Cuca de Mirtilo: receita leve, saudável e incrivelmente saborosa

O delicioso mirtilo é o protagonista desta receita. A partir dele e dos ingredientes leves da receita é possível deixar a guloseima mais saudável


Bolo é uma das comidas mais apreciadas no mundo inteiro. Ele serve para compor diversos tipos de ocasiões, desde as festivas até as refeições mais comuns, como jantar, café da manhã e lanches.

Não se sabe bem ao certo a origem do bolo comum, mas acredita-se que ele remonte o período no qual os egípcios utilizavam pães de trigo. Com o passar do tempo, eles foram adicionando sumos de frutas para adocicar a receita. Essa seria a origem das massas de bolo.

Já a tradição de incluir o bolo em festividades teria nascido na Itália, na cidade de Nápoles, no século XV. A ideia teria sido manifestada durante um banquete e virou moda. Já no século XVI, o casamento do rei francês Henrique II, deu o ponta pé inicial na tradição dos bolos decorativos, com vários andares.

Quanto mais altos e pesados eram os bolos, mais sofisticação e nobreza eram demostradas. Para se ter uma ideia, a rainha inglesa Victória chegou a servir durante o seu reinado bolos enormes: com mais de 2 metros de altura e que pesavam 100 quilos.

Por aqui, o hábito alimentar chegou trazido pelos portugueses. Era o pão de ló que até hoje é consumido largamente. Atualmente, já existem diversos formatos, sabores e tipos de bolo. Chama a atenção para a crescente adaptação das receitas compostas por ingredientes mais leves e saudáveis. Um jeito novo de apreciar as delícias que a culinária pode proporcionar. Aprenda agora a fazer um bolo saudável e saboroso.


Receita do bolo ‘Cuca leve de mirtilo’

Cuca de Mirtilo: receita leve, saudável e incrivelmente saborosa. Confira

Foto: depositphotos

Ingredientes

– 2 ovos;
– 200 g de mirtilos frescos;
– Meia xícara (de chá) de óleo de girassol;
– 1 xícara (de chá) farinha de trigo integral;
– 1 xícara (de chá) de água;
– 1 xícara e meia (de chá) açúcar mascavo;
– 1 colher (de sopa) de fermento químico;
– 1 pitada de sal;
– 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo branca;
– 1 colher (de sopa) de Masala Chai (chá de especiarias e ervas aromáticas indianas. Pode ser substituído por chá de canela e maçã.

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o açúcar mascavo, os ovos, o óleo de girassol, a água e o sal. Depois disso, coloque a mistura em um recipiente e misture a farinha de trigo branca e integral e o masala.

Somente depois disso, coloque o fermento químico e misture mais um pouco. Por fim, adicione os mirtilos mexendo levemente com uma colher de pau. Leve para o forno em uma forma untada por cerca de 25 minutos. O ideal é que o bolo seja servido ainda quente.


Informar erro