8 benefícios da ameixa seca

A ameixa seca é uma ótima opção natural para quem busca melhorar a flora intestinal, controlar os níveis de açúcar no corpo e perder peso.

A ameixa seca é a versão desidratada da Prunus domestica, nome científico da conhecida ameixa comum. Ela possui sabor acentuado e os mesmos nutrientes que a fruta in natura. A diferença é que a ameixa seca passa por um processo de retirada do líquido.

Ela geralmente é consumida no café da manhã ou no lanche da tarde, refeições onde pode ser associada a iogurtes e geleias naturais.

Colher com ameixas secas
A ameixa seca é a versão desidratada da ameixa comum (Foto: depositphotos)

Os 8 principais benefícios da ameixa seca

A ameixa seca possui várias vitaminas e nutrientes importantes para a saúde. Entre os mais conhecidos estão a vitamina A, vitamina B, magnésio, fósforo, vitamina K, carboidratos e fibras. (1)

1- Combate a prisão de ventre e melhora a flora intestinal

Mulher sentada na sanita
(Foto: depositphotos)

A ameixa seca é rica em fibras e isso auxilia para o funcionamento saudável do intestino.

Entre as principais contribuições da fruta podemos destacar o combate à prisão de ventre e a melhora dos movimentos peristálticos,  responsáveis por “empurrar” a comida pelo sistema gastro-intestinal até que ela seja eliminada. (1,2,3)

Além disso, ela possui uma substância chamada sorbitol, que age como um laxante natural e pode ser usada no combate a constipação. Seu consumo aumenta a frequência de idas ao banheiro. (4)

A vitamina A, presente na composição da fruta auxilia na prevenção da anemia e no combate aos diversos tipos de infecção. (5)

2- Ajuda a emagrecer

Mulher feliz na balança
(Foto: depositphotos)

A ameixa seca é rica em fibras, que traz a sensação de saciedade mais rapidamente e melhora o funcionamento do intestino. As fibras dietéticas, como as da ameixa, aumentam consideravelmente a perda de peso. (2)

No entanto, para obter esse benefício é preciso usar a ameixa seca com moderação, pois ela se torna mais calórica após a desidratação.

De acordo com a nutricionista Gilsane Araújo, a quantidade indicada depende muito entre os pacientes. “É preciso levar em conta o plano alimentar de cada pessoa, mas é verdade que ela é mais calórica do que a ameixa natural”, explica.

Em média, três ameixas secas (25g) por dia é a quantidade considerada ideal.

3- Faz bem para os ossos

Polegares para cima
(Foto: depositphotos)

A ameixa seca está relacionada com a melhora da saúde óssea. Na composição da fruta, existem várias substâncias que ajudam a proteger os ossos de diversas doenças.

Entre seus efeitos positivos estão: melhora da densidade, aumento dos níveis de minerais essenciais e diminuição do risco de fraturas. (6)

Ela também está associada à prevenção de doenças relacionadas a força e qualidade dos ossos, como a osteoporose, por exemplo. E principalmente em mulheres após a  menopausa. (7)

4- Ajuda no controle dos níveis de açúcar

Medidor de glicose
(Foto: depositphotos)

Outra ação medicinal é que elas são capazes de ajudar a controlar os níveis de açúcar no organismo. Apesar do sabor doce, elas não causam aumento na glicemia ou insulina. (8)

As ameixas secas fazem bem pois possuem várias propriedades medicinais como as fibras, polifenóis, ácido clorogênico, flavonoides e antocianinas. Todas essas substâncias são capazes de ajudar no tratamento da diabetes, principalmente a do tipo 2. (9)

5- Reduz a pressão alta

Medição da pressão sanguínea
(Foto: depositphotos)

O uso desse alimento é de grande ajuda no tratamento da hipertensão, graças a presença de substâncias antioxidantes e outros nutrientes da fruta. (10)

Além de combater a hipertensão, outro efeitos positivos para o coração já foram comprovados pela ciência. “Extratos de ameixas secas diminuíram consideravelmente a taxa e força de contração do coração [aumentados pela hipertensão]”, explica um estudo que diz que as ameixas melhoram os batimentos cardíacos. (11)

6- É anti-inflamatória e antioxidante

Ameixa seca
(Foto: depositphotos)

Esse alimento também possui alta ação anti-inflamatória e antioxidante natural. O seu consumo está associado ao combate de inflamações comuns do organismo e a prevenção de várias doenças causadas por radicais livres, substâncias malignas que dificultam o ciclo de vida saudável das células. (12)

Os radicais livres são moléculas instáveis que atacam nossas células e aumentam o risco de doenças como câncer, diabetes, hipertensão, Alzheimer, Parkinsonismo, entre outras.

Eles surgem no nosso organismo através da alimentação, estresse, sedentarismo ou exposição a elementos tóxicos, como fumaça, cigarro e álcool. A ação antioxidante os elimina do nosso corpo. (13)

Vale ressaltar ainda que os radicais livres são responsáveis por ocasionar o envelhecimento precoce, danificando a aparência da pele e dos cabelos. Sendo assim, ao consumir ameixas secas, você estará prevenindo os efeitos estéticos da idade, ficando com aspecto jovem por mais tempo.

7- Melhora a memória

Jogo de memória
(Foto: depositphotos)

Ela também ajuda a melhorar a memória, um dos motivos que explica este ser um alimento tão consumido por pessoas na terceira idade.

Esse benefício se deve por causa da imensa gama de nutrientes importantes encontrados na fruta, que também melhoram a função cognitiva do cérebro. (12)

8- Ajuda no tratamento da hepatite C

Fígado nas mãos do nutricionista
(Foto: depositphotos)

Por fim, um dos benefícios mais peculiares da ameixa seca é que ela ajuda no tratamento da hepatite C.

A fruta possui um flavonoide importante que inibe o vírus que provoca a doença, sendo assim um alimento auxiliar durante o tratamento. (14)

A hepatite C é uma infecção que atinge o fígado, principalmente, e causa dores abdominais, febre, náusea, fadiga, olhos amarelados, líquido no abdômens e outros sintomas.

Chá de ameixa seca

A receita do chá é muito simples. Siga os passos abaixo para produzir o melhor chá saudável e natural de ameixa seca.

Receita do chá de ameixa
  1. Em uma panela, aqueça 1 xícara de água filtrada.
  2. Quando atingir a fervura, adicione 3 ameixas secas e deixe por 5 a 7 minutos.
  3. Em seguida, desligue o fogo e tampe por mais 5 minutos.
  4. Por fim, retire as ameixas e beba sem adoçar.

O chá possui os benefícios listados acima, com exceção das fibras. Muitas pessoas costumam comer as ameixas que foram usadas no preparo do chá a fim de obter as fibras.

Como fazer água de ameixa seca

A água de ameixa seca é outra opção saudável e natural de obter os benefícios da fruta. Veja como preparar:

  1. Corte 5 ameixas em pedaços pequenos e coloque em um recipiente de vidro, preferencialmente.
  2. Adicione 1 xícara e ½ de água filtrada.
  3. Cubra e deixe repousar por uma noite inteira.
  4. Pela manhã, retire as ameixas (elas ainda servem para comer ou usar em outras receitas).
  5. Consuma a água.

Essa receita ajuda, principalmente, se você quer regular o intestino.

Cuidados e contraindicações

Durante a produção desse artigo, não foram encontradas contraindicações a respeito do uso da ameixa seca. No entanto, os alimentos naturais, como a ameixa seca, não devem substituir o uso de remédios recomendados por especialistas da área da saúde.

* Esse texto foi feito com a colaboração da nutricionista Gilsane Araújo (CRN: 10119).

Referências

(1) SELF NUTRITION DATA. Plums, dried (prunes), uncooked. Disponível em: https://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/2043/2. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(2) Anderson JW, Baird P, Davis RH Jr, Ferreri S, Knudtson M, Koraym A, Waters V, Williams CL. Health benefits of dietary fiber. Nutr Rev. 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19335713. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(3) Lever E, Cole J, Scott SM, Emery PW, Whelan K. Systematic review: the effect of prunes on gastrointestinal function. Aliment Pharmacol Ther. 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25109788. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(4) Bae SH. Diets for constipation. Pediatr Gastroenterol Hepatol Nutr. 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4291444/. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(5) Wiseman EM, Bar-El Dadon S, Reifen R. The vicious cycle of vitamin a deficiency: A review. Crit Rev Food Sci Nutr. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27128154. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(6) Hooshmand S, Arjmandi BH. Viewpoint: dried plum, an emerging functional food that may effectively improve bone health. Ageing Res Rev. 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19274852. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(7) Arjmandi BH, Johnson SA, Pourafshar S, Navaei N, George KS, Hooshmand S, Chai SC, Akhavan NS. Bone-Protective Effects of Dried Plum in Postmenopausal Women: Efficacy and Possible Mechanisms. Nutrients. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28505102. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(8) Stacewicz-Sapuntzakis M. Dried plums and their products: composition and health effects–an updated review. Crit Rev Food Sci Nutr. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24090144. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(9) Mirmiran P, Bahadoran Z, Azizi F. Functional foods-based diet as a novel dietary approach for management of type 2 diabetes and its complications: A review. World J Diabetes. 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4058731/. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(10) Ahmed T, Sadia H, Batool S, Janjua A, Shuja F. Use of prunes as a control of hypertension. J Ayub Med Coll Abbottabad. 2010. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21409897. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(11) Ahmed T, Shaheen A, Azam F, Safdar W. Prunus domestica alters functions of frog’s heart. Pak J Pharm Sci. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30150176. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(12) Igwe EO, Charlton KE. A Systematic Review on the Health Effects of Plums (Prunus domestica and Prunus salicina). Phytother Res. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26992121. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(13) FERREIRA ALA, MATSUBARA LS. Radicais livres: conceitos, doenças relacionadas, sistema de defesa e estresse oxidativo. Rev. Assoc. Med. Bras.,  São Paulo, 1997  Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42301997000100014. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

(14) Bose M, Kamra M, Mullick R, Bhattacharya S, Das S, Karande AA. Identification of a flavonoid isolated from plum (Prunus domestica) as a potent inhibitor of Hepatitis C virus entry. Sci Rep. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28638096. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

Sobre o autor

Jornalista, tem experiência em emissoras de televisão, jornal impresso e revistas. Trabalha também com produção de conteúdo web para diversos segmentos.