10 benefícios do vinagre de maçã

Entre os principais benefícios estão o emagrecimento, proteção do fígado e melhora na digestão

Você já ouviu falar sobre os benefícios do vinagre de maçã? Este é um alimento rico em nutrientes, um ótimo tempero para carnes e saladas e traz inúmeras vantagens para a saúde. Neste artigo você vai conhecer os 10 principais benefícios do vinagre de maçã e descobrir várias curiosidades sobre o preparo e usos dele nas receitas.

Em primeiro lugar, o vinagre de maçã é um alimento que pode fazer parte da alimentação diária, desde que não seja consumido em excesso. Ele ajuda a emagrecer, tem ação antioxidante impressionante, protege o fígado e previne um monte de doenças. E isso é só uma prévia dos inúmeros benefícios desse vinagre.

Confira aqui os benefícios e vantagens de consumir o vinagre de maçã. Mais abaixo você também aprenderá o que é, de fato, esse alimento e como prepará-lo em casa.

Para que serve o vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é rico em propriedades medicinais que ajudam a combater males e prevenir doenças. Confira os 10 principais benefícios do vinagre de maçã:

  1. Ajuda a emagrecer
  2. Protege o fígado
  3. Melhora a digestão
  4. Previne a diabetes
  5. Deixa os cabelos mais fortes
  6. Combate espinhas e acne
  7. Ajuda a definir os músculos
  8. Lubrifica as articulações
  9. Previne o câncer
  10. Deixa a pele mais bonita

Só por essa lista dá para perceber que vale muito a pena adicionar o vinagre de maçã na dieta. É importante ressaltar também que o sabor desse vinagre é uma delícia para receitas de carnes e como tempero de saladas.

Quais os benefícios do vinagre de maçã

Primeiramente, te mostramos os benefícios do vinagre de maçã para a boa saúde. Agora está na hora de explicarmos como esse alimento traz vantagens para o corpo humano. Confira abaixo os detalhes de cada benefício listado.

Ajuda a emagrecer

O vinagre de maçã ajuda a acelerar o processo de emagrecimento. Isso acontece devido ao ácido acético presente na sua composição. O ácido acético inibe a ação de enzimas que digerem os carboidratos, como os que estão presentes em frutas e no leite.

Dessa forma, é como se o vinagre de maçã bloqueasse a absorção de amidos e açúcares da alimentação. Assim, os carboidratos passam direto na digestão e são eliminados nas fezes.

Quando esses carboidratos não são bloqueados, eles são absorvidos e guardados pelo corpo para serem usados como energia no futuro. Isso aumenta o nível de gordura e, claro, o aumento do peso.

Veja tambémEmagrecimento: faça o poderoso vinagre de maçã em casa

Veja mais informações no tópico abaixo “Vinagre de maçã emagrece?”.

Protege o fígado

Além do ácido acético, o vinagre de maçã também tem ácidos málicos, lático e cítrico na sua composição. Essas propriedades são fundamentais para o bom funcionamento do corpo mas, em especial, fazem bem ao fígado.

Os ácidos citados ajudam no processamento das toxinas, o que diminui o trabalho do fígado e o torna mais eficaz. A eliminação das toxinas também aumenta, deixando o corpo mais limpo e saudável.

Melhora a digestão

O vinagre de maçã é um alimento fermentado e rico em enzimas que estimulam a digestão. Dessa forma, o alimento fica menos tempo no estômago e é melhor aproveitado. Além disso, esse fator ajuda a combater a azia e o refluxo.

Previne a diabetes

O vinagre de maçã reduz os níveis de glicose e picos de insulina após refeições ricas em carboidratos. É isso mesmo que você leu! É como se esse alimento funcionasse como uma versão mais leve da insulina farmacêutica.

Dessa maneira, o consumo do vinagre de maçã é eficaz para diminuir o risco de resistência à insulina. Assim, é prevenida a diabetes tipo 2.

Deixa os cabelos mais fortes

O vinagre de maçã potencializa o tratamento de cabelos quebradiços, o frizz e opacidade do cabelo. Ele, por si só, não consegue beneficiar os fios, mas quando usado junto com cremes e produtos específicos para esse problema, faz o efeito mais que dobrar.

Isso acontece porque cabelos danificados ficam com o pH alcalino e os danos podem impedir a penetração dos cremes e produtos de restauração e força. O vinagre de maçã, então, ajuda a selar os fios com os produtos, potencializando e acelerando o tratamento.

Dessa forma, a acidez do vinagre vai fechar as cutículas dos fios, dar mais brilho e regular a oleosidade em excesso. 

Veja mais detalhes sobre os usos do vinagre de maçã no cabelo no tópico abaixo “Como usar esse produto no cabelo”.

Combate espinhas e acne

O ácido acético do vinagre é uma substância antibacteriana que possui efeito antisséptico. Em contato com a pele, o vinagre de maçã previne o surgimento de espinhas causadas por sujeira nos poros e elimina as bactérias que provocam a acne.

Além desse serviço, o vinagre de maçã ainda regula o pH da pele e restabelece a síntese de proteínas e ácidos graxos. Isso ajuda no controle da oleosidade.

Se quiser mais detalhes sobre o uso do vinagre de maçã na pele, temos um tópico abaixo só falando sobre isso. É só rolar o artigo até o tópico “Como usar na pele”.

Ajuda a definir os músculos

Parece mentira, não é? Mas a verdade é que o consumo regular do vinagre de maçã ajuda a estimular e definir os músculos. Dessa forma, pode ser um grande aliado dos marombeiros de plantão!

De início, é importante explicar que essa contribuição é indireta. Ela acontece porque o ácido acético do vinagre contribui para converter a glicose em glicogênio, substância que é armazenada nos músculos e fígado para ser usada como energia.

A vantagem disso é que transformando a glicose em glicogênio, ela queima mais rapidamente e não vira gordura. Além disso, os músculos ficam mais eficientes, o que ajuda a malhar e a se recuperar de atividades físicas.

Lubrifica as articulações

Graças também ao ácido acético, o vinagre de maçã age no corpo eliminando cristais de minerais que ficam nas articulações. Essa ação é chamada de ‘ação quelante’. Dessa forma, o alimento limpa as articulações e age como “lubrificante” natural.

É ótimo para quem tem problemas ou sente dor constantemente em locais como joelhos, cotovelos, pulsos e ombros. Mas vale lembrar que é necessário consultar um médico se as dores nesses locais forem intensas.

Previne o câncer

Esse benefício ainda está sendo estudado, mas pesquisas apontam resultados do uso do vinagre de maçã na prevenção do câncer. Isso porque a concentração de ácidos desse alimento é capaz de eliminar e retardar o desenvolvimento de células cancerosas.

Veja também: Retarde o envelhecimento com o vinagre de maçã

Mas é importante não usar o vinagre de maçã com esse propósito, pois ainda não há nada oficial sobre essa capacidade. E vale lembrar que o excesso do consumo desse alimento pode acabar fazendo muito mal.

Deixa a pele mais bonita

O vinagre de maçã diluído com água serve como um tônico para a pele, que ajuda a reduzir a oleosidade, manter a saúde e a qualidade da pele. Além de eliminar espinhas e acne, como já citamos.

Em um recipiente, coloque 1 e ½ de água e 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã. Com um algodão, passe a mistura no rosto limpo duas a três vezes na semana.

O que é vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é um produto feito com maçã, açúcar e fermento. Parece com o vinagre comum, contudo é mais saudável e muitos consideram mais saboroso. É um ótimo tempero para saladas, vinagretes, marinadas e conservante.

Frasco de vinagre de maçãs junto a algumas maçãs

O vinagre de maçã é feito através da fermentação do suco da fruta (Foto: depositphotos)

É produzido através do processo de espremer maçãs e fermentar o seu suco. É um processo que primeiro produz álcool através das leveduras que transformam o açúcar da maçã. Em seguida, esse álcool é transformado em ácido acético pelas bactérias chamadas de “acetobacter”.

Na verdade, vinagre pode ser feito a partir de qualquer alimento que contenha açúcar natural, como maçãs, uvas, morangos, framboesa, mel, milho e etc.

A concentração do vinagre de maçã é de 5% de ácido acético e 95% água. A composição possui também minerais, vitaminas e fitoquímicos, como os polifenóis. Essa união é capaz de produzir um vinagre de sabor único e vários benefícios para o corpo.

Como tomar vinagre de maçã?

O vinagre de maçã deve ser consumido diluído em água. Sempre 1 colher de água pura para 1 colher do condimento. Evite consumir o condimento puro, pode fazer mal.

Entretanto, existe uma receita muito boa para consumir o vinagre de maçã da maneira certa: Misturá-lo com água e mel. Veja a receita no tópico abaixo “Vinagre de maçã com mel: Veja a receita”

É indicado ingerir 2 colheres de vinagre de maçã ao dia (seja com água ou com água e mel). Os melhores horários são depois do café da manhã e no fim da tarde.

Você também pode consumir o vinagre de maçã colocando-o como tempero de saladas. É muito saboroso e saudável.

Outra alternativa é adicionar 1 colher (de chá) do vinagre de maçã no suco. A quantidade não vai alterar o sabor, mais vai adicionar os benefícios desse condimento na bebida.

Como fazer esse condimento em casa?

A receita de vinagre de maçã caseiro é bem simples na verdade, mas bem demorada. Uma das vantagens desse alimento feito em casa é porque ele é 100% natural, o que vai te dar a segurança de estar consumindo um vinagre de alta qualidade que você mesmo produziu.

Veja como produzir vinagre de maçã caseiro:

  1. Lave e corte em pedaços médios 1 quilo e meio de maçãs vermelhas. Não precisa descascar, mas tire as sementes. Opte pelas maçãs sem manchas e brilhosas. Coloque em um pote de vidro bem limpo.
  2. Em outro recipiente adicione 1 copo de água filtrada e 1 colher de açúcar e mexa até dissolver. Cubra as maçãs com a mistura. Se precisar de mais água, faça mais uma mistura de 1 copo de água filtrada para 1 colher de açúcar.
  3. Cubra o recipiente com um pedaço de gaze, filtro de café ou pano fino e limpo para que moscas e formigas não interfiram na receita. Se possível use uma liga ou cordinha para amarrar as arestas do pano para que ele não solte.
  4. Deixe fermentando por 1 mês. Mas sempre dê uma olhada e mexidinhas na mistura a cada 2 ou 3 dias. Um pouco de espuma na superfície da mistura é um bom sinal. Já se aparecerem fungos, sua receita está perdida e vai ter que começar tudo de novo, dessa vez com mais cuidado na higiene e assepsia.
  5. Depois desse tempo, coe e separe apenas o líquido. Pode jogar os pedaços de maçã fora. Volte o líquido para o pote, tampe da mesma maneira com um pano e deixe fermentando por mais 3 semanas. Agite o frasco a cada 2 dias.
  6. Pronto! Vinagre caseiro e natural prontinho! Você deve armazenar em uma garrafa ou recipiente de vidro bem fechado.

Veja tambémDescubra os benefícios de mergulhar os seus pés em vinagre de maçã

Como armazenar

O vinagre de maçã caseiro deve ser armazenado em um recipiente ou garrafa de vidro. Um recipiente de plástico pode reagir com o ácido do vinagre e estragá-lo.

Em temperatura ambiente, o vinagre vai continuar fermentando e se tornando cada vez mais ácido e mais potente. Se você quer evitar isso, guarde o líquido na geladeira. Isso desacelera o processo de fermentação. Além de consumir em sua própria casa, você pode dar de presente ou mesmo vender o vinagre de maçã natural.

Vinagre de maçã com mel: Veja a receita

O uso do vinagre de maçã com mel é um excelente remédio caseiro para diminuir a taxa de triglicerídeos, melhorar as funções do corpo e emagrecer mais rápido.

Receita: Em uma jarra de vidro, misture 250 ml de vinagre de maçã (isso equivale a 1 xícara e um pouquinho), 1 litro e 250 ml de água e 3 colheres de mel. Misture bem, tampe e leve a geladeira. Deixe por 3 dias. Em seguida tome 2 colheres (de sopa) da receita pela manhã e 2 colheres ao fim da tarde.

Vinagre de maçã com mel

A mistura do vinagre de maçã com mel e água pode ser consumida duas vezes ao dia (Foto: depositphotos)

Em poucos dias você vai começar a perceber o metabolismo mais acelerado, com mais energia para gastar. Isso ajuda a reduzir peso mais depressa. O vinagre de maçã com mel também ajuda a melhorar a digestão, higienizar o organismo, melhorar a qualidade da pele e das articulações.

Vinagre de maçã emagrece?

Sim! O vinagre de maçã é ótimo para a perda de peso, pois controla os picos de insulina e o nível de glicose do corpo. Dessa forma, os carboidratos ingeridos na alimentação não são absorvidos completamente, o que diminui (bastante) o acúmulo de gordura.

O vinagre de maçã substitui a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas para diminuir a glicose causada pelos carboidratos. Quando o pâncreas libera insulina, vem a sensação de fome. Já que o vinagre de maçã substitui isso, a saciedade dura muito mais.

Além disso tudo, o ácido acético presente nesse alimento age como bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar no corpo. Dessa forma, os carboidratos passam direto e são eliminados na fezes. Isso diminui a transformação deles em gordura acumulada.

Pois é, é como se o vinagre transformasse os carboidratos em fibras insolúveis (aquelas que não são digeridas pelo estômago). O que é ótimo, pois diminui muito a absorção das fontes de peso.

Como usar esse produto no cabelo

Como já falamos lá em cima, na parte dos benefícios, o vinagre de maçã faz bem para os cabelos. Ele é uma opção natural e caseira para combater problemas como fios quebradiços, porosos, caspa e a oleosidade capilar.

Contudo, vale lembrar que o vinagre não traz benefício por si só. Ele só vai ajudar a selar o cabelo com os produtos específicos para os problemas citados. Calma, vou explicar melhor!

Quando o cabelo está caindo, muito oleoso ou danificado (por químicas ou descuido, por exemplo), o pH dos fios muda para o pH alcalino. Isso é horrível, pois fica muito difícil dos produtos para cabelo funcionarem e resolverem o problema.

É aí que o vinagre de maçã entra na história! Por ser um produto de teor ácido, o vinagre vai selar o cabelo com o produto, o que vai melhorar a penetração dos ativos capilares, combater os danos e ainda controlar a oleosidade.

Veja também: Pele e cabelos danificados? Use já o incrível vinagre de maçã

Como aplicar o vinagre de maçã nos fios?

Use sempre a medida de 2 copos de água para 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã. Misture bem e lave os cabelos, inclusive a raiz. Não se preocupe, não vai arder pois o vinagre de maçã diluído é menos ácido que ele em sua forma natural.

Com os cabelos ainda úmidos com o vinagre de maçã diluído em água, aplique o produto específico para o seu problema capilar. Deixe agir de 3 a 5 minutos usando touca ou toalha umedecida em água quente. Por fim, enxágue com mais uma mistura de água e vinagre de maçã.

Meu cabelo vai ficar cheirando a vinagre?

Não se preocupe com o cheiro. Se você usou a quantidade certa (2 copos de água para 1 colher de vinagre) o cheiro não vai ficar no cabelo. Também tem o cheiro do produto capilar, que disfarça de vez o cheiro do vinagre de maçã.

Como usar na pele?

Não se pode aplicar nenhum tipo de vinagre diretamente na pele, pois a acidez pode queimar a epiderme. Dilua 1 colher (de sopa) em 1 xícara de água e limpe a pele com um algodão umedecido na mistura. Além de higienizar, vai servir como tônico para a pele.

Melhora a qualidade da pele, elimina o excesso de oleosidade e mata as bactérias presentes na pele. Isso ajuda a se prevenir de espinhas e acne.

Contraindicações

Primeiramente, é bom deixar claro que pessoas que sofrem com úlcera não podem ingerir vinagre de maçã e nenhum outro tipo de vinagre, na verdade. A acidez pode aumentar ainda mais a úlcera e causar dores no estômago.

Quem sofre com problemas gástricos como azia e refluxo devem evitar o consumo também. Só podem consumir de vez em quando. O vinagre de maçã, assim como toda bebida ácida, pode irritar o estômago.

O uso exagerado de vinagre de maçã também pode causar muito mal. O exagero pode causar irritação gástrica e danos irreversíveis no estômago, fígado e duodeno.

Em casos extremos de uso exagerado, o vinagre de maçã (e outros vinagres) pode até mudar o pH do sangue. Isso pode causar acidose metabólica, condição que pode levar a morte. Mas para isso acontecer tem que ser ingerido cerca de 1 litro de vinagre por dia.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é que o consumo de vinagre de maçã pode alterar o uso de remédios como laxantes, insulina e remédios para o coração. Procure um médico para saber se os dois medicamentos podem interagir.

Veja também: Vinagre de maçã como aliado na limpeza doméstica

Posso consumir vinagre de maçã em jejum?

Agora que você já sabe tudo sobre o vinagre de maçã, inclusive benefícios e receitas, está na hora de responder uma dúvida muito recorrente: “Podemos ingerir esse condimento em jejum”. A resposta é não!

O vinagre, seja qual for, é um alimento ácido, que podem causar danos no estômago, principalmente se for consumido puro. Lembre sempre de consumir diluído com água ou suco, ou mesmo de forma natural na salada.

Procure sempre tomar o vinagre após refeições ou, pelo menos, junto a uma fruta que não seja ácida. Assim, você só vai obter benefícios usando esse alimento tão rico e saudável.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.