Uvaia – Benefícios dessa fruta exótica que emagrece

Além de enxugar a silhueta, a uvaia favorece o bom funcionamento do organismo, deixando-o livre de radicais livres

O Brasil é um dos maiores exportadores de frutas do mundo e isso se deve a boa qualidade dos solos e ao clima. Estes dois aspectos favorecem o crescimento e desenvolvimento de diversos tipos de plantas, inclusive as exóticas como é o caso da uvaia, fruta capaz de cuidar da saúde e ainda auxiliar no processo de emagrecimento em seus consumidores.

Apesar de ser muito benéfica, a fruta ainda tem pouco espaço no mercado nacional e internacional. Nem todos os brasileiros conhecem a uvaia e outros nunca ouviram falar sobre os seus benefícios. Porém, trata-se de um alimento rico em vitaminas e outras substâncias importantes para o corpo.

Também chamada de uvaiera, uvalha e uvalha-do-campo, a planta pertence à família da Myrtaceae e tem como nome científico Eugenia pyriformis. Ela se dá com maior incidência nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, como nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, porém também é encontrada na Argentina e no Paraguai.

A fruta ainda é muito utilizada para consumo próprio, não sendo comum sua venda em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais. Por isso que o seu cultivo é o mais indicado para quem deseja aproveitar dos seus benefícios.

História e características da uvaia

O nome desta fruta é derivado do tupi  ubaia ou ybá-ia e tem como significado fruto azedo. A árvore pode variar de tamanho, de 6 até 15 metros de altura. O tronco é reto e possui ramificações nos galhos, os quais são repletos de folhas e flores. Pela delicadeza da planta, ela é muito utilizada para decorar ambientes.

Uvaia - Benefícios dessa fruta exótica que emagrece

Foto: Reprodução/Pinterest

Já com relação ao fruto, pode-se dizer que ele é carnudo, mas coberto por uma fina casca que é frágil. A cor é amarelo-ouro e possui um aroma agradável. O sabor da polpa é ligeiramente azedo, por isso não agrada a todos.

Benefícios dessa fruta exótica

As principais ações da uvaia são o efeito anti-inflamatório e a atuação antioxidante. Portanto, é possível dizer que o consumo da fruta pode auxiliar no tratamento de inflamações e ainda combater os radicais livres que podem prejudicar as células saudáveis.

Em outras palavras, este alimento é antioxidante porque possui em sua composição boas quantidades de vitamina C, inclusive tem um teor quatro vezes maior que o da laranja. Sendo assim, elimina as substâncias que degradam as células, evitando doenças oxidativas e o envelhecimento precoce.

Além da vitamina C, a uvaia também possui vitamina A e óleos essenciais. Dentre os demais benefícios da fruta estão: combate a diarreias, tratamento de gripes e auxílio para quem deseja emagrecer.

Uvaia no processo de emagrecimento

Devido as vitaminas presentes na uvaia, a fruta consegue auxiliar na perda de peso. Isto porque os nutrientes da polpa ajudam o corpo a queimar calorias e ainda trabalha para inibir o sentimento de fome, uma vez que provoca saciedade em quem a consome. Tanto a fruta in natura como o chá feito com a polpa da uvaia são capazes de ajudar a manter a silhueta.

Preparando o chá

Quem preferir consumir o chá, ao invés de comer a própria fruta, vai precisar de um litro de água filtrada, cinco uvaias sem caroço e com casca e um pedaço de gengibre. Todos os ingredientes devem ser levados ao fogo e o chá estará pronto quando o líquido começar a ferver, cozinhando a fruta e a raiz. Esse processo costuma levar, aproximadamente, 10 minutos.

Após o tempo determinado, coe o líquido e espere esfriar um pouco. Se preferir, adicione mel ou melaço para adoçar e consuma logo em seguida. A dica é beber todo o chá feito durante o restante do dia.

Receita de mousse saudável de uvaia

Mesmo se tratando de um mousse, é possível fazer com que ele seja saudável e não contribua para o ganho de peso. A receita a seguir leva ingredientes bem escolhidos, que são menos calóricos que suas versões normais. Por esta razão, essa opção de sobremesa é ideal para quem está lutando contra a balança, mas mesmo assim não resiste a um docinho.  Confira!

Ingredientes

  • 2 potes de iogurte desnatado;
  • 200 g de uvaia;
  • 1 pacote de gelatina sem sabor e incolor;
  • 1 lata de creme de leite light;
  • Meia xícara (de chá) de água;
  • Adoçante culinário.

Modo de preparo

Coloque a água no fogo juntamente com as uvaias descaroçadas. Assim que a mistura começar a ferver, espere cinco minutos e desligue o fogo. Coe, separe a fruta cozida e use o líquido quente para derreter a gelatina em banho maria. Depois coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater até ficar homogêneo.

Em seguida, despeje o conteúdo em uma travessa de vidro e leve-a para o congelador. Deixe nesta situação por quatro horas ou mais, se achar necessário. Após o tempo determinado, sirva ainda gelado. Se preferir, pode acrescentar algumas uvaias em cima do mousse. Além de decorar, pode deixar o doce com um sabor levemente azedinho e você pode aproveitar a sobremesa sem a ficar com a consciência pesada.