Remédios caseiros para cisto mamário

Existem alguns tipos de cisto e a forma de remoção dependerá exatamente de seu tipo…


Existem alguns tipos de cisto e a forma de remoção dependerá exatamente de seu tipo para ser eficaz. Normalmente os tratamentos caseiros indicados envolvem compressas quentes ou frias que podem drenar o conteúdo do cisto, ou ainda minimizar o inchaço causado por ele, enquanto os tratamentos médicos drenam e removem completamente o nódulo.

Tratamentos caseiros

Compressa quente

Para tratar, você pode usar compressas quentes, pois assim as bactérias morrerão e a inflamação será reduzida. O calor, além disso, ajuda a amolecer a secreção das glândulas sebáceas desobstruindo os poros de forma mais rápida.

Para isso, esquente água até que fique a uma temperatura entre morna e quente, e molhe uma toalha, algodão ou esponja nela e coloque sobre o cisto, deixando até que a temperatura fique ambiente. Aplique várias vezes ao dia.

Óleo de alho

Outra forma de remover os cistos sebáceos é com o óleo de alho. Para preparar, você vai precisar de:

– 100 ml de qualquer óleo – girassol e canola, por exemplo
– 14 dentes de alho inteiros com casca


Coloque o óleo e os dentes de alho em uma panela de cerâmica e deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos. Quando os dentes de alho estiverem cozidos, amolecidos, mas não fritos, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e aplique diariamente um pouco em cima do cisto fazendo massagem local por alguns minutos. Esse tratamento pode ser usado como complemento das compressas quentes.

Remédios caseiros para cisto mamário

Foto: Reprodução

Atenção

Alguns cistos, no entanto, devem ser removidos somente por meio de uma pequena cirurgia, pois pode ter algum pedaço mais profundo. Somente os cistos com até 1 cm de diâmetro podem ser tratados em casa e sempre deve-se procurar orientação médica.

Quando os cistos forem recorrentes, ou ainda aparecerem em grandes quantidades, busque orientação médica imediatamente. O mesmo caso quando notar que ele elimina secreções. Em alguns casos são necessários exames para investigar a origem, que pode estar relacionada a outras condições de saúde.

Dicas

Caso tenha um cisto mamário, algumas dicas podem ajudar como por exemplo eliminar a cafeína da sua alimentação. Isso porque a cafeína é um dos fatores que contribui para o surgimento dos cistos mamários. Eliminando café, chá, refrigerante e chocolate de sua alimentação fará com que o cisto desapareça ou ainda diminua de tamanho. Mas ainda assim é importante buscar orientação, pois essa mudança alimentar não irá tratar a doença que causa os cistos.


Reportar erro