Depois de saber disso você terá muito cuidado com as frutas cítricas no verão

O ácido cítrico presente nas frutas cítricas pode causar um problema chamado fitofotodermatose. Entenda melhor


O verão é uma época maravilhosa para intensificar o consumo de frutas e sucos naturais. Em nosso país tropical isso não é problema, uma vez que temos a nossa disposição uma variedade incrível de espécies e sabores.

Quando o clima esquenta, as frutas cítricas fazem um verdadeiro sucesso. Elas oferecem tudo o que precisamos para dar fim ao calor! Tomar uma limonada ou um suco de laranja bem gelados nos refresca e nos enche de nutrientes.

Entretanto, é preciso ficar atento a algumas ressalvas. As frutas cítricas oferecem um risco à saúde da pele. Você sabia que elas podem causar queimaduras?

Quem faz o alerta é o diretor presidente da Imbravisa Rui Damenhainn. Em entrevista ao programa ‘Falando Francamente’ da Rádio EBC, o especialista afirma que a manipulação dessas frutas deve ser feita longe do sol, pois o ácido cítrico presente nelas pode causar um problema chamado fitofotodermatose.

Depois de saber disso você terá muito cuidado com as frutas cítricas no verão

Foto: depositphotos

A orientação do especialista é que logo após o manuseio, a pessoa lave as mãos, pois o menor resquício dessa substância pode causar irritações na pele. Confira as dicas do especialista.


O perigo não é só nas cascas

Muita gente pensa que as queimaduras são causadas pelas cascas das frutas cítricas. Isso é um grande engano. O ácido que provoca as lesões na pele está presente no sumo da laranja, limão ou abacaxi. Por isso, não adianta retirar somente as cascas.

Cuidados com os lábios

As queimaduras não aparecem somente em pessoas que manuseiam as frutas cítricas ao sol, mas também as que consomem um suco, por exemplo. A verdade é que o ácido pode acabar queimando a sua boca e não só as mãos de quem pega diretamente nas frutas.

Não existe pessoas imunes

Mesmo que sua pele tenha uma grande quantidade de melanina, o ácido cítrico pode provocar lesões. É óbvio que quanto mais clara a pele, mais exposta ela fica. Entretanto, todos devem se prevenir.

De olho nos sintomas

A primeira sensação é de ardência na área atingida. Em casos mais graves, pode haver o inchaço da região e ocasionar até a hospitalização.

Queimadura e manchas

O ácido das frutas cítricas provoca queimaduras, que podem inchar, causar bolhas e manchas difíceis de sair da pele. A maioria demora bastante para desaparecer e, algumas vezes, é preciso tratamento a laser para livrar-se das manchas pretas.

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir é evitar o manuseio direto dessas frutas no sol e, se for inevitável, passar protetor solar em toda a área que terá contato com esse tipo de alimento, inclusive nos lábios.


Informar erro