Romã – Conheça seus benefícios e aprenda 3 remédios caseiros

A romã, fruta que é cercada de misticismo, fazendo parte de simpatias e rituais, afamada…


A romã, fruta que é cercada de misticismo, fazendo parte de simpatias e rituais, afamada por trazer bons fluidos, também pode ser uma poderosa aliada da saúde.

Preciosas cápsulas…

É na polpa, formada por sementes em forma de cápsulas translúcidas que se encontram a maioria dos nutrientes e compostos benéficos da fruta. Rica em ácidos graxos, a romã beneficia de forma especial o sistema cardiovascular, diminuindo o colesterol ruim, fortalecendo as paredes internas dos vasos e evitando, assim, os temidos infarto e derrame.

Cientistas concluíram que essas propriedades da romã se dão por causa das adversidades enfrentadas na região de origem, onde a planta se adaptou às mudanças bruscas de temperatura, sendo os antioxidantes, por exemplo, responsáveis por diminuir os danos causados pela variação entre o calor tórrido durante o dia e o frio extremo durante a noite. Por isso, também, há bom estoque de gorduras em suas sementes. Não fosse por essa química, a germinação se tornaria impossível e a planta desapareceria.

Romã – Conheça seus benefícios e aprenda 3 remédios caseiros

Veja os inúmeros benefícios desta fruta | Imagem: Reprodução

Além de proteger as nossas artérias, a romã também possui substâncias que tem poder de barrar algumas moléculas que danificam a estrutura celular e desencadeiam o câncer. Estudos comprovam que essa propriedade se dá pela presença de três ácidos: gálico, elágico e protocatequínico, além de doses concentradas de antocianinas, que são substâncias reconhecidamente anticancerígenas e são as responsáveis pela cor avermelhada da sua polpa. A associação dessas substâncias vem sendo estudada tanto no Brasil quanto por cientistas do mundo inteiro e já há estudos que associam a fruta à redução do risco de câncer de próstata; um dos estudos, nos Estados Unidos, mostra que a romã ajuda a freiar a multiplicação de células malignas.

Também são atribuídos à ela os poderes de emagrecimento, antioxidante, o que previne o envelhecimento precoce e evita diversas doenças e o poder antiinflamatório.

A fruta pode ser consumida in natura, pois é muito saborosa, também pode ser preparado um suco com sua polpa e pode ainda, ser acrescentada à saladas e molhos, só que, nesse último caso, não deve ficar muito tempo em cozimento, pois perde suas propriedades.

Mesmo sendo tão benéfica, a romã não deve ser consumida em excesso, pois alguns de seus componentes podem prejudicar a absorção de nutrientes e pode causar algum desconforto gástrico. Uma maneira de reduzir os riscos disso acontecer é acrescentar água ao suco, para que não fique muito concentrado e picar as sementes para acrescentá-la aos poucos à saladas.

A romã ainda concentra propriedades na parte branca, que envolve as sementes da polpa e também na casca, que pode ser amarelada, a mais comum em nosso país, ou rosada, que é originária do Canadá e não é tão comum por aqui. Dessas pode-se preparar chás que tratam diversos problemas, como inflamações.

Veja algumas receitas de remédios caseiros preparados com romã

Tratamento natural

Tratamento natural | Imagem: Reprodução

+ GARGANTA INFLAMADA


Ingredientes e preparo:  Ferva 150ml (1 xícara de chá) de água com 6g de cascas de romã por alguns minutos. Coe e deixe tampado até amornar.

Devem ser feitos no mínimo três gargarejos durante o dia para aliviar a garganta inflamada. O chá da casca desta fruta possui propriedades antissépticas e antiinflamatórias que combatem os microorganismos causadores da inflamação.

 

Esta é uma receita leve e saudável como opção de consumo desta fruta, criada pela nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição:

+ PARFAIT DE ROMÃ (rendimento: 2 porções)

INGREDIENTES:

  • 1 envelope de gelatina sem sabor incolor
  • 3 colheres de sopa de adoçante em pó para culinária
  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • 4 romãs
  • 4 colheres de sopa de ricota

Conforme  instruções da embalagem, prepare a gelatina. Passe a ricota passada na peneira e misture, juntamente com o cream cheese e 1 colher do adoçante. Mexa bem para formar um creme homogêneo. Coloque-o em taças e ponha para gelar por três horas. Cobertura: leve a polpa da romã ao fogo com as outras 2 colheres do adoçante por poucos minutos, apenas até encorpar. Espere esfriar e despeje sobre as taças.

 

+ IRRITAÇÃO NOS OLHOS

Prepare um chá com as folhas da árvore de romã e deixe amornar ou esfriar e aplique compressas nos olhos com algodão. Faça isso várias vezes ao dia.


Reportar erro