Não sabe comprar pêssego? Vem ver como escolher o melhor fruto

Comprar pêssego, ou melhor, saber escolher pêssego de qualidade vai favorecer não só seu paladar mas também sua saúde corporal e mental

Certamente você já ouviu a expressão: “pele lisinha como um pêssego”. E não é à toa que existe essa comparação. Quando o fruto está no ponto, ele realmente tem a casca firme e uniforme, chegando até mesmo a deslizar entre os nossos dedos.

Essa aí já é a primeira dica para saber quando o pêssego está realmente bom. Ele precisa estar consistente sem está duro demais e sua casca deve manter-se lisa, sem manchas ou erupções.

Outras dicas para escolher pêssego

A cor também é um aspecto importante a ser observadona hora de comprar pêssego. Se ele estiver muito verde significa que o fruto não está maduro o suficiente. Já uma superfície mais rugosa e com muitas pintinhas marrons representa que ele já passou do ponto.

O tamanho não deve influenciar tanto você na hora de comprar pêssego, isso porque nem sempre os maiores frutos são os mais doces. Observe sempre a procedência da fruta, pois em alguns casos ela pode ser menor justamente por ter sido cultivada de maneira mais orgânica e livre de tantos processos em grande escala que utilizam agrotóxicos.

Não sabe comprar pêssego? Vem ver como escolher o melhor fruto

Foto: depositphotos

Benefícios e Propriedades do pêssego

Entre as suas qualidades está a pouca quantidade de calorias que em cada porção de 100 g possui, em média, 39 calorias. Rico em fibras, o pêssego é um poderoso aliado para melhorar o trânsito intestinal.

Por conta das vitaminas A e C presentes, a fruta também dar uma forcinha para manter a beleza e a saúde da pele e dos cabelos, além de reforçar o sistema imunológico. Para as pessoas que sofrem com diabetes, esse alimento também tem compostos ativos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Ele também é fonte de antioxidantes, como o ácido clorogênico, que atua como anti-inflamatório e elimina os radicais livres que causam inúmeros estragos ao organismo, entre eles a morte de células que provocam o envelhecimento precoce, entre outros problemas. O selênio, um mineral presente na composição do pêssego, previne o câncer.

Os olhos também são beneficiados pelo consumo dessa saborosa fruta, pois o betacaroteno presente na sua composição, melhora a saúde ocular. Outra recomendação é que se você estiver com dor no estômago ou muito estressado (a), é só comer uma fruta que o alívio é garantido. Com tantos benefícios assim, é importante saber comprar pêssego de qualidade e escolhendo bem o fruto você garante saúde pro seu corpo. Aprenda como fazer uma receita saborosa para aproveitar ao máximo a riqueza dessa fruta!

 Doce de pêssego em calda

Ingredientes

– 1 quilo de pêssegos sem a casca;
– Meio quilo de açúcar;
– Meio litro de água.

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo o açúcar e a água. Dissolva bem e adicione os pêssegos já lavados e sem casca. Deixe ferver por cinco minutos. Em seguida é só esperar esfriar e levar o doce à geladeira.