Sopa de abóbora para prisão de ventre

Aprenda uma receita deliciosa de sopa de abobora que ajuda a regular o intestino preguiçoso e livre-se da prisão de ventre.


A prisão de ventre é um problema que atinge predominantemente as mulheres – três vezes mais que os homens – e traz muitos desconfortos a quem sofre do problema. A mesma ocorre em decorrência de vários fatores, mas é a alimentação desequilibrada a grande culpada. Os maus hábitos alimentares e a alimentação pobre em fibras e líquidos contribuem para que a atividade intestinal seja mais lenta. Outro problema está no sedentarismo, uma vez que para o bom funcionamento das faculdades do corpo é importante exercitá-lo.

Mente sã, corpo são

Às vezes, nos deparamos com preocupações tão intensas que o nosso corpo reclama. Dá crise de gastrite, dor de barriga, diarreia, falta de apetite e também a constipação. Nosso estado emocional contribui muito para as reações físicas. Isso acontece por haver uma conexão entre o sistema nervoso central e o sistema entérico – que fica no intestino. Dessa forma, as funções digestivas são interferidas pelas nervosas, podendo torná-las mais lentas e, consequentemente, dificultar a eliminação das fezes.

Para evitar ao máximo a ocorrência desse problema causado pelos nervos, procure realizar atividades que podem relaxar a mente e o corpo. A malhação é uma ótima opção para equilibrar as energias e melhorar a prisão de ventre. Outra opção alternativa é a yoga, que ajuda a acalmar os nervos e trabalha os chácaras do corpo humano, resultando em uma mente sã e corpo são.

Sopa de abóbora para prisão de ventre

Foto: Pixabay


Alimentação contra a prisão de ventre

Fibras e líquidos. Esses são os nomes principais na melhora da constipação. Verduras, legumes, frutas e cereais ajudam a melhorar o trânsito intestinal. No cardápio o mamão, a laranja com bagaço e a ameixa são as frutas favoritas. Granola, aveia e linhaça são alguns dos grão indicados para liberar o intestino. É importante que no almoço e jantar se tenha sempre uma porção de legumes e verduras no prato, especialmente à salada crua. Mas também não exagere nas fibras, a quantidade indicada é de 20 a 30 gramas diários. Se não tem costume de comer alimentos fibrosos, adicione-o no cardápio gradualmente, do contrário, seu organismo vai estranhar e poderá provocar gases. Os iogurtes e leites fermentados também ajudam o intestino a sair da preguiça, mas apenas as versões que têm probióticos (leia bem a embalagem). Lembre-se sempre de tomar bastante água, de 2 a 3 litros por dia.

Sopa de abóbora para a prisão de ventre

Laranjinha e nutriente, a abóbora é rica em vitamina A (auxilia na beleza) e ajuda bastante em problemas intestinais, incluindo os gases e a prisão de ventre, devido às suas fibras. Confira a receita da sopa de abóbora que melhora a obstipação a seguir.

Ingredientes:

  • Meio quilo de abóbora
  • Uma cebola picada
  • Um talo de alho francês
  • Dois dentes de alho amassados
  • Uma colher de azeites
  • Dois litros de água
  • Sal e manjericão ao seu gosto

Como preparar?

Coloque o alho, o alho francês, a cebola e o azeite em uma panela para refogarem até dourar. Acrescente a abóbora em pequenos pedaços e a água e deixe cozinhar até ficar macia. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador, adicione sal e manjericão e sirva.


Reportar erro