10 motivos para você comer banana todo santo dia

Saborosa e rica em nutrientes essenciais, a banana é uma poderosa fruta que proporciona diversos benefícios para a nossa saúde. Conheça 10 deles


Originária do sudeste da Ásia, atualmente a banana é cultivada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta, sendo bastante apreciada e consumida em nosso país. Banana-da-terra, banana prata, banana maçã e banana nanica são as quatro principais variedades da fruta e, além de serem consumidas puras, podem ser usadas no preparo de pratos doces e salgados, além de vitaminas e sucos.

Saborosa e rica em nutrientes essenciais como fibras, fósforo e potássio, a banana é uma poderosa fruta que proporciona diversos benefícios para a nossa saúde.

Motivos para incluir a banana no cardápio diário

Prevenção de doenças cardiovasculares

A banana é rica em nutrientes como potássio, fósforo e fibras, que regulam o organismo, estimulam a circulação sanguínea e auxiliam no combate a doenças cardiovasculares e da hipertensão.

Melhora do humor

Esta fruta é rica em nutrientes que produzem serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e pelo equilíbrio no sono. Por este motivo, a banana é uma boa fruta para melhorar o humor.

10 motivos para você comer banana todo santo dia

Foto: Pixabay

Além disso, a fruta também é rica em uma substância denominada triptofano, uma espécie de proteína que é transformada pelo organismo em serotonina.

Atua no bom funcionamento do intestino

A casca da banana é fonte de fibras e prolonga a sensação de saciedade, evitando a ingestão extra de calorias, e auxilia no bom funcionamento intestinal. A casca da fruta pode ser usada como ingrediente no preparo de pães e bolos.


Prevenção de acidente vascular cerebral (AVC)

A banana contém grande quantidade de potássio, que é uma substância importante para estimular a circulação e a regulação da pressão sanguínea. Quando esses fatores são afetados, crescem as chances de um acidente vascular cerebral. Por este motivo, a fruta é um bom alimento para prevenir o problema.

Evita as cãibras

Devido os minerais presentes na banana, tais como potássio, fósforo, cálcio e magnésio, a fruta ajuda a evitar as contrações musculares.

Fornece energia

A banana é um bom remédio natural para quem sofre de falta de energia ou sente um cansaço excessivo. Devido os diferentes tipos de açúcares presentes na fruta, ela promove o aumento da energia, sendo especialmente útil para dar mais disposição durante a prática de atividades físicas.

Auxilia no processo de emagrecimento

A banana é considerada uma fruta calórica, no entanto, dentro de uma dieta saudável e equilibrada, não há perigo de engordar com o seu consumo. Para quem deseja emagrecer, o melhor é optar pela banana nanica, que é menos calórica e mais laxativa.

Contra azia e queimação no estômago

O sabor doce da banana protege as paredes do estômago e pode ser uma ótima opção natural para aliviar problemas como azia e queimação no estômago.

Hidratante natural para o cabelo

Além dos benefícios proporcionados ao ser consumida, a banana também pode ser usada como um hidratante natural para o cabelo. As vitaminas e minerais presentes na fruta podem estimular a renovação dos fios e reparar danos no couro cabeludo.

Combate a anemia

Por ser uma das frutas que mais contém ferro, a banana pode ser útil no combate à anemia.


Reportar erro