Tratamentos naturais contra bronquite

O que é, causas e sintomas Bronquite é uma inflamação nos brônquios, por onde o…


O que é, causas e sintomas

Bronquite é uma inflamação nos brônquios, por onde o ar passa para chegar aos pulmões. Essa inflamação, pode ser causada por vírus ou bactérias e aí se caracteriza a forma aguda da doença, durando por dias ou semanas. Já a forma crônica, atinge a pessoa por anos e pode não ser resultado de infecção, mas de uma síndrome, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Essas pessoas tem estreitamento nas vias aéreas, que geralmente estão cheias de muco, o que causa dificuldade para respirar.

Tosse, um dos sintomas da bronquite

Tosse, um dos sintomas da bronquite | Imagem: Reprodução

Tanto um quanto o outro tipo de bronquite, tem como sintoma a tosse e a expectoração do muco que se forma nas vias aéreas, além de sintomas causados pela inflamação dessas vias e seu congestionamento, como chiados e dificuldade de respiração.

Há diversos tratamentos possíveis para essa doença, com antibióticos, broncodilatadores, etc. E cada paciente deve ser avaliado por um médico, preferencialmente um pneumologista, que indicará o melhor tratamento. O que não quer dizer, que não se possa fazer uso de receitas naturais para aliviar esses sintomas ou contribuir para a desobstrução das vias aéreas.

Veja algumas receitas que podem ser muito úteis no tratamento

XAROPE DE GUACO

Ingredientes:

  • 3 copos de água
  • Folhas de Guaco
  • Cascas de Angico
  • 1kg de açúcar mascavo ou uma rapadura

Como fazer:

Deixe as cascas de Angico de molho na água de um dia para o outro e, no dia seguinte, ferva por 20 minutos junto com as folhas de Guaco. Após esse tempo, retire as cascas e as folhas e ponha o açúcar mascavo ou rapadura e deixe ferver até que se transforme em um melado consistente.


Depois do xarope pronto, guarde-o em um vidro ou garrafa escura. Tomar uma colher de sopa, 4 vezes ao dia.

 

CHÁ PARA BRONQUITE

Ingredientes:

  • Mel
  • Uma colher de sopa de folhas frescas de sabugueiro
  • Meio litro de água
  • Uma colher de sopa de folhas frescas de guaco

Como fazer:

Ferva as folhas de guaco e de sabugueiro e deixe amornar. Coe e adoce com o mel. Tomar uma xícara do chá  duas vezes ao dia.

OBS.: Não é indicado a: gestantes, hemofílicos e quem sofre com problemas gastrintestinais.


Reportar erro