Fruto do nopal pode ajudar a emagrecer de forma saudável

Com poucas calorias e rico em fibras, o nopal proporciona sensação de saciedade e ajuda a acelerar o trânsito intestinal. Veja como emagrecer com o vegetal


Se você deseja emagrecer, com certeza já sabe que precisa adotar uma alimentação saudável e balanceada, aliada à prática de atividades físicas. No entanto, existem pessoas que, mesmo com os cuidados com a alimentação e exercícios, não conseguem perder os indesejáveis quilinhos a mais e gostariam de aprender alguns “truques” que pudessem auxiliá-las a alcançar o objetivo.

Existem algumas plantas que poderão ajudar você com os problemas de peso, incluindo o nopal, que tem poucas calorias e é rico em fibras.

O nopal no processo de emagrecimento

O nopal é um alimento bastante nutritivo e perfeito para ser incluído na sua dieta equilibrada, uma vez que é um tipo de cacto saudável rico em fibras, com poucas calorias e que pode ser utilizado como um excelente complemento para as suas saladas e refogados.

Para perder peso, deve-se consumir diretamente o fruto obtido do cacto originário do México, denominado opuntia. Trata-se de um tipo de cacto saudável bastante utilizado em tratamentos terapêuticos, devido aos seus componentes que oferecem muitos benefícios ao organismo humano. O nopal destaca-se pela elevada quantidade de nutrientes e o baixo teor calórico (cerca de 17 kcal), além de ser rico em minerais como cálcio, ferro, potássio e sódio.

Imagem de nopal

Foto: Pixabay

A fibra solúvel, um dos principais componentes do nopal, é o responsável por auxiliar na perda de peso. Este tipo de fibra ajuda a acelerar o trânsito intestinal, evitando a excessiva absorção de gorduras e açúcares e, consequentemente, auxiliando na redução do excesso de peso.


De acordo com pesquisas científicas, a fibra presente no nopal é capaz de absorver mais de 30% de gorduras que outras fibras. Esta planta também proporciona sensação de saciedade, que ajudará você a se sentir satisfeito mais rapidamente e evitará a ingestão de calorias extras.

Diante disto, se você deseja emagrecer, recomenda-se que inclua o fruto do nopal em suas refeições diárias, como saladas, sucos ou refogados. O extrato da planta também pode ser encontrado à venda em cápsulas e suplementos.

Como emagrecer com nopal?

Para aproveitar as propriedades e benefícios do nopal, você poderá preparar um suco à base deste vegetal. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

  • 1 a 3 pedaços de abacaxi;
  • Aipo em ramo;
  • 1 xícara (de chá) de alho;
  • 1 nopal descascado;
  • Salsa picada.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador. Quando estiver tudo batido, acrescente o chá de alho e, caso queira, uma xícara de suco de laranja para dar mais sabor.

Para aproveitar melhor a propriedade emagrecedora do nopal, é aconselhável tomar este suco em jejum.


Reportar erro