Remédios caseiros para tratar dor de garganta

A dor de garganta é um sintoma bastante comum e incômodo, podendo ser causada resfriados…


A dor de garganta é um sintoma bastante comum e incômodo, podendo ser causada resfriados ou gripes, faringite, laringite ou algum efeito colateral de problemas nas cordas vocais. Por ser dolorida e incômoda, a preocupação mais imediata de quem sofre com dor de garganta é como aliviar este sintoma rapidamente. Existem alguns truques e remédios caseiros que podem aliviar a garganta, no entanto, eles não influenciam no tratamento da inflamação ou de outra condição que esteja causando esta dor. Caso a situação piore, com a presença de pus, sangue ou dores mais intensas, é necessário consultar um médico para realizar um tratamento com anti-inflamatórios e antibióticos. Confira a seguir alguns remédios caseiros indicados para tratar dores de garganta:

Remédios caseiros para tratar dor de garganta

Foto: Reprodução

Tratamentos caseiros para dor de garganta

Limão, cebola e orégano

Ferva 1 litro de água e adicione 1 cebola média e ½ colher de orégano. Deixe ferver por cerca de 7 minutos e desligue o fogo. Coe a infusão e acrescente o suco de 3 limões.

Faça gargarejos com este chá duas vezes ao dia.

Gengibre

Adicione um pedaço de 1cm de gengibre junto com 1 xícara de água em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Deixe repousar por 10 minutos, com o recipiente tampado, coe e beba em seguida.


Tome este chá três vezes ao dia.

Alho

Deixe 1 dente de alho cru e descascado de molho em 100 ml de água por cerca de 6 horas. Após isso, beba somente a água aromatizada. Comer 1 dente de alho cru também é um bom remédio caseiro para tratar dor de garganta.

Água e sal

Fazer gargarejos com água morna e sal, várias vezes ao dia, pode auxiliar na redução do inchaço na garganta, além de soltar o catarro, o que ajuda a eliminar as bactérias causadoras da irritação. Para aproveitar os benefícios, basta dissolver meia colher de chá de sal em um copo de água. Caso o gosto salgado esteja muito forte, você pode acrescentar um pouco de mel na mistura. Lembre-se de não engolir a mistura.

Frutas cítricas

Os sucos de frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e acerola, também são bons remédios caseiros para dor de garganta. A indicação é tomar o suco de três a quatro vezes ao dia. Além das frutas citadas, a maçã também é um bom remédio, pois ajuda no aquecimento e lubrificação das pregas vocais.

Outros remédios caseiros que tratam a dor de garganta são o própolis, os chás, a canja de galinha, a menta e o suco de toranja.


Reportar erro