Acabe com a tosse seca de maneira natural

Muito comum quando estamos resfriados, a tosse é uma forma que o organismo encontra para…


Muito comum quando estamos resfriados, a tosse é uma forma que o organismo encontra para se defender de agentes invasores das vias respiratórias. A tosse seca é um dos tipos de tosse que mais incomodam e cansa bastante o indivíduo, por não expelir secreções e forçar muito o sistema e as vias aéreas, podendo, inclusive, agravar alguma lesão já existente. A seguir, conheça alguns remédios que ajudam a acabar com a tosse seca de maneira natural.

Acabe com a tosse seca de maneira natural

Foto: Reprodução

Remédios naturais para acabar com a tosse seca

Leite com mel

Assim como o chá verde, o leite com mel é um remédio bastante comum para tratar a tosse seca. Deve-se ter o cuidado ao verificar a temperatura da mistura, pois as bebidas e comidas quentes podem irritar a garganta.

Sopa de galinha

Sopa de galinha, com o acréscimo de gengibre e alho, funciona bem no tratamento da tosse seca e reforça o sistema imunológico.

Xarope caseiro

Para preparar um xarope caseiro eficaz para tratar a tosse seca, basta misturar camomila, limão, cravo e ferver estes ingredientes por 3 minutos. Após isso, deixe de molho por 5 minutos e coe. Se preferir, adoce com mel. Tome duas colheres de sopa desta mistura, três vezes ao dia.

Chá de hortelã

Devido às suas propriedades antisséptica, tranquilizante suave e analgésica, a hortelã é um ótimo remédio natural para tratar a tosse seca.

Para aproveitar os seus benefícios, basta preparar um chá com as suas folhas:

Ingredientes:

– 1 colher de chá de folhas secas ou frescas de hortelã;
– 1 xícara de água fervente;
– Mel a gosto para adoçar.


Modo de preparo:

Acrescente as folhas de hortelã picadas na xícara de água fervente e deixe repousar por 5 minutos. Coe e beba a seguir, adoçado com mel.

Chá de amor-perfeito

Com propriedades calmantes, o chá de amor-perfeito ajuda a acalmar a tosse seca e fortalece o sistema imune.

Confira a receita deste chá:

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de amor-perfeito;
– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Acrescente as folhas de amor-perfeito à água fervente e deixe repousando por 5 minutos. Coe e tome o chá morno adoçado com mel.

A persistência da tosse seca

No caso de a tosse seca persistir por mais de 2 semanas, é recomendado ir a uma consulta médica, pois ela pode estar relacionada com alguma alergia e o médico indicará o tratamento adequado.


Reportar erro