Os benefícios da argila vermelha

Por Nayla Georgia

Os benefícios da argila vermelha

Imagem: Reprodução

Desde épocas distantes a argila é usada em tratamentos de beleza e saúde. Esse ingrediente da natureza é rico em minerais e oligoelementos, tais como o ferro, alumínio, magnésio, cálcio e outros, que trazem um grande benefício ao corpo humano. Existem diversos tipos de argila que diferem por seus elementos e cores. No caso da argila vermelha, ela é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis.

Benefícios e propriedades

Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido. Fazer uma máscara dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão, por ser uma estimuladora do colágeno. Ela promove um peeling suave e tem alto poder de absorção, retirando a sujeira, as toxinas, a oleosidade e outras impurezas da pele, deixando-a macia e aveludada. Além de ser aplicada no rosto, também pode ser colocada no corpo todo, pois trata os tecidos flácidos e é bem eficaz na eliminação do stress.

Argila vermelha é indicada para…

  • Limpar completa e profundamente a pele;
  • Ajudar na cura de feridas, por ser um poderoso secante que ajuda na cicatrização;
  • Reduzir peso e gorduras localizadas;
  • Auxiliar em casos de reumatismo, artrite e câncer, pois tem efeito antitumoral;
  • Retirar a água em excesso da pele;
  • Remover a oleosidade excessiva;
  • Melhorar a maciez e o brilho tópico;
  • Tratar úlceras;
  • Diminuir o stress.

Como usar?

Na face

Coloque uma colher de sopa da argila vermelha em um recipiente e adicione a mesma quantidade de água mineral, filtrada ou soro fisiológico. Misture bem até formar uma pasta e aplique com ajuda de um pincel uma fina camada dessa máscara no rosto. Deixe secar por completo, o que demora pouco mais de vinte minutos, e remova com água gelada. Lave o rosto com sabonete facial e finalize com um hidratante para essa região.

No corpo

Escolha a área do corpo em que a argila deverá ser colocada e então ponha num recipiente a quantidade suficiente para que cubra o local. Adicione a mesma quantidade de água filtrada ou um ativo líquido da sua preferência e misture até obter uma pasta homogênea. Aplique na área desejada, espere secar e remova com água fria ou gelada.