Suco de couve: benefícios e receitas práticas

Você conhece os benefícios do suco de couve? Essa hortaliça produz um suco que é um verdadeiro elixir da boa saúde. Rico em nutrientes que fortalecem o organismo humano, o suco de couve também pode ser bastante saboroso.

Também é uma hortaliça rica em minerais, como o cálcio, ferro e fósforo, e vitaminas A, complexo B e C (1). Chamada por muitos como “rainha das folhas verdes”, a couve possui baixo teor calórico e alta porcentagem de fibras. Essa vantagem se amplia devido aos inúmeros modos de consumo e receitas desse vegetal folhoso.

Além de ser consumida refogada, em forma de saladas e chás, os seus benefícios também podem ser aproveitados no preparo de sucos. Essas bebidas ricas em nutrientes e com propriedades desintoxicante e antioxidante podem ajudar a manter a boa forma. Confira a seguir as propriedades e os benefícios do suco de couve.

Benefícios do suco de couve

O suco de couve possui propriedade antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares. Por essa razão, a bebida consegue prevenir doenças como o câncer, doenças cardíacas e de pele, além de auxiliar no bom funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce (2).

Mulher segurando um copo de suco de couve

Suco de couve tem baixo teor calórico e alta porcentagem de fibras (Foto: depositphotos)

Veja a lista com os principais benefícios do suco de couve:

  • Ajuda a emagrecer e manter a forma
  • Aumenta a disposição e a imunidade
  • Melhora a textura da pele
  • É anti-inflamatório
  • Faz bem para os ossos
  • Combate a anemia
  • Diminui o colesterol
  • Ajuda na gravidez
  • Facilita a digestão e funcionamento do intestino
  • Ajuda na prevenção e tratamento do câncer

Conheça melhor os benefícios

Neste tópico você vai encontrar mais informações sobre os benefícios e propriedades saudáveis do suco de couve. Veja como aproveitar todos os nutrientes da couve no seu corpo, melhorando a sua saúde e mantendo a forma de maneira saudável.

Ajuda a emagrecer e manter a forma

A couve é um dos melhores alimentos para emagrecer e reduzir medidas. Isto acontece devido ao fato de que essa hortaliça possui zero de gordura, baixíssimo teor calórico e uma alta quantidade de fibras (3).

Por isso, a couve é um alimento que pode ser ingerido como um terço de uma refeição e não gerar quase nada de aumento de peso. Alguns estudos indicam que este é um vegetal com baixa densidade energética, o que contribui para a redução de gordura no corpo (4).

Veja também: Detox: aprenda 3 formas de fazer suco de couve com limão para perder peso

Aumenta a disposição e a imunidade

O suco de couve é uma bebida rica em vitamina A e vitamina C, que estão relacionadas respectivamente a disposição e a imunidade do organismo.

A couve é um um dos alimentos mais ricos em vitamina A, mas por incrível que pareça, não é exatamente essa substância que existe na composição da hortaliça. Na verdade, trata-se do betacaroteno, um carotenoide que acaba se transformando em vitamina A no corpo (56).

Além disso, a vitamina A é muito importante para a capacidade imunológica do corpo, assim como para a saúde dos olhos e crescimento infanto-juvenil saudável (7).

E falando em sistema imunológico, vale destacar que a couve também é tida como um dos alimentos com maior quantidade de vitamina C. Estima-se, inclusive, que seja o alimento mais rico em vitamina C pura que existe (8).

Com uma quantidade de vitamina C bem maior que frutas conhecidas por essa vitamina, como a laranja e o limão, a couve ajuda nas defesas do organismo, na produção de colágeno, na digestão e aumenta a ingestão de ferro (9).

Melhora a textura da pele

Como citado acima, a couve é rica em vitamina C, um dos ingredientes fundamentais para que o corpo produza colágeno. O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada nos tecidos conjuntivos do corpo e tem como função contribuir com a resistência e elasticidade desses tecidos (10).

Dessa forma, o colágeno é responsável pela manutenção de várias partes importantes do corpo, como articulações, tendões e pele. Nesta última, ajuda na prevenção de rugas e proporciona mais brilho e vitalidade.

É anti-inflamatório

O suco de couve possui um grande potencial anti-inflamatório. A couve é uma hortaliça que possui ácidos-graxos, ômega-3 e ômega-6 em sua composição. Ambos proporcionam uma camada bastante equilibrada que impedem que inflamações apareçam ou se desenvolvam (11).

Faz bem para os ossos

A couve também possui o cálcio como um nutriente presente em sua composição. O cálcio é um elemento fundamental no organismo. Sua função é estruturar e manter a mineralização óssea. Isto é, formar, estruturar e dar rigidez aos ossos (12).

Dessa forma, é um ótimo alimento para incluir na alimentação de crianças e adolescentes. Nessas fases da vida, há o desenvolvimento da estrutura óssea, que exige muito cálcio e outros nutrientes.

Combate a anemia

O ferro e fósforo presentes na composição do couve são ótimos para prevenir a incidência de anemia (13). A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição das hemoglobinas no sangue, estado esse que pode ser causado por alimentação pobre em vitaminas, problemas de medula óssea e algumas outras doenças.

No caso em que a doença já existe, o consumo do suco de couve pode ajudar no combate, conferindo a ingestão de vitaminas e minerais no organismo através da alimentação.

Diminui o colesterol

O colesterol precisa existir para que vivamos de forma saudável, mas todo mundo sabe que quando há excesso, várias doenças podem surgir devido a este aumento no nível de colesterol. Mas um dos segredos para impedir isso é a couve!

Na composição da couve há substâncias chamadas de “sequestrantes ou sequestradores de ácidos biliares”. Essas substâncias agem no intestino e ajudam a diminuir os níveis de colesterol no organismo. Isso diminui o risco de doenças do coração, principalmente (14).

Há estudos que constatam, por exemplo, que o consumo diário de suco de couve por 12 semanas ajuda a aumentar o colesterol bom em 27% e a diminuir o colesterol ruim em 10%. Além disso, ainda melhora a ação antioxidante (15).

Ajuda na gravidez

Já foi citado antes que a couve é rica em cálcio, o que também é ótimo para a formação óssea do feto. Além disso, é um fonte rica de ácido fólico, que ajuda na multiplicação celular e é extremamente fundamental na gravidez.

O ácido fólico previne malformações e deficiências no feto (físicas e mentais), além de melhorar o funcionamento da placenta e no alargamento do útero. Também pode ser uma chave fundamental no período da lactação, ajudando na produção de anticorpos que serão consumidos pelo bebê (16).

Por isso, consuma couve constantemente durante a gestação. Além de melhorar a sua saúde, este consumo irá prevenir várias doenças no feto.

Facilita a digestão e funcionamento do intestino

Já falamos sobre a presença de fibras na composição do couve e do suco dessa hortaliça (17). Contudo, não falamos sobre como isso é importante para o funcionamento intestinal.

As fibras são essenciais para a ação correta do intestino e para a formação das fezes saudáveis. Além disso, ajudam na digestão, diminuindo o nível de esforço por parte do estômago e intestino.

Ajuda na prevenção e tratamento do câncer

O suco de couve também é capaz de ajudar na prevenção e no combate ao câncer em pacientes durante o tratamento contra a doença. Essa é uma característica comum em vegetais de folhas verdes-escuras, mas a couve consegue ser o principal deles.

A couve possui uma substância chamada de sulforafano, que estimula a produção de enzima capaz de anular o poder de substâncias cancerígenas. Essas enzimas agem tanto na prevenção do câncer quanto no fortalecimento da ação dos remédios contra a doença (18).

Além disso, a couve contém um fitonutriente chamado indol-3-carbinol. Essa substância ainda ajuda na prevenção do desenvolvimento de células cancerígenas (19).

Veja também: Como plantar couve em casa e desfrutar dos benefícios da hortaliça

Receitas de sucos de couve

Aqui você aprenderá as melhores receitas de suco de couve, para ingerir diariamente e dar aquele up na sua saúde! Veja como é fácil preparar o maravilhoso suco de couve!

Três sucos verdes de diferentes tonalidades

Para aumentar o poder do couve, basta misturar outras verduras e frutas no preparo dos sucos (Foto: depositphotos)

Couve com limão

Ingredientes:

  • Meio limão
  • 1 folha de couve
  • 1 copo de água (aproximadamente 200 ml)

Modo de preparo:

Bata a metade do limão junto com a folha de couve no liquidificador, adicionando a água aos poucos. O suco estará pronto quando apresentar uma textura e cor uniformes.

Couve com laranja

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve
  • 1 copo de suco de laranja

Modo de preparo:

Coloque as folhas de couve e o suco de laranja no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea.

Couve com maçã, laranja, cenoura e mel

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve
  • 2 maçãs Fuji
  • 2 cenouras
  • 1 laranja
  • 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:

Primeiramente, bata as folhas de couve junto com a laranja no liquidificador. Após isso, acrescente as duas cenouras e bata bem. Adicione uma maçã, bata bem e só então acrescente a outra. Por fim, coloque o mel e bata até a mistura ficar homogênea.

Veja também: Combinações de suco com couve

Couve com maçã

Ingredientes:

  • 2 maçãs argentinas
  • 2 folhas de couve

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Em seguida, adicione a metade de uma folha de couve e uma metade da maçã e bata bem. Adicione as outras partes da maçã e da couve aos poucos, até utilizar tudo. A bebida vai estar pronta quando a mistura estiver homogênea.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.