou legume, o molho ranch, aquele feito a base de alho, apresenta grande quantidade de calorias. Para se ter ideia, uma colher (de sopa) contém 73 calorias.

Molho barbecue

Quem é que resiste a uma costelinha de porco acompanhada com um delicioso molho barbecue? Pois saiba que uma colher (de sopa) desse molho possui 29 calorias. A quantidade pode até parecer pequena, mas quando combinada com o prato principal, desestabiliza qualquer dieta.

Ketchup

O ketchup é um molho bastante consumido. Uma colher (de sopa) contém 19 calorias. Mas o que pode assustar na sua composição é o sódio e a quantidade de conservantes que são usados. Por isso, evite-o.

Os molhos e os pratos

Depois de ter visto todas essas opções de molhos, certamente ficou com água na boca e cheio de vontade de ir para a cozinha para preparar ao menos um deles. Além de fáceis, eles não vão fazer mal para a saúde, já que são saudáveis.

Na sua próxima consulta ou médico ou nutricionista, questione-o sobre qual o melhor entre todos os que molhos que foram apresentados, para preparar um prato especial. Pensar sempre na saúde ajuda a conservar hábitos saudáveis.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.