Em alguns anos não haverá mais bananas, afirma estudioso

Segundo um estudo divulgado na revista científica PLOS Pathogens, a banana pode deixar de existir devido a uma praga chamada de Tropical Race 4


Já passou por sua mente que a banana um dia iria sumir? Nada de vitamina, doces, tortas e outras receitas que levam em suas composições uma das frutas mais famosas em todo mundo.

Parece o prenúncio de um pesadelo, principalmente para os brasileiros, tendo em vista que a banana é muito consumida no Brasil. Mas, é na verdade um alerta feito por cientistas após vários estudos.

Assim, de acordo com um estudo divulgado na revista científica PLOS Pathogens, a banana, que é um sinal de fartura, preço baixo, versatilidade e sabor, pode deixar de existir devido ao surgimento de uma resistente praga chamada de Tropical Race 4.

em-alguns-anos-nao-havera-mais-bananas-afirma-estudioso

Foto: depositphotos

Entenda como os pesquisadores chegaram a essa conclusão e o que os consumidores podem perder com o desaparecimento da banana.

Tropical Race 4 e a extinção da banana

O que sustenta a teoria de extinção da banana é o avanço da Tropical Race 4, ou simplesmente TR4. Originada na Indonésia e descoberta em 1960, esta praga já se espalhou para o sudeste asiático e pode chegar até a América Latina, região que cultiva mais de três quintos  das bananas exportadas em todo o mundo.


Sendo assim, para o co-autor da pesquisa elaborada pela Universidade de Wageningen, na Holanda, Gert Kema, este desenvolvimento da TR4 pode danificar as produções de banana e causar inúmeros prejuízos aos produtores.

Além disso, o pesquisador afirma que a teoria se solidifica devido a falta de manobras para combater a evolução da praga. Por esta razão, a Tropical Race 4 se desenvolve com facilidade e pode chegar em várias regiões do mundo sem maiores problemas. Apesar de todo o aparato científico, não foi possível estipular uma data para que este evento ocorra.

Quais benefícios se perdem com o desaparecimento da banana?

Rica em diversos nutrientes essenciais para o organismo, como potássio, fibras, magnésio, triptofano e vitaminas, a banana auxilia o corpo na prevenção e tratamento de problemas de saúde.

Sendo assim, a fruta ajuda a regular o intestino, reduz a pressão arterial, evita cãibras musculares, auxilia o consumidor na luta contra a depressão e ainda diminui o apetite, saciando o sentimento de fome e consequentemente ajudando no controle do peso.

Além da fruta propriamente dita, a casca da banana também pode ser utilizada na promoção de uma vida mais saudável. É menos calórica que a poupa e também possui o dobro de potássio se comparado com esta parte. Por estas razões, merece ser adicionada em algumas receitas.


Reportar erro