Suco de tomate tem todos os benefícios do fruto

Os sucos de tomate são excelentes fontes nutricionais e medicinais. Eles juntam todos os benefícios desse fruto com os ingredientes complementares


Os sucos são grandes aliados para quem deseja manter uma vida saudável. No caso do tomate, quando cru e fresco, percebe-se que seu sabor difere muito do cozido, enlatado, salgado ou engarrafado. Os sucos de tomate cru também têm efeitos diferentes sobre o organismo quando comparados com os vendidos enlatados, que contém os ácidos cítrico, málico e oxálico.

Quando feito com tomate cozido, enlatado ou engarrafado, o suco tende a acidificar o sangue e retirar minerais dos tecidos, ossos e dentes. O suco de tomate cru é levemente alcalino e aumenta as reservas de minerais. Por isso, é mais saudável quando o preparo é caseiro, de preferência com tomates amadurecidos no pé.

Ações benéficas do suco de tomate contemplam tratamento contra colesterol

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios do tomate

O tomate é muito rico em minerais, como o potássio e o licopeno, e vitaminas A, C e B6. O alto poder antioxidante do licopeno ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. É um excelente depurador do fígado, estimula a circulação, previne doenças do coração, e adiciona textura e sabor agradáveis aos sucos a que é adicionado.

Indicações

Os sucos de tomate são indicados para tratamento de colesterol alto, distúrbios da bexiga, problemas na vesícula biliar, disfunções hepáticas e renais, doenças da pele, gota, e ainda por cima ajudam a perder peso.

Escolhendo os tomates

Procure utilizar apenas tomates amadurecidos no pé, naturais e sem aditivos químicos. Tomates originários de estufas não devem ser usados, uma vez que, como são colhidos ainda verdes, utiliza-se de produtos para forçar o amadurecimento.

Suco de tomate para colesterol alto

Ingredientes:

– 4 tomates maduros
– Meia xícara de chá de água (pode ser gelada)
– Folhas de manjericão
– Suco de um limão
– Molho de pimenta a gosto (opcional)
– Uma pitada de sal

Como preparar:


Lave os tomates, corte-os e tire as sementes. Leve-os ao liquidificador e bata junto com os outros ingredientes. Coe, e beba ao natural, ou adicione gelo se preferir.

Suco de tomate com laranja

Ingredientes:

– 4 tomates
– 4 laranjas
– 500 ml de água
– Açúcar ou adoçante a gosto

Como preparar:

Bata no liquidificador os tomates (lavados e sem sementes), junto com o suco das laranjas e a água. Procure deixar uma textura bem líquida. Acrescente o açúcar ou adoçante e pronto!

Suco de tomate e cenoura

Ingredientes:

– Meio tomate
– 2 copos de água
– Meio limão
– 1 cenoura
– Folhas de hortelã

Como preparar:

Lave e retire as sementes do tomate, coloque no liquidificador junto com os demais ingredientes, e bata até ficar homogêneo. Pode ser servido ao natural ou gelado.


Reportar erro