Repolho: benefícios, tipos e receitas saudáveis

O repolho é um tipo de legume extremamente importante porque traz benefícios para a saúde, como o fortalecimento da imunidade, o controle da pressão arterial, a prevenção da anemia, entre outras tantas vantagens.

Além de ser nutritivo, ele pode compor receitas variadas, como cozidos e saladas, o que aumenta ainda mais o leque de opções que possibilitam inclui-lo no cardápio.

E o melhor, todas as versões encontradas no mercado, a exemplo do repolho roxo, são igualmente  saudáveis.

Benefícios do repolho

Os nutrientes que fazem do repolho um ingrediente indispensável para o bem-estar do organismo são:  Vitaminas C, K, B6, B1 e B2, Potássio, Manganês, Fibras, Cobre, Fósforo, Magnésio, Cálcio, Selênio e o Ferro.

Fortalece o sistema imunológico

De acordo com a nutricionista Danielle Barioni, um dos principais benefícios trazidos pelo repolho é o fortalecimento da imunidade. “Por ter um alto teor de vitamina C, esse legume deve ser utilizado diariamente. Isso fortalece a atividade dos anticorpos e evita doenças como gripes e resfriados”, explica.

Além disso, o repolho possui uma grande quantidade de aminoácidos, que faz com que inflamações, de um modo geral, também sejam evitadas, como por exemplo, a gastrite.

Controla a pressão arterial

A hipertensão é uma condição muito comum nos dias atuais e pode ser a causa de problemas cardíacos e derrames.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2017, mais 100 mil pessoas foram a óbito por problemas decorrentes da elevação da pressão. O que liga o sinal de alerta para a urgência nos cuidados. E o repolho pode ajudar.

O potássio, presente no legume, pode diminuir a pressão, evitando seus picos. Isso porque esse mineral ajuda a regular os efeitos do sódio no corpo, que é o gatilho para a pressão alta.

Segundo a nutricionista Danielle, o repolho roxo é o tipo que possui maiores níveis de potássio, devendo ser consumido, principalmente, por quem apresenta variações na pressão arterial.

Melhora a qualidade da pele

As vitaminas e nutrientes que o repolho contém fazem muita diferença para o corpo como um todo, o que inclui nossa pele. Uma das vantagens é que ele faz com que a superfície, principalmente do rosto, fique mais lisa e macia.

A nutricionista explica que, como ele é um alimento que tem efeitos anti-inflamatórios, também evita surgimento de acne. Além disso, quando a pele já apresenta espinhas, o legume evita o inchaço e diminui a inflamação.

Como a maioria dos legumes e vegetais, o repolho dispõe de bastante água em sua composição. Essa característica auxilia na hidratação da pele, que se torna mais viçosa. Já sua propriedade antioxidante previne contra o câncer de pele.

Estimula a coagulação sanguínea

Por conter vitamina K, o repolho auxilia na boa coagulação do sangue. Isso porque esse é um nutriente lipossolúvel, que faz com que o sangue não fique tão líquido. As vantagens dessa atuação são muitas.

Uma delas é que, caso o corpo comece a sangrar por meio de alguma ferida, esse sangue é estancado de maneira rápida e natural. De acordo com a nutricionista Danielle, vegetais e legumes verde-escuros contêm uma grande quantidade de vitamina K. “O repolho e o brócolis são alguns deles”.

A vitamina K também auxilia no fortalecimento e aumento de proteínas que estão presentes no sangue e evita doenças, como a trombose.

Previne a anemia

A anemia acontece quando há redução de glóbulos vermelhos no sangue, que são células responsáveis pela transferência de oxigênio para todos os órgãos do corpo. Uma das causas da anemia é a deficiência de ferro no sangue.

Assim, como o repolho é um legumes que contém ferro em sua composição, ele auxilia na prevenção da anemia. “Para pessoas que já têm a doença, o repolho também é uma boa indicação, já que o ferro ajuda a curar a anemia”, explica a nutricionista Danielle.

Outros alimentos que contém uma grande quantidade de ferro e podem ajudar a prevenir e tratar a anemia são: quinoa, feijão, fígado, soja, grão de bico e frutos do mar.

Emagrece

Por conter uma grande quantidade de nutrientes, vitaminas e fibras, o repolho é um alimento que auxilia no bom funcionamento do intestino.

De acordo com Barioni, além de regular o trânsito intestinal, ele também auxilia no emagrecimento. “O repolho é um alimento de baixíssima caloria e muita fibra, assim ajuda na saciedade”, explica.

Além disso, o repolho tem um alto teor de carnitina, que é um aminoácido capaz de transformar gordura em energia, combatendo o excesso de peso.

Ainda segundo a nutricionista, não há contraindicações em relação a esse legume. Porem, ele é um alimento flatulento. “Se a pessoa estiver com algum desconforto intestinal, é interessante evitar”. ressaltou.

Tipos de repolho

São quatro os tipos de repolho mais consumidos e conhecidos: o roxo, o chinês, o crespo e o branco.

O primeiro tem essa coloração por conta de um elemento chamado de antocianinas, nutriente que fortalece a imunidade e o sistema cardiovascular. Seus níveis de vitamina C e cálcio são bem elevados.

O repolho chinês tem ainda mais cálcio do que os outros, chegando a 105 mg em cada 100 gramas do alimento. Esse componente é muito importante para a saúde óssea, podendo evitar quebras e, inclusive, a osteoporose. Uma das razões pelas quais esse legume é muito indicado para o público da terceira idade.

A versão crespa possui grande quantidade de ácido fólico, componente imprescindível para as gestantes, pois ajuda na formação do tubo neural dos fetos.

Por fim, o repolho branco é o que apresenta maior quantidade de potássio e é o mais comum nas mesas brasileiras.

Receitas

O repolho pode ser consumido cru, compondo saladas e sucos, mas também é muito apreciado na versão refogada, em cozidos e sopas.

Salada de repolho

Esse tipo de salada é muito usado para acompanhar churrascos (Foto: depositphotos)

Coleslaw: salada de repolho americana

Ingredientes

  • 8 xícaras de repolho lavado e picado
  • 1 cenoura ralada
  • 1/2 xícara de maionese
  • 2 colheres (de sopa) de limão
  • 1 colher (de sopa) de vinagre
  • Sal, pimenta-do-reino e cebola picada a gosto.

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes em uma tigela, misture bem e tempere a gosto.

Salada quente de repolho

Ingredientes

  • 2 cenouras picadinhas
  • 1 pimentão fatiado (da cor de preferência)
  • 1/2 repolho picado
  • 1/2 cebola fatiada
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1/4 xícara de água
  • Sal e cominho a gosto.

Modo de preparo

Refogue a cebola no azeite, acrescente os outro ingredientes, coloque a água, cozinhe por dez minutos. Você pode finalizar com salsinha por cima da salada e está pronto.

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista Danielle Barioni (CRN8 7998).

Referências

» MORAES, Fernanda P. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde, Universidade Federal de Goiás, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/REF/article/view/2082 . Acesso em: 26 de setembro de 2019.

» Embrapa. Alimentos funcionais, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26978283_Alimentos_funcionais#page=39 . Acesso em: 26 de setembro de 2019.

» FRANÇA, Inácia Sátiro Xavier de. Medicina popular: benefícios e malefícios das plantas medicinais, Revista Brasileira de Enfermagem, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n2/a09v61n2 . Acesso em: 26 de setembro de 2019.

» ROCHA, Danielly Santos; REED, Elaine. Pigmentos naturais em alimentos e sua importância para a saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2014. Disponível em: http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/viewFile/3366/1953 . Acesso em: 26 de setembro de 2019.

» MCDONOUGH, Alicia A. Cardiovascular benefits associated with higher dietary K+ vs. lower dietary Na+: evidence from population and mechanistic studies, American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism, 2017. Disponível em: https://www.physiology.org/doi/full/10.1152/ajpendo.00453.2016 . Acesso em: 26 de setembro de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.