8 receitas de chás descongestionantes para o nariz

É um engano constante das pessoas pensarem que assoando o catarro, o nariz vai desentupir. Isso porque, por mais que seja atribuído à coriza, não é ela quem atrapalha a respiração.

O grande responsável por isso são pequenos órgãos chamados de cornetos que incham quando aumenta o fluxo de sangue nos vasos, fazendo com que a passagem do ar seja obstruída.

Para aliviar esse sintoma, muitas pessoas recorrem aos descongestionantes. Porém, existem receitas de chá naturais que também podem amenizar o incômodo. Confira algumas receitas.

Chás descongestionantes

8 receitas de chás descongestionantes para o nariz

Foto: depositphotos

1. Chá de Pimenta de Caiena

Coloque uma xícara (de chá) de água para ferver. Quando isso acontecer, coloque ¼ de colher (de chá) de pimenta caiena em pó. Mexa e tome conforme seu nariz ficar entupido. Mas, lembre-se: isso é pimenta e pode arder bastante. Em alguns casos, vale até cheirar pimenta, embora a sensação de queimação incomode muita gente.

2. Chá de Gengibre

Ferva um pedaço da raiz de gengibre em duas xícaras de água por 10 minutos. Depois desse tempo, coe e coloque limão e mel a gosto para ficar mais gostoso. Tome uma xícara a cada três horas.

3. Chá de alho

O alho é um aliado poderoso do nosso sistema imunológico. Ele atua na prevenção de gripes e resfriados e também é capaz de combater a congestão nasal. Para isso, coloque uma xícara de água e dois dentes de alho inteiros. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver. Depois disso, coloque uma colher de açafrão e desligue. Deixe a mistura em uma panela fechada por 10 minutos. Coe e beba.

4. Chá de Limão

O limão é rico em vitamina C. Por isso, ele pode ajudar no descongestionamento nasal. Para isso, coloque o sumo de um limão misturado com água e leve ao fogo. Deixe ferver. Em seguida, desligue e tampe a panela. Tome assim que esfriar.

5. Chá de hortelã

Pegue algumas folhas de hortelã e coloque em 300ml de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Depois disso, desligue o fogo e mantenha a panela por 10 minutos. Por fim, coe e tome à vontade ainda quente, para que o efeito seja mais rápido. Veja mais benefícios do chá de hortelã.

6. Chá por inalação

Junte em uma panela dois litros de água com um punhado de sálvia, outro de hortelã e um de eucalipto. Além disso, use meia colher (de café) de sal. Misture tudo e coloque para ferver. Quando levantar fervura, retire essa panela do fogo e faça uma inalação do vapor desse chá.

7. Chá de tomate

O tomate é um fruto rico em vitamina C, primordial para evitar gripes, resfriados e reforçar o sistema imunológico. Prepare uma xícara do suco de tomate, uma colher de alho, uma de limão e uma pitada de sal de aipo. Ferva tudo e beba duas vezes ao dia.

8. Chá de feno-grego

Conhecido por ser um anti-inflamatório natural, você pode preparar o chá com 10 gramas das sementes do feno-grego em 300ml de água. Coloque para ferver, coe e tome.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.