Bronquite – cura para seus sintomas de forma natural

Por João Silva

Bronquite

Imagem: Reprodução

A bronquite é uma doença comum que afeta o sistema respiratório, em especial os brônquios, obstruindo as vias aéreas, podendo ser aguda ou crônica. Entre as causas da doença, sabe-se que vírus, bactérias e o consumo de cigarro, agem inflamando os brônquios e produzindo secreção ou muco.

Ela uma das doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC).

Embora pareçam iguais, as bronquites aguda e crônica tem suas particularidades referentes duração dos sintomas e a ocasionalidade da doença. A bronquite aguda é causada em maiores casos por vírus (embora as bactérias também possam atuar) que contaminam o epitélio bronquial, aumentando a produção do muco responsável pela filtragem do ar que respiramos. O muco reage ao vírus de forma que sua cor, cheiro e consistência podem mudar, o que tradicionalmente chamamos de catarro.

Dentre os sintomas da bronquite aguda, podemos destacar:

Pode ser facilmente confundida com uma gripe comum, por isso é necessário o diagnóstico. Já a bronquite crônica atua no corpo e mostra sintomas que podem durar alguns meses ou até anos, possui os mesmos sintomas da aguda, porém com a adição de chiados resultantes da tentativa de respirar e falta de ar. Grande parte dos casos está ligada diretamente com o consumo de cigarros (principal causa de DPOC), pois a doença também apresenta sintomas resultados de agentes químicos. Até a simples poeira de uma casa pode progredir na inflamação dos brônquios. Para que não seja confundida com asma, o diagnóstico deve ser realizado para ministrar o tratamento adequado.

O diagnóstico de ambas as doenças só será confirmado com uma radiografia, exame do muco ou sangue, e é necessária a confirmação e inicio de tratamento para que a bronquite, qualquer que seja ela, não evolua para um mal maior, como a pneumonia. A prevenção de ambas as doenças pode começar com a total exclusão do uso de cigarros, principal fator de inflamação dos brônquios, não ocorrerá o retardamento da doença, mas também não ocorrerá a sua progressão. Evite lugares com ar carregado de poluentes, prefira locais com ar puro e fresco para alivio dos sintomas e espasmos da doença.

Tratamento

Existem no mundo farmacêutico dezenas de remédios que desaceleram os sintomas da doença, mas uma coisa que poucos sabem é que mesmo sendo uma doença delicada, a bronquite pode ser tratada por meios naturais e econômicos. Podemos usar hortaliças, frutas e plantas em receitas como:

  • Descasque 50 gramas de sementes de abóbora e triture com 20 gramas de mel de abelhas, adicionado uma xícara de chá de água. Ministre doses por colher cada vez que apresentar sintomas como tosse.
  • Amasse o agrião até virar uma massa, após isso, ponha num pano para coar o seu suco. Para cada 300 gramas desse suco, adicione 400 de mel e metade de uma clara de ovo caipira. Leve ao forno, espere ferver e está pronto. Após esfriar, tome meia xícara 3 vezes durante o dia.
  • Corte rodelas de nabo e deixe descansando em mel de abelhas por 24 horas, após isso, consuma o mel que ficou em descanso,
  • Corte fatias de abacaxi, acresce mel e cozinhe. Espere esfriar e ministre meia xícara 4 vezes diariamente.
  • O consumo de maçã em qualquer modo é benéfico à bronquite
  • Faça chás das folhas do guaco, adoce com mel de abelha e tome goles diários.
  • Chá de toda a planta do assa-peixe, tomando 2 a 3 xícaras durante o dia.