Tenha uma boa noite de sono, preparando um chá para dormir!

O que está acontecendo? Muitos podem ser os motivos para perdermos o sono: o estresse…


O que está acontecendo?

Muitos podem ser os motivos para perdermos o sono: o estresse do dia a dia faz com que nosso cérebro permaneça conectado aos problemas que não conseguimos resolver durante o dia e, muitas vezes, são problemas familiares e dificuldades financeiras o que nos perturba a ponto de impedir que o sono chegue. Enfim, além dessas, existem causas orgânicas, como efeitos de medicamentos, dor, doenças que afetem a produção de serotonina e outros neurotransmissores responsáveis pelo sono.

Tenha uma boa noite de sono, preparando um chá para dormir!

Quando contar carneirinhos não ajudar mais… | Imagem: Reprodução

A insônia é bastante estudada e figura ainda, como um dos mistérios do funcionamento do cérebro, já que afeta milhares de pessoas, sem causa aparente. Inclusive, há pessoas que procuram trocar suas atividades e, literalmente, “trocam o dia pela noite”! Essas pessoas sofrem de insônia crônica e devem fazer um tratamento específico para seu caso.


Para casos de perda ocasional do sono, especialmente aqueles em que a dificuldade para dormir é causada por problemas emocionais, podem ser utilizados ótimos chás medicinais para acalmar e relaxar, que ajudarão a garantir uma boa noite de sono.

Veja algumas ervas medicinais muito usadas para o preparo de infusões que ajudam a conciliar o sono

Chá

Chás para você dormir como uma pedra | Imagem: Reprodução

  • Prepare um banho relaxante para antes de dormir, utilizando essas sete ervas: CAMOMILA, ROSA, ALFAZEMA, HORTELÃ, ALECRIM,ERVA DOCE E EUCALIPTO.
  • PASSIFLORA: também bastante usada em infusões;
  • CAMOMILA: é um dos mais conhecidos chás calmantes e relaxantes. Deve ser preparada uma infusão em uma xícara de água fervente, pode ser in natura ou em saquinhos. Deixe em infusão até amornar um pouquinho e beba após coar, se for necessário. Preferencialmente antes de deitar.
  • MELISSA: esta também é uma das mais conhecidas ervas calmantes e também pode ser consumida através de infusões.
  • CAPIM-LIMÃO: altamente calmante, além de diminuir a pressão arterial.
  • VALERIANA: conhecido relaxante, também deve ser feito em infusão.
  • Comer banana com mel e aveia antes de dormir libera triptofano, que produz serotonina e melatonina, que são ligadas ao sono.

Reportar erro